7 de jan. de 2011

EXCLAMA E INTERROGA DE 2010.

Caros amigos,

no mês de dezembro temos EXCLAMA E INTERROGA em dose dupla; o do mês e o do ano. Vamos logo a opinião do blog sobre quem Exclamou e quem Interrogou no ano que acabou.



EXCLAMA 2010

CONVERGÊNCIA: O ano de 2010 viu surgir um movimento sério que movimentou o enxadrismo fluminense: a CONVERGÊNCIA. Varios circuitos, premiações boas, pontualidade e tudo que esperamos em termos de organização. Para não me alongar vou colocar abaixo os eventos promovidos pela CONVERGÊNCIA e alguns números de um movimento que ainda não completou seu primeiro aniversário!!

ABERTO DO BRASIL ALFABARRA


IRT ALEX MEMORIAL TROMPOWSKY - MENDES


IRT CXG


IRT ALEX


IRT CABO FRIO


INTERNACIONAL ARARUAMA


IRT JOSÉ CARLOS FERREIRA - CXG


IRT 60 ANOS DA UERJ - UERJ


ANIVERSÁRIO AABB-RIO


21 AABB-RIO


UERJ


GUADALUPE


HEBRAICA NITERÓI


SAGRADA FAMÍLIA - SANTA CRUZ DA SERRA


CLUBE DE XADREZ DE CAMPOS - CAMPOS


ROQUE OURO CXG


ROQUE OURO CXG


TROVÃO OURO ALEX


BLITZ OURO UERJ


TROVÃO PRATA ALEX


TROVÃO PRATA ALEX.


ROQUE OURO CXG


TROVÃO OURO ALEX


PRAÇA EDMUNDO REGO (TURMA DO GRAJAÚ)


AMADOR ALFABARRA (ALFABARRA)


POMAR DAS LARANJEIRAS (CONVERGÊNCIA)


IRT DESAFIO MASTER (ALEX)


IRT DESAFIO CLÁSSICO (ALEX)


TORNEIO ALTO DA FERRADURA - BÚZIOS (NXN)


NITEROIENSE (NXN)

TORNEIO FINISH 2010 DA AABB-Rio


Inscrições totais: 979.

Jogadores titulados: 23 (1 GM / 7 MI /15 MF).

5 palestras, com 110 presenças.
(4 palestras do C. Toth e R. Cintra e 01 do GM Darcy Lima)

Premiação total R$ 36.150,00

Nada mal para um período inferior a um ano!!






 

INTERROGA 2010
 
POLÍTICA SUJA: Há gente que acredita mesmo que os fins justificam os meios. O ano de 2010 viu todo o tipo de artifícios maledicentes serem utilizados com o intuito único de tentar brecar um movimento legítimo e legitimado pelos enxadristas do Rio. Ligar para jogadores, mandar torpedos pedindo pra boicotarem evento A ou B; marcar torneio na mesma data de outro utilizando como desculpa um aniversário que não seria comemorado naquele mês; passar por cima de diretores de Clube; escrever difamações em site que não lhe pertence.
É meus amigos, ultrapassou a barreira da sensatez. Mas nada vai nos fazer parar! Ou alguém imagina que estes subterfúgios vão ter sucesso a longo prazo??


AMORIM

16 comentários:

David CXP disse...

Prezado Amorim,
Como falei na AG, eu e o CXP não compactuamos com atitudes sujas e covardes, sejam elas colocadas no site da federação ou através de blogs, isso porque acreditamos que os fatos falam por si só e não necessitam de baixarias. O fato é que a presidência da federação foi eleita e isso deve ser respeitado, afinal cada povo tem o governo que merece. Nem por isso devemos nos calar, o que vi na AG foi um circo onde qualquer assunto que não ia ao encontro dos interesses da atual diretoria era imediatamente reprimido com a alegação de que não era assunto da AG ou simplesmente reprimido sem alegação. Só não foi considerado o fato de termos apenas uma vez no ano para discutirmos todos os assuntos. Enfim, são muitos os problemas e a forma de lidar com eles é a mais covarde possível por parte da federação.
O surgimento do movimento convergência trouxe melhorias para o xadrez carioca, não só pelos torneios realizados, como também pelo esforço feito pela federação em diminuir erros grosseiros.
Parabenizo o movimento, mas como foi falado na AG, eu e o presidente do CXP fomos convidados por duas lideranças dos convergentes para uma reunião onde ficou definido um torneio IRT que não foi realizado porque estas mesmas pessoas não registraram o torneio junto a CBX. Digo isso com o objetivo de afirmar que existem pontos muito negativos dentro deste movimento que estão escondidos por trás das cortinas.
Infelizmente não vejo em nenhum blog comentarem sobre as gafes cometidas e, principalmente um pedido formal de desculpas como estamos esperando até o presente momento.
O que tenho visto são blogs e pessoas com interesses pessoais, supervalorizando tudo o que é feito e varrendo pra embaixo do tapete os erros cometidos, afinal filho feio não tem pai né?
Pelo que vi até agora não considero o movimento convergência !!, nem !?, pra mim ainda é ?!.
Um ótimo ano a todos os enxadristas e que no ano de 2011 os dirigentes tenham mais compromisso e respeito com os clubes e atletas.

Unknown disse...

Estou acompnahndo oe xcelente trabalho deste novo grupo no xadrez do rio e não entendi o que o David CXP afirma. Apesar de afirmar o obvio quanto a Federação (alias todo mundo diz o mesmo no Rio de Janeiro) ele queria realizar um IRT pago pela Convergência. Ora pelo que vi só os que estão no grupo realizam os IRT's já que o custo é alto. Eles queriam estar dos dois lados? hummmm
Uma coisa que deve ser considerada: O CXP faz quantos torneios no ano ???? o que merece uma entidade assim? uma tripla interrogação? (???) já que quem fez tanto merece um ?! segundo ele . Porque a FEXERJ tirou deles a final do interior? Que reuniao foi essa com a Convergência que eles fizeram? o que pediram , enfim a FEXERJ e a COnvergência tiraram eventos deles na mesma data. Será que é a FEXERJ e a COnvergência ou o CXP que merecem escrutinio?

AI Elcio Mourão disse...

Prezado David,

em adição aos seus comentários no blog do Amorim, devo lembrar-lhe que a oferta de um evento do Circuito IRT Convergência em Petrópolis tinha como contrapartida regulamentar a adesão do CXP ao Movimento Convergência. Como não houve esta adesão por motivos alheios a nossa vontade, não poderíamos realizar o evento, sob pena de ferir nosso próprio regulamento de torneios vigente.

Isto pode ser facilmente comprovado no regulamento do circuito IRT no site do Movimento Convergência. Consulte-o se necessário.

E para mostrar nossa boa vontade em apoiar quaisquer iniciativas no Estado do RJ, mesmo com clubes ainda não convergentes, proponho agendarmos uma etapa do circuito 21 e outra etapa do circuito blitz em algum fim de semana próximo do ano que se inicia, ai em Petrópolis.

Nestes casos o regulamento de ambos os circuitos permite esta parceria mesmo com clubes ainda não pertencentes ao Movimento Convergência. De novo, basta consultar nossos regulamentos e constatar esta sutil diferença.

Reafirmo que estamos à disposição do CXP para desenvolvimento desta idéia a qualquer momento do interesse de vocês. E ate mesmo um evento IRT de nosso circuito em 2011, desde que formalizada a adesão ao nosso movimento pelo CXP.

Receba meu cordial abraço,

AF Elcio Mourao

Marcelo disse...

David
E pq estas duas pessoas nao registraram? Esqueceram? Oas outros esqueceram de PARTICIPAR do IRT de Campos? O que virou 21 e com apenas locais...segundo informacoes eram 6 e ligaram pra mais 4...A resposta nao é dificil,vc já deu...o tapete já ta muito empoeirado...
Quanto ao !,esses mesmo esquecidos nao notam os reles eventos onde surgem os talentos. O Petropolitano Thiago se junta a alguns que comecaram a despontar durante o ano...GianLuca,Eduardo Galvao Marcos Jr,Matheus Leal, Guilherme Espinosa,Rodrigo Mello,Daniel Rangel...

David CXP disse...

Caro Claudionor,
Não o conheço, se possível identifique-se para que eu possa lhe dar o tratamento adequado.
Bom, de acordo com o seu texto fica claro seu desconhecimento sobre o trabalho realizado pelo CXP, que tem o maior projeto de xadrez escolar do estado há uns bons anos, no interclubes fomos campeões na C e vice na B.
É importante também frisar que nós não procuramos a convergência pra pedir nada, foi ela que veio a nós oferecer.
Em relação à final do interior, é necessário esclarecer que o CXP não é dono deste torneio, este é um torneio da Fexerj e a mesma define onde será realizado. Quero aproveitar a oportunidade para elogiar a realização pelo CXTR num espaço estruturado e com uma boa recepção como sempre. Eu estive lá, e vc claudionor? Eu estava no interclubes e popular, vc estava lá? Com isso quero mostrar que não estamos aqui pra guerrear, não estamos dos dois lados, mas não acreditamos que devamos prestigiar a apenas um. O que queremos é seriedade dos dirigentes tanto da Fexerj quanto da Convergência e por isso cansamos de dizer amém.
Respondo gentilmente ao Élcio e ao mesmo tempo a vc. Por não fazermos parte da convergência não temos conhecimento do regulamento deste movimento para torneios, só o que posso garantir,pois estava presente,é que foram feitas algumas propostas para que o CXP aderisse a este movimento e surgiram alguns impecilhos que não permitiram chegarmos a um acordo naquele momento. Mesmo assim saímos daquele local com data marcada para a realização do IRT e me surpreende a alegação do Élcio que estava presente e anotou a data em sua agenda.
Elcio, receba também meu cordial abraço, e saiba que qualquer proposta que tenha como objetivo o xadrez é do nosso interesse, mas tem que ter seriedade.

amasca disse...

Amigos enxadristas de Petropolis, na pessoa do David
(
pois nao posso considera-los de forma diferente, visto comungarmos de um elo fortissimo, o xadrez!)

Pegando gancho na o parte final da ultima mensagem do David, proponho alinharmos o quanto antes um super fim de semana de xadrez em Petropolis, com uma etapa 21 e outra do Blitz, dos recentes circuitos 2011 lancados pela Convergencia.

Para conhecerem em detalhe os regulamentos, bassta visitarem os sites da Convergencia ou do Maiakosky.

Se tiverem mais alguma duvida, facam contato direto comigo pelo email amasca@globo.com

Aguardo retorno!

Grande abraco,
MF alberto mascarenhas

Migueis disse...

quem é Cladionor, Salustiano ? Será que são os mesmos amigos do Adamastor ?
Identifiquem-se, não fiquem atras do pano.
Migueis.

amasca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amasca disse...

Em tempo, a ideia proposta no meu post anterior pode ser realizada em recinto fechado (Torneio Blitz ou 21), desde que com boa divulgação local para coleta de donativos.
A vantagem é de ser bem mais rápida de realizar que em local público pelas condições atuais, bastanto as estradas de acesso voltarem ao normal.

Abs.
MF Alberto Mascarenhas

David CXP disse...

Boa tarde a todos!
Como são muitos comentários a responder, dedicarei um parágrafo a cada um.
MF alberto mascarenhas, ainda teremos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente, mas surgiram algumas dúvidas que talvez vc possa me responder: Como funciona a estrutura hierárquica do movimento convergência? Qual é a certeza que tenho da realização do blitz e do 21 se foi tratado um IRT e não foi cumprido? Muito é falado sobre união dos enxadristas, mas porque a "convergência" condiciona a realização de torneios a adesão ao movimento?
Migueis, penso da mesma forma que você. Talvez por causas destas atitudes tão mesquinhas que enfrentamos tantas barreiras para o crescimento do xadrez.
MF alberto mascarenhas, foi muito boa a sua avaliação da situação da cidades da região serrana e nobre a idéia de torneios com objetivo social. É importante termos a visão de que é um problema de todos e que torneios realizados em outras cidades, em outras épocas do ano e em situações mais favoráveis são sempre bem vindos.

amasca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amasca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Migueis disse...

Tempos atrás, quando tal tragedia aconteceu em SC, nossa amiga Regina Ribeiro, solicitou apoio. Repassei a informação aos amigos. Eu mesmo, fiz uma doação, enviada ao CB de NI.
Agora, tão proximo de nós, não podemos nos furtar ao compromisso de ajudar. Estarei, neste domingo fazendo uma doação ao SESC NI, que deverá encaminhar.
Migueis.

Marco Coutinho disse...

Prezado David,

Infelizmente, temos que conhecer os regulamentos. Existem determinados assuntos que só podem ser discutidos se fizerem parte da pauta definida no Edital de Convocação. Se existirem temas que alguns clubes queiram colocar em pauta, estes clubes, cujo número mínimo está defindo em regulamento específico, devem solicitar convocação de AGE para este fim.
E, finalizando, não se preocupe com os Salustianos e Claudionores que sempre rondam por aí, pois todos sabem do louvável trabalho desenvolvido em prol do xadrez por este tradicional clube.

amasca disse...

David,

suas indagações são pertinentes mas o espaço aqui é reduzido para uma resposta adequada.

Reafirmo o propósito do Movimento Convergência em realizar eventos (21 ou Blitz)em apoio frente à tragédia ocorrida e creio que durante este(s) evento(s) poderemos conversar bastante sobre todas as suas indagações.

Basta vocês proporem melhores datas e local, fechamos calendário e faremos acontecer. Juntos.

Sei das condições difíceis do momento, mas contem conosco nesse movimento solidário (os eventos propostos com arrecadaçãod e donativos) e que visa mostrar algum renascimento ou esperança frente perdas tão grandes. É simbólico, entende?

Talvez esta seja a maior mensagem que esses eventos podem trazer à sua cidade e outras afetadas igualmente.

Fico no aguardo de seu contato.
Meu email é amasca@globo.com

Um abraço,
MF Alberto Mascarenhas

XADREZ CARIOCA disse...

Caros amigos,

este espaço procura ser um púlpito da democracia no xadrez do rio, dando voz a todos. Este é o pensamento que norteia este blog. O debate é sempre proveitoso. Entretanto, em função do aquecimento da temperatura nos comentários, e por entender que todos estamos trabalhando visando o bem comum do nosso esporte, o mediador deste blog, este pequeno blogueiro, decidiu:

1. Encerrar os comentários desta postagem. Não aceitará mais comentários sobre o EXCLAMA e INTERROGA de 2010. Os comentários nas outras postagens serão bem-vindos; como sempre.

2. Os nicks "Claudionor" e "Salustiano" só serão publicados se devidamente identificados.

Abraços a todos.

AMORIM