2 de abr. de 2009

O RETORNO: Blog volta as postagens.

Caros amigos,

por motivos extra-esportivos havia decidido não postar durante um tempo. Foi um hiato já ultrapassado. Peço desculpas àqueles que acessaram este blog em busca de notícias do XADREZ CARIOCA e não encontraram. Volto a rotina.
Vamos aos tópicos desta postagem:

TORNEIOS REALIZADOS

Foram realizados os três primeiros eventos da federação no ano.

Estadual Sub-08, 10, 12, 14, 16, 18 e 20: Pouco mais de cinquenta participantes, em sua maioria da cidade anfitriã, distribuídos pelas sete categorias compareceram ao evento na cidade de Petrópolis.

Estadual Adulto: 20 jogadores se inscreveram para participar do evento, realizado no salão do Tijuca Tênis Clube. O campeão foi Marcelo Einhorn.

Regional de Barra de Mansa: Vinícius Vilela ficou em primeiro lugar entre os 29 inscritos.

O resultados completos destes torneios podem ser vistos no site da FEXERJ.

......................................

Próximos Eventos:

Pingão da AXXM: Neste sábado, 04 de abril, será realizada a quarta etapa do circuito de xadrez relâmpago da AXXM, intitulado Torneio Xeque-Mate. Desta vez não poderei comparecer já que estarei arbitrando um torneio de xadrez escolar. Sorte aos participantes e todos contra o Herlon, tri-campeão de 2009.

Informações no site da AXXM, na lateral deste blog.

Estadual Classe C: Será realizado nos dias 04 e 05 de abril, no Tijuca Tênis Clube. Podem participar enxadristas com rating até 1599.

Informações no site da FEXERJ, na lista de links deste blog.

Torneio Lona Cultural: Como já anunciei aqui será realizado neste mês o Torneio da Lona Cultural de Jacarepágua. O tempo de reflexão será de 21 minutos e terá dois módulos, adulto e estudantil.

Informações no blog xadrez vencedor, podem ver o link aqui ao lado.

..........................................

BLOG MODERADAÇO

Estive ocupado tendo que tentar resolver pendências que estão fora do âmbito desportivo. Lamento que tenha chegado a este ponto, e de pronto, coloco este espaço aberto ao contraditório, réplicas e afins daqueles que se sentiram ofendidos. Para não ferir suscetibilidades e ofender a quem quer que seja, este blog tomou a decisão de não publicar mais comentários com teor de denúncia nem ofensivas, vindos de anônimos ou não. O objetivo do XADREZ CARIOCA é divulgar e debater o xadrez do nosso estado e não provocar a ira de outros. Peço a compreensão com mais essas medidas tomadas, embora reconhecendo com são cerceadoras.

..................................

ALTERNATIVA "INGÊNUA"

Estamos ainda no compasso de espera sobre o que virá acontecer com o xadrez do Rio. O prazo se esgota nesta sexta-feira e dependendo de que rumo irá tomar na próxima semana teremos novidades. Conclamo os jogadores, diretores e todos os interessados em ter um xadrez organizado a lerem este blog na próxima segunda-feira.
Ingenuidade é pensar que se pode parar um movimento apenas com retóricas.

Por enquanto é só.

Abraços,

AMORIM

PS: Estava com saudades da interatividade com o nosso mundo enxadrístico.

7 comentários:

Xadrez Opinião disse...

Xadrez Carioca,
nesse momento, me solidarizo abertamente com o espírito motivador que impulsiona este blog, frente às vicissitudes que teve que enfrentar.

Se debater, é feio, mas faz parte. Todavia, extrapolar o ambiente esportivo em que estamos envolvidos é atitude sem comentário.

A melhor resposta é o retorno ácido, cáustico, inteligente: ingenuidade pensar que com meras palavras se estorvará o movimento real que se avizinha!

Unknown disse...

Oi Amorim,

Está correta a publicação do resultado do campeonato de menores da FEXERJ? dá uma média de menos de 4 jogadores por categoria considerando as categorias e naipe. Deve ter algum erro ou foi este numero mesmo?

Abraços GM Darcy Lima

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Amoringa, Amoringa!

Ingênuidade é em relação à intempestividade da idéia, à impertinência temporal, manjou? Há um movimento firme e contínuo com todos os revéses e percalços inerentes a um grupo constituído de pessoas com pensamentos diferentes mas um fim comum.
Dividir para governar é uma política velha e surrada. Colaborar, inadvertidamente, para isto, sem levar em questão as circunstâncias é ingênuidade, na semântica que quis apontar acima.
A alternativa é uma idéia de conteúdo forte, de acordo com a circunstância, que, no meu entender seria um caso especial, que não é agora.
Quem sabe os que defendem sua idéia apenas não querem confirmar, mesmo de forma inconsciente, seu crônico refratarismo aos momentos de inflexão?

Grande abraço, Amoringa, choppinho amanhã vai bem!

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Maia,

o chopinho está combinado. Não posso garantir, agora, se estarei lá mas comparecendo poderemos, ao final, bater um papo com chopinho gelado!!!
Assim poderemos conversar melhor sobre todas as questões, inclusive as ingênuas.

Abraços,

AMORIM

Marcelo disse...

Prezado GM Darcy
Acho que alguns comentarios tecnicos,mister se fazem necessarios.Me aterei somente a pergunta,ate natural,sobre os eventos por categoria. Acho que posso responder, com um comparativo de vários dos ultimos anos realizados em diversos locais com varios presentes, Vassouras, Volta Redonda,Mendes,Rio (AABB-Tijuca) e Petrópolis em q vários estiveram presentes.
1) É o segundo ano com 8-20 juntos. Ate entao tinhamos 8-14 e 16-20 (ate incluindo o 26 etc) o que fazia com que alguns 14 jogassem o 16. Este modelo se mostrou mais pratico e economico principalmente para pais e treinadores.
2)Os eventos nao sao enviados para a CBX (com exigencia de cadastro) por uma determinacao das ulrimas AGs.Como os Brasileiros (e sul-americanos) sao abertos e seus participantes nao necessitam sequer jogar o Estadual,a justificativa é q oneraria vários para beneficiar uns que irao do mesmo jeito.
3) Os eventos nao sao abertos, exigindo filiacao a um clube.
4) Regularmentarmente,nao sao,realizadas categorias com menos de 4 participantes, sendo aglutinadas.tb nao sao realizados os naipes em separado se nao houver o quoruim de 4 no total absoluto e nem no feminino. Mesmo assim,qdo se aglutina, sao oferecidos premiacoes (trofeus) e titulos em separado.
5) Assim,foram realizadas as categorias 8-10,12,14,16 e 18-20 (esta historicamente sempre foi aglutinada) absolutas. Observo no entanto,que pela 2 vez na historia da FEXERJ,a 2 nos 3 ultimos anos,uma moca vence a categoria absoluta, mais precisamente a 18-20, tambem vencendo o avorito. A primeira foi a petropolitana Grasielle (que ganharia tb o Bras 20 no ano) e este ano sua companheira Vanessa.
Complemento Amorim,que a maioria óbviamente é local. Este ano houve a disputa entre o CXM e o CXP, o segundo abriu mao incialmente (so pra lembrar,eu tenho os dialogos no msn) e posteriormente o CXM declinou. Tenho ceteza q quantitativamente teriamos o equilibrio e o trabalho serrano de aulas em várias escolas publicas e particulares esta dando frutos.Os alunos jogam tb os internos petropolitanos de várias categorias. Foi super-legal.

Anônimo disse...

prezado marcelo, infelizmente cada ano observo o enfraquecimento do estadual de categorias notadamente o sub 18 e 20 e se pra vc ter uma moça campeã absoluta demostra a força de um trabalho sério e competente de petropolis( disso não tenho duvida) me deixa preocupado. eu fui bi-campeão juvenil 1989- 1990 numa epoca que os sub 20 cariocas entravam pra galgar as melhores posições do brasileiro- tivemos uma geração muito forte talvez levemente mais fraca que a geração darcy-hermes amilcar-joão cesar etc..´mas que tinha nomes de peso como flavio marques, flavio e roberto srivastava, wagner peixoto, marco andré, carlos fontes, adilson cabral, fernando paulino entre outros depois veio a geração do diego berardino ( o jogador provavelmente mais talentoso dos ultimos 15 anos), pedro paiva, vilela, paologhiu e arthur santacruz para dar continuidade, bem viramos o seculo e as esperanças estão nos irmãos villalbas, lucas peixoto, josé francisco neto, cassiano e alguns da AABB para não ser injusto e esquecer alguem e todos esses são sub 14, lá em cima são poucos os nomes que poderia citar, matheus(petropolis), daniel e igor(mendes), yunes(cmun) e pedro e joão (nxn) certamente muito pouco para nos alegrarmos. atenciosamente wagner peixoto guimarães

Marcelo disse...

Wagner..Nao diria um enfraquecimento.Como em todo esporte,hà geracoes e talentos.Nao é toda a hora que aparece um Darcy ou um Diego e temos que compreender as entre-safras.Poderia citar nomes,com o risco de esquecer algum,pois da sua em diante acompanhei todas.So observo que
1)As vezes o "destaque" atrapalha.Diego ja nao tinha mais o pq de jogar juvenis,vencia o Absoluto! Da mesma forma,nosso Campeao Brasileiro e mais novo GM,Diamant,por qual razao jogaria hoje o Paulista Sub 20? A sua ausencia significaria enfraquecimento? Que diriamos de um Carlsen por aqui...
2)A Grasi venceu de forma indiscutivel o favorito e classe A,Sobral.A Vanessa,lembro,ano passado segurou o favorito Igor e este ano,venceu tendo a desvantagem do empate.Me referi ao xadrez feminino sob apenas nao se limitar ao próprio naipe. Vimos categorias de brasileiros femininos com 2 participantes. Somente que aqui aglutinamos.Nao se trata de uma crítica.
3) Eu e vc vimos ontem,um C com 66 participantes (se o problema é numero!) e com´pelo menos metade de sub 20s. Alguns nao foram a Petropolis. Se nao fosse la,como disse, muitos nao jogariam.Isto acontece. Destaca-se que o campeão completa 21 este ano e o resto do podium sub 14!
4) Diria que tem crescido o numero de jovens no Estado.Na epoca do Darcy e na minha, so existiam sub 14 e 20. Depois comecaram as subdivisoes. É comum na 18/20 entao temos menos interessados.É a epoca que nao se viaja mais com os pais,as vezes há vestibulares, festas,namoradas,etc