1 de mar. de 2009

CURSO DE ARBITRAGEM NO RIO: Aprovados aprovadíssimos!

A ALEX (Associação Leopoldinense de Xadrez) foi protagonista do Curso de Arbitragem da CBX realizado com o AI Mauro Amaral, nos dias 19 a 22 de fevereiro de 2009.

Os aprovados, com suas respectivas notas, foram os seguintes:

Leonardo Mano 9,0
Rafael Rafic 8,9
AR Paulo Cesar Levy 8,5
Ney Jorge 8,4
Ricardo Vilalba 8,3
Anderson Morgado 7,8
Altino Mayrink 7,4
Celso Renato 7,0

O mais interessante nesta lista é que a grande maioria é formada por enxadristas que adequar-se-ão a nova tarefa que terão. Dos aprovados só não conheço o senhor Altino Mayrink e Ney Jorge (mas acessei seu blog) .

O blog pede licença para discorrer opiniões sobre os outros:

LEONARDO MANO: Enxadrista com E maiúsculo! Sensato, inteligente. Ah, como precisamos de árbitros assim.

RAFAEL RAFIC: (meu entrevistado!) Jovem com ótimas idéias e caráter exemplar. Falto algo a falar: muita vontade de contribuir com o xadrez!

PAULO LEVY: Boníssimo caráter e já com experiência em arbitragem. Conversamos, a poucos
dias, sobre as novas regras.

RICARDO VILALBA: Não o conheço profundamente, o vi algumas vezes em alguns torneios que organizei e ele levou os talentosos filhos. Porém, sei do trabalho que Ricardo faz na ALEX.

ANDERSON MORGADO: De todos o que mais merecia esse título, não só pelo conhecimento mas como pela luta pelo xadrez do Rio.

CELSO RENATO: Dono do melhor blog de xadrez internacional do Brasil! Tive apenas um contato com ele durante o Interclubes de 2008, mas pelo que leio em seu blog e em seus comentários, neste blog e em outros, fica claro que é mais um preocupado com o bom enxadrismo fluminense.

É bem verdade que para fazerem parte do Departamento de Árbitros da FEXERJ terão que fazer a prova do Salamão.
Eu, que me formei tanto pela CBX quanto pela FEXERJ (sou AR da CBX e AE da FEXERJ), dou os parabéns para todos os aprovados, bem como para a ALEX que promoveu o curso e o AI Mauro Amaral que os qualificou.

AMORIM

13 comentários:

Marcelo disse...

Bem,vc e o Levy (que me explicou ontem pq fez o cuirso) que fazem parte do quadro da FEXERJ,sabem que ha uma diferenca conceitual (o nao é um erro) pois o curso foi rápido (15 hs apenas) sem foco na parte pratica (emparceiramento, diagramas,etc). No Brasil muitos AAs CBX nao atuam sozinho. Dos citados,o Anderson já teve a oportunidade de arbitrar regionais, O Braulio (que nao esta na lista) já fez parte do quadro, o Rafic sem duvida parece estar no caminho e o Leo,um exemplo real do que disse acima precisando apenas atuar (e pelo que o conheco, com as caracteristicas necessarias). devemos fazer um curso oficial em Junho. A prova do Salamon não é facil (o que muito nos orgulha) e espero que estes e mais alguns tenham a oportunidade de realiza-la e ingressar no quadro. E aproveitando,ano passado (com a inclusao do Elcio e do Pietro), quase todos os arbitros (não contando o Dr Duarte,com problemas de saude e o Fernando,estudando para concurso publico) atuaram,com algumas exceções, como o autor do blog, que desse jeito, enferruja rsrs.

Celso Renato disse...

Prezado Professor Amorim, em primeiro lugar quero lhe agradecer os elogios que me tem feito, a mim, e ao Blog que mantenho, inclusive divulgando os eventos que com muita dificuldade temos conseguido fazer, pois o nosso objetivo maior é esse mesmo, o de divulgar, ajudar e tentar de todas as maneiras apoiar as iniciativas salutares que venham movimentar o xadrez em nosso estado, independente de posição política ou de ideologias, pois já esta comprovado que essas posições atrapalham muito o desenvolvimento do nosso xadrez.
Quero lhe pedir autorização para fazer uma colocação nesse espaço democrático e bastante acessado, que gentilmente você disponibiliza a nós enxadristas apaixonados pela Arte de Caissa.
O Marcelo Einhorn é uma pessoa do meu relacionamento, e o tenho como amigo independente de qualquer coisa, inclusive sempre nos falamos via MSN, mas às vezes me parece que está sempre se opondo a tudo aquilo que se deseje fazer na tentativa de melhorar e crescer, me parece que esta sempre pronto a questionar e repudiar, tudo aquilo que não provem da FEXERJ, quando ao meu ver, deveria ter postura oposta, ou seja, incentivando e apoiando aquilo que se tenta fazer para melhorar sempre no âmbito enxadristico aqui em nossa cidade.
Quando me propus a fazer o curso de arbitragem e organização, o fiz muito mais com o intuito de adquirir conhecimento, pois ele mesmo já havia me enviado mensagens dizendo que esse curso não teria validade aqui no Rio de Janeiro, acho que na tentativa de me fazer desistir, mas falei-lhe que estava interessado em aprender, só isso.
Gostaria de ter recebido por parte dele um apoio e incentivo, e até mesmo uma explicação, dizendo-me que seria necessário fazer também a prova do Salomão, mas seria interessante também ter o curso dado pelo AI Mauro Amaral e não me dizer que o curso do Mauro Amaral, “NÃO VALIA DE PORRA NENHUMA”.
LAMENTÁVEL UM DIRIGENTE TER ESTA POSTURA TÃO BAIXA, QUE NO MINIMO PODE SER QUALIFICADA COMO FALTA DE ÉTICA COM UM COLEGA E MEMBRO OFICIAL DA CBX E RECONHECIDO PELA FIDE, E NO MAXIMO UM DESPEITO MUITO GRANDE DE VER ALGUEM DA CBX FAZENDO O QUE A FEXERJ NÃO CONSEGUE FAZER AQUI NO RIO DE JANEIRO.
Por favor, Marcelo use de mais coerente em suas colocações ou fique calado! Que deva defender com todas as suas forças a Federação, acho até louvável, pois você foi um dos poucos que não desapareceu em meio aos fatos que se conhece envolvendo a Federação Carioca de Xadrez, mas sem sair do campo racional e da sensatez.
Salomão é meu amigo e se não sabe freqüento regularmente a sua casa, e o admiro muito pelo que já fez e faz pelo xadrez. Terei o imenso prazer em ser sabatinado por ele, pois procurarei estar em condições para que neste dia possa também corresponder e adquirir o direito de poder arbitrar aqui no Rio de Janeiro, enquanto isso continuarei a lutar para ver meus humildes projetos estabelecidos no âmbito enxadristo aqui em nossa Cidade.
Boa tarde a todos e fiquem com Deus!
Celso Renato Rodrigues da Silva

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Marcelo,

muito bom vê-lo postando novamente neste humilde blog. Não estou enferrujado pq arbitrei torneios escolares. Ser árbitro, professor, dirigente e enxadrista não é exatamente a tarefa mais fácil do mundo. Tento. Principalmente, as três primeiras. Ah, quase ia esquecendo: tb sou pai de dois lindos e futuros enxadristas! Não obstante, me coloquei a disposição do conselho de árbitros e da diretoria para arbitrar. Como não me convocaram, de certo não fiz falta. E no Interclubes estávamos muito bem na arbitrgem, né?!
E a caravana vai passando.

Abraços,

AMORIM

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Parabéns a todos os que participaram do Curso de Arbitragem! parabéns especiais para a participação do jovem Rafael Raffic que chegou na ALEX com muita vontade de fazer o curso. Rafael afirmou na ALEX que foi persuadido, no msn, a não fazer o curso!!

Lamentável não acham?

A crise é moral, senhores!

Marcelo disse...

Amorim
Vc nao precisa esperar um convite e o Migueis pode testemunhar (isto), a escolha dos arbitros envolve varios fatores, como local,tipo do evento,etc. Tivemos várias provas em que precisamos de árbitros.
Quanto ao interclubes, vc tambem estava jogando (e seu clube precisava de vc) e nao creio que tambem fizesse a diferenca. A questao neste caso é mais profunda.
Celso,
Vc certamente nao me entendeu,pq em nenhum momento te citei ou fiz qualquer referencia ao meu amigo AI Mauro,cuja qualificacao é inquestionavel. Fofocas se ouvem, inclusive quanto ao curso,que absolutamente nao vem ao caso.Uma das coisas ensinadas nos primeiros 5 minutos de nosso curso chama-se BOM SENSO,o que neste momento vc carece, pela intempestividade. Nao é minha norma que o curso nao seja oficializado pela FEXERJ e isto estava claro em diversos locais,como no blog do Elcio.Nao diminui o seu certificado.E assim é na FPX onde o AR Amorim ou eu por ex nao podemos arbitrar.A colocacao de "tentar me fazer desistir" é sua, jamais te disse isto. qto ao nao consegue fazer, a FEXERJ simplesmente nao tem que fazer um curso PARA O CELSO ou quando O CELSO quer. Mas vc esta convidado psra o proximo curso,ou mesmo fezer um com os demais ANs e tentar fazer a prova do Salamon. No momento,sinto lhe dizer q vc nao passaria (o que nao é um demerito,varios nao passaram) visto que o conteudo de apenas 15 hs (com prova), nao abrangia a parte pratica detalhada.Mas nao tome isto como uma ofensa e sim com humildade, um incentivo caso queira realmente ser um arbitro,que nao se resume a um certificado.

Leo Mano disse...

Amorim, agradeço-lhe imensamente por suas palavras tão generosas!

Creio que o Bráulio Santos (como lembrou o Marcelo) também conseguiu nota de aprovação no curso ministrado pelo AI Mauro Amaral.

Grande abraço,
Leo Mano

MI-AF Eduardo Arruda disse...

Bem primeiramente parabéns aos aprovados.
Bem a FEXERJ e filiada a CBX que é filiada a FIDE, certo?
Nos estatutos da FEXERJ, todos eles ( registrados e de gaveta)falam que a FEXERJ deve respeitar e aceitar as regras da CBX, certo?
Bem se o curso é da CBX , e com ele o cara vira arbitro auxiliar da CBX, podendo inclusive ser auxiliar de torneios da FIDE, como isso não tem validade na FEXERJ?
Bem algumas pessoas deveriam ler os regimentos e o estatuto da FEXERJ.
Bem o Arbitro Auxiliar da CBX ( que resida em nosso estado), apenas ainda não faz parte do quadro de árbitros da FEXERJ, mais já faz parte do quadro de árbitros da CBX e pelos regimentos da FEXERJ no momento que ele virar arbitro nacional da CBX, precisa apenas morar no estado do Rio de Janeiro e pedir ao Conselho de árbitros para ser incluído, não precisando se quer fazer a prova do Salamon.
Alem de que podem atuar em varias provas de nosso estado como nos torneios internos etc.
AN Eduardo Arruda

Xadrez Opinião disse...

XC (=xadrez carioca) generosamente divulga informações e opinião respeitáveis.

Apesar de achar curiosa a regra de apesar de se ter um diploma reconhecido nacionalmente o sujeito ainda ter que fazer a prova local.

Mas isso é verdade ? Em termos!

Veja, o Leo Mano foi aprovado na prova do Salamon e até agora sequer teve o nome constando da lista de rating ao menos como "árbitro diplomado". E olha, pasme-se, que isso já faz alguns anos!!

É uma alma penada nosso amigo Leo!

Conclui-se que não basta ser aprovado na prova do Salamon para poder arbitrar competições no Rio de Janeiro.

Gostaria de deixar registrado que a aprovação do LEO MANO contou com a colaboração do prof. PEDRO PAULO que ministrou há algum tempo um curso na ALEX.

Blanco

XADREZ CARIOCA disse...

Caros amigos,

gostaria de pedir que me confirmassem a aprovação do Bráulio, para que eu possa fazer o registro. Ele só viria a engrandecer a lista dos aprovados.

AMORIM

Xadrez Opinião disse...

Gostaria de fazer um reparo, pois a OPINIÃO que expressei teve uma lacuna:

a qualificação do LEO MANO para ser aprovado na prova do SALAMON teve a colaboração do Prof. PEDRO PAULO, que ministrou, na época, um competente curso na ALEX.

Blanco

Anderson Morgado disse...

Obrigado à todos que nos parabenizaram em especial ao Amorim. Parabéns aos colegas aprovados e tbm aos não aprovados NESTA avaliação. Não desanimem que vcs tbm alcançaram suas metas.
É com orgulho que faço parte do quadro da CBX. Foi uma honra fazer o curso junto com os colegas e ser submetido a uma prova do AI Mauro Amaral. Não houve indicação...
Aguardo a prova do ilustre Salamom.
Se eu conseguir passar, também será uma grande alegria.

Marcelo disse...

Cabem algumas explicacoes:
Maia
Persuadir = Convencer... A unica pessoa da FEXERJ que tem contacto com o Rafic sou eu e deduzo entao que esta fofoca era uma direta. Vários me perguntaram sobre o curso e dei a mesma resposta, inclusive disse ao proprio Mauro que me pediu pra fazer propoganda. O professor é inquestionável, mas fato é que como exposto acima não tem validade pra FEXERJ segundo as regras atuais. Eu no lugar dele realmente nao faria. Acho que vc deve ser menos ácido e mais direto em suas críticas. Essa é sua moralidade? Vimos isto qdo vc foi diretor do TTC....
Arruda.
Se vc reler seu blog,vera uma sugestao que deu para mudar o conceito de arbitro auxiliar que acho muito boa por sinal. Se o Pres do CA, responsavel por isto achar boa,é só aprovar e o problema estaria resolvido. Só lembro que há algumas coisas interessantes: Vc pode arbitrar qq FIDE em SP, mas nao pode arbitrar qualquer prova da FPX se nao pertencer ao quadro dela. Sera q um experiente arbitro da FEXERJ poderia atuar? Vc defende que a CBX tenha 2 criterios para nomeacao de AA? Os nomeados pelas federacoes e os que sao formados em um curso de arbitros sem nem necessariamente pertencerem ao estado. Neste caso,todos os AAs aprovados poderiam ser colocados como RJ mas isto acontece sempre? Reflita...Basta ser um AN e residir no Rio, acho que nao? E interno qualquer um pode arbitrar. Hoje infelizmente parece que basta achar que conhece o SP. Bem,ultimamente vc defende acabar com o quadro mesmo...
Blanco...
Vc tirou uma conclusao sem conhecimento de causa,para variar. Quero ver o dia que publicamente dara o Braço a torcer.Eu tenho um e-mail que segue do Salamon (posso mandar a copia pra provar que foi enviado, a esta altura vao dizer que forjei)
Perguntei:
Pois é...Se o Leo fez sua prova e passou (faltando as 3 provas como
auxiliar), ele nao deveria sair AAd?
O Leonardo fez uma prova teórica excelente é não pude deixar de aprovar (tanto que remeteu a nota na prova da CBX agora),mas foi um desastre nas questões praticas . Por isso não lancei ele como Aad , condicionando aprovar ele somente com uma avaliação positiva nas três provas como auxiliar. Este decisão comuniquei a ele na hora da prova e confirmei com o pessoal da ALEX e vou manter
Abraços,Salamon
E ja que vc citou,ha uma pergunta que nao quer calar: O Pedro Paulo é um AN do quadro da FEXERJ, que ja ministrou vários cursos de árbitros, com alunos como Marco de Castro etc e que creio, pelo regulamento da CBX, poderia,como fez o Arruda,ministrar um curso com validade para a CBX tb.Pq a ALEX nao prestigiar os árbitros como ele?

Rafael Rafic disse...

Meu nome apareceu sem eu sequer saber. Deixa eu apenas esclarecer alguns pontos.

1ª nem tanto ao inferno: o Marcelo me falou que "se fosse eu não iria ao curso", principalmente sendo no carnaval, sendo que compartilhamos o gosto por Escolas de Samba, e explicou as razões dele. Ouvi e ponderei.
Reitero que em momento algum o Marcelo falou mal da competência do AI Mauro Amaral, suas críticas basicamente se resumiram ao que ele já escreveu inúmeras vezes em inúmeros blogs e não preciso repetir aqui.

2ª nem tanto ao céu: sei que não fui o único a receber a mesma mensagem do Marcelo, o que aliado a posição política publica dele acaba dando a impressão de persuasão.