4 de mar. de 2009

SITE DA FEXERJ NO AR: É PROIBIDO PROIBIR!

O site da FEXERJ voltou ao ar nesta quarta-feira. O visual está melhor e parece estar mais completo também. Muitos eventos marcados no calendário que, finalmente, foi mostrado a comunidade. O Presidente, Sr. Ricardo Barata, escreveu o editorial rechaçando todas as acusações feitas pelo TJD.

Vou postar, abaixo, parte do texto que me chamou a atenção, em particular. O texto está em vermelho para facilitar a diferenciação com os comentários que farei em seguida:

"A FEXERJ e seus advogados já tomaram medidas legais contra a onda de injúrias e mentiras das últimas semanas. Coincidência foi o início disso tudo... Justamente no momento em que temos eventos questionáveis no nosso meio... Seria uma estratégia para esconder os absurdos e escandâlos de alguns resultados?

Lamentavelmente voltamos a vivenciar erros e falcatruas que reinavam no passado e que volta a assombrar o xadrez brasileiro...

Não podemos deixar de comentar a perplexidade diante da capacidade de tão poucas pessoas redigirem tantos absurdos... E com a permissividade dos administradores d blogs, tolerando que seu canal de comunicação seja utilizado para tantas baixarias, com anônimos, nomes falsos - para esconder os covardes de sempre -, palavras de baixo nível, fotos obscenas e muito mais... Se a liberdade de expressão fosse utilizada assim, teríamos o caos na educação entre as crianças, jovens e nas relações sociais.

Imaginem uma mãe ou pai de aluno visitando um blog com este tipo de conteúdo e informação! A FEXERJ irá procurar a justiça e todos os meios legais para que o nosso xadrez não seja desmoralizado por pessoas incapazes e despreparadas para administrar qualquer meio de divulgação, mesmo os mais simples como blogs.

Liberdade de expressão não pode ser confundida com anarquia e baixo nível.

É valido transcrever o artigo da Constutuição Federal que segue:

"Art. 5 - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:...

IV - É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato;..."

Para finalizar, respeitar a Constituição Federal, base da nossa lei pátria, parece algo muito difícil no meio enxadrístico ultimamente.

Ricardo Barata - Presidente da FEXERJ"

Os leitores deste blog devem ter notado que em nenhuma linha redigida por mim encontram-se denúncias ou acusações contra a FEXERJ e sua atual Diretoria. Cobro e cobrarei sempre eficiência, organização e zelo pelo nosso esporte. As postagens feitas por fakes sempre tiveram, de minha parte, a total reprovação. Cheguei mesmo a fazer galhofa com a covardia dos autores de textos anônimos. E a prova disso foi que me vi obrigado a contrariar minhas convicções e moderar este blog. Entretanto, escreverei letra a letra para me fazer bem claro:

É PROIBIDO PROIBIR! Frase cunhada no período mais negro da história do nosso país. Acho que não queremos voltar a essa época.

E mais, não estive em nenhuma das reuniões entre clubes para as explicações do TJD. Não conheço os documentos, não os vi. Porém, denúncias devem ser apuradas e a FEXERJ deveria ser a primeira a querer esclarecer os fatos para dar mostras de lisura e transparência.

Ao citar o Artigo 5 da nossa Constituição esqueceu-se de escrever o complemento:

(...)
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
(...)
XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;
(...)

E para finalizar essa lenga-lenga, que nada tem a ver com xadrez, queria entender melhor o seguinte:

" FEXERJ irá procurar a justiça e todos os meios legais para que o nosso xadrez não seja desmoralizado por pessoas incapazes e despreparadas para administrar qualquer meio de divulgação, mesmo os mais simples como blogs."

Como assim? Censurar meu blog? Aqui não, violão!

E antes que me esqueça,

É PROIBIDO PROIBIR!

AMORIM

2 comentários:

mallace disse...

é proibido proibir acho que é de 1968... sei que é musica do caetano e naquela epoca ele estava a frente do movimento tropicalista!
essa musica justamente é uma critica aos nossos queridos a e amados miliateres da ditadura!!!!!

ViniciusRego disse...

Concordo com o Amorim, o blog não faz apologia aos fakes! O blog do Xadrez Carioca, vem até funcionando como um meio de comunicação, que procura a solução destes porblemas, e sabemos que a divulgação das conturbadas denuncias, é feito por e-mails, cabe a fexerj caçar os resposáveis e puní-los, por tais fatos, desejo boa sorte a mesma!