13 de jan. de 2009

PREVISÕES 2009: Comentários e mais previsões!

Amigos enxadristas,

escrevi um post com previsões para o xadrez do nosso estado e alguns amigos embarcaram na brincadeira e fizeram suas considerações. Muitos preferiram comentar por e-mail e não postaram no blog; respeitarei o anonimato destes. Comentarei apenas aqueles que postaram. No final usarei meu "tabuleiro de cristal" para prever o futuro do enxadrismo fluminense nos pontos que antes não foram tocados.

COMENTÁRIOS:

1. O Marcelo foi o primeiro a postar comentários, concordando com algumas previsões, fazendo restrições a outras e acrescentando em mais algumas.

2. Miguéis considerou que algumas previsões são barbadas....rs

3. O Arruda ressaltou a boa campanha do PSXC e previu que eles ficarão com a Taça Eficiência novamente (com o que concordo) e ele levará novamente o Troféu Destaque (o que é bem possível). Disse, também, que a FEXERJ vai melhorar já que piorar será impossível (não duvide).

4. Janderson me perguntou se o enxadrista da AXXM que previ será um dos destaques de 2009 era o Bruno Cava. Resposta afirmativa, Janderson.

5. Wagner teceu comentários sobre a equipe B de Mendes prevendo que o Daniel Rangel será Classe A e Arruda afirmou que o Pietro também. Ou seja, desfalques para Mendes no Interclubes B. Com certeza Élcio e Wagner saberão repor as peças. Pairou, também, uma dúvida sobre quando o Arruda começa a preparar suas equipes, mas talvez seja mais uma questão de semântica do que calendário.

6. Anderson fez agradecimentos pela inclusão do CFXC entre os clubes que considero que terão boa participação em 2009. Não é boa vontade minha, Anderson, é apenas a constatação do que vejo no horizonte do nosso esporte aqui no Rio. Com relação a sua explicação sobre os "ismos", o contraponto galilênico heliocentrismo versus o cristão-medieval geocentrismo, o giro sobre o próprio eixo, o que eu denomino no neologismo "umbigocentrismo", é comum por essas bandas e teremos que conviver com ele por algum tempo, ainda.

Agradeço a participação de todos e incito a comunidade a entrar na brincadeira.

Agora vamos a segunda parte do exercício de futurologia do XADREZ CARIOCA.

MAIS PREVISÕES PARA 2009:

1. BLOGS: Surgirão em 2009 pelo mais meia dúzia de blogs de xadrez. Algumas figuras improváveis se sentirão impelidas a criarem seus próprios canais de comunicação com os enxadristas. ATENÇÃO! Deverá haver fusão entre dois ou mais blogs!!!

2. NOVA LEI DE XADREZ: Uma das mudanças mais interessantes nas regras de xadrez, que entra em vigor em 01 de julho de 2009, diz respeito ao WO: será determinado quando iniciar a rodada, ou seja, não haverá tolerância com atraso. No começo da rodada se o jogador não estiver presente, será decretada a derrota. Meu "tabuleiro de cristal" me mostra que muitos árbitros e organizadores perderão por WO! Ainda é necessário a reunião do conselho de árbitros para nos
adequar as mudanças.

3. NOVOS CLUBES: 2009 será um ano que verá surgir mais alguns clubes de xadrez, em especial na capital. Aguardemos o final do ano para ver quantos serão e quais as motivações do surgimento dessas entidades.

Essas foram as novidades para 2009 que meu "tabuleiro de cristal" me mostrou. Espero que ele erre nas pessimistas e acerte nas otimistas. Embora o contrário possa acontecer.

Feliz 2009, com sinceros votos otimistas!!!

7 comentários:

Marcelo disse...

Amorim
Comentando novamente...
2 - Em relação as novas regras, e considerando o exemplo do celular (como a FEXERJ adapta), acho que todos esquecem do prefacio das regras, que nosso mestre Salamon e por isto Eu,Pedro e Arruda tao bem ressaltamos nos cursos. Nao preciso citar,certo? E repense sobre o Interclubes, isto talvez ajude a mudar a cabeca de alguns jogadores e dirigentes.
3 - Surgiriam na capital? acho que nao, prevejo que aparecam mais alguns no interior do que na capital.
Discordo sobre alguns comentarios. O Cava nao chega a ser surpresa. Quanto ao CFXC ao que parece, falta incrementar a classe A e melhorar ainda mais a base (disputar como fazem CXM e CXP). Nao se trata,ressalto,de torcer pra que isto nao aconteca...

Migueis disse...

Como não tenho bola de cristal, participo da brincadeira do amigo Amorim:
> se o árbitro chegar atarsado, deveria haver uma penalidade para o mesmo. Que tal, uma pena pecuniária, assim, duas vezes o valor de uma inscrição para o estadual individual, uns R$40,00. Seria legal isso. Já que o jogador sera punido, por que se isentar de tal pena o árbitro ?
> também, que se fixasse uma data de publicação da informção sobre torneios, tipo 15 dias antes, e que o responsável pelo evento, caso tal dispositivo não fosse cumprido, teria também, uma pena pecuniária ?
Será que assim melhorariamos os nossos eventos ?
Migueis, um árbitro que começa os eventos no horário.

Marcelo disse...

Migueis
Ocorre que pelo CBJDD vc nao pode aplicar penas pecuniarias a não-profissionais. Senão,manter uma pena pecuniária talvez surtisse mais efeito que a suspensao que hoje ocorre (menos no interclubes, onde vc deve lembrar que foi extinta ja que a culpa era do dirigente ou as vezes capitao da equipe). Seria ótimo que o TJD comecasse a funcionar e poderia suspender atletas e arbitros. So que os membros tb nao sao profissionais e nao remunerados isto demanda despesas e tempo,etc. Quanto aos árbitros,já temos poucos...Volto a repetir,a FIDFE faz a regra em si visando Torneios top.Por ex,daqui a pouco vão proibir lanchar durante as partidas. Só que se forem crianças adolescentes ou veteranos, no calor tropical que temos passado, é perigoso. E vao dizer que um suco de maracujá tem calmante.... A interpretacao das tregras é bom senso.

Marco Coutinho disse...

Amorim,parabéns pelas previsões. Certamente, haverá mais um ou dois clubes na capital, proveniente de cisões. Quanto às regras, creio que, conf. diz o Pablyto, não vão vingar.
Acho curioso o comentário do Marcelo onde diz: "seria ótimo que o TJD começasse a funcionar...". Só uma pergunta que não quer calar: o TJD existe? E quem é oseu Presidente? Quais são os membros?

Migueis disse...

Marcelo, nos termos em que vc fala, concordo plenamente. Mas, vc há de concordar que temos que fazer algo para mudar esse grande vicio brasileiro > chegar a qualquer hora, informar na vespera, etc. Se queremos bons eventos, sejam lá de categoria forem, temos que ser antipaticos algumas vezes e fazer valer o respeitoque se deve ter a aqueles que chegam no horário, que tem compromissos e os cumprem. Por outro lado, sugeri penas pecuniárias porque, lamentavelmente, alguns só aprendem assim.

Paulo Henrique disse...

O Marcelo fala as coisas sempre no plano teórico e sempre desse jeito de bom moço. Não muda mesmo.... Mas quando as coisas degringolam ele nunca assume seus erros e os da iníqua (adequado termo, Miguéis!)federação (leia-se presidente) que tanto defende, beirando as raias do servilismo submisso.

PH

MI-AF Eduardo Arruda disse...

MEMBROS TJD DA FEXERJ

EDUARDO ARRUDA DA GAMA DE AZEVEDO CUNHA Presidente
JORGE LUIZ CABRAL MEDEIROS JR
WAIRY DIAS CARDOSO
GUILHERME CALMBACH
ÉLCIO CONTE LOFREDO MOURAO
JORGE SIDNEY BARBOSA POSSIDENTE
HARRY ANDRIOLO COSTA
NELSON LUIZ DE LIMA JUNIOR
RENATO RAMOS PINHEIRO

taxa de recurso R$ 100,00

O Tribunal funciona e já atuou em dois casos no ano passado, se alguém precisar da prestação jurisdicional do TJD da FEXERJ, basta depositar o valor da taxa na conta da FEXERJ e distribuir a ação para o presidente ou qualquer um de seus membros.
Agora a FEXERJ, até a presente data somente encaminhou ao TJD da FEXERJ o que fora determinado na ultima AG contra o Blanco e a Procuradora não apresentou denuncia .
Terá relatório do TJD na AG e pediremos a autorização para criar um site do TJD para facilitar o acesso aos interessados.