20 de jan. de 2009

COLUNA EXCLAMA E INTERROGA: Novidade no Blog

Caros amigos,

estou estreando uma seção que será mensal e que nomeará o que de melhor (EXCLAMA) e pior (INTERROGA) aconteceu no mês anterior, no nosso estado. O objetivo é fazer uma análise crítica sobre os acontecimentos do enxadrismo fluminense.
O EXCLAMA (!!) citará o esforço e a dedicação de clubes, dirigentes e jogadores para difundir e melhorar cada vez mais a prática do xadrez no Rio.
O INTERROGA (??) apontará os erros para que sirva de reflexão para todos nós, e não só os citados. Sei que muitos se sentirão melindrados, mas acredito que é importante deixar marcada as falhas para que se procure evitar os mesmos erros: "Já que é pra errar, pelo menos que sejam erros novos!" já dizia aquele famoso enxadrista. Obviamente, não sou o dono da verdade e nem sempre as minhas observações coincidirão com de alguns leitores e nessas ocasiões, amigos enxadristas, não se furtem do direito de discordar do blog.

Desejo, sinceramente, que eu tenha muitas EXCLAMAÇÕES e poucas ou nenhuma INTERROGAÇÃO para postar aqui.

No início de fevereiro estarei postando o EXCLAMA e INTERROGA de janeiro e assim será mês a mês.

Para iniciarmos apontarei o EXCLAMA e INTERROGA de 2008.


EXCLAMA 2008 !!

Clube de Xadrez Mendes: No Rio de Janeiro, em minha opinião, ninguém nem nenhuma instituição se destacou tanto quanto o CXM. A segunda estrela no escudo foi o ápice de uma campanha brilhante em 2008, que promete se repetir em 2009. Nossos parabéns ao Élcio, Wagner e todos os atletas de Mendes!!



INTERROGA 2008 ??

Interclubes: Durante o evento foi inacreditável o descaso e desrespeito com os clubes e seus enxadristas. Atrasos injustificáveis, se houvesse um pouquinho de organização e planejamento adequados. Mas as duas interrogações são pela tentativa de se mudar o regulamento no meio da competição; mudança que, felizmente, foi rechaçada por alguns clubes. E o pior é que esse quadro não é nenhuma novidade, se repetindo ano após ano. Será que eu vou ter que repetir essa coluna em 2009??

AMORIM

27 comentários:

Marcelo disse...

Amorim
Mais uma vez o primeiro post!
Nao quero fazer o papel de advogado do diabo, mas o campeao da taca eficiencia e trofeu destaque foi o PSXC. Sobre o Interclubes e comentarei em breve, a tentativa de supressao de uma rodada foi um ato individual...
Ah e 2008 foi sobretudo,o ano dos jovens que exclamaram!

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Amorim,

O segundo post (se é que a ordem tem alguma importância! :) ).
Gostei muito deste tópico, alia bom humor com seriedade nas questões.
Concordo com suas sugestões de ?? e !!. CXM é exemplar e o Interclubes, bem, é só ver os inúmeros posts que coloquei no meu blog antes da sua realização. O desleixo com a única competição por clubes é progressivo, ano a ano.
Mas creio que tem um ?? "hors-concours", o Clóvis Bornay (exemplo clássico de "hours-concours"!) dos ??: a prestação e aprovação das contas da Federação na Assembléia Geral. É um ?? cometido por mais de um "jogador": quem presta contas e quem aprova!!

Grande abraço do Maia.

Migueis disse...

O terceiro post > medalha de bronze ou de chapinha, também pode ser.
Realmente, Amorim, vc é um inovador e critico sorridente, sem hipocrisia.
Como EXCLAMOU !! cito a volta do Tijuca e a eleição de um novo presdiente CBX, vindo de um Estado, que superou até o nosso, visto que a história nos conta que "rapazes de Itaperuna" do antigo CXItap bandearam-se pra lá, por não terem perspectivas no nosso RJ.
Como INTERROGOU ?? cito o machsimo de alguns que votam a favor ou contra propostas de se vitalizar o xadrez feminino e depois "bonbardeiam" os torneios e as conquistas da moças.
Amorim, vc está muito bem nesse seu blog.
Um abraço, Migueis.

Marco Coutinho disse...

Amorim,
Interessante este exclama e interroga. Realmente CXM exclama (e vem exclamando!) através do excelente trabalho desenvolvido pelo Élcio, com colaboração de Wagner e outros... Agora, só uma observação: se o exclama e interroga é mensal, devemos falar (ou escolher) o que ocorreu em dezembro, pois se falarmos sobre o INTERCLUBES, não é mais mensal e sim bimestral. Se analisarmos dezembro, nada interrogou.

XADREZ CARIOCA disse...

Amigos Marcelo e Maia,

em primeiro lugar queria parabenizar o Einhorn pela rapidez com que posta neste blog. Se tal iniciativa fosse vista nos torneios que arbitra teríamos eventos exemplares. Mais uma pro Marcelo: é bem verdade e merecidas as conquistas do Praça Seca e do Arruda, mas o Interclubes é a mais importante (e única) competição entre clubes do Rio, daí a relevância de sua conquista; e o CXM foi bi-campeão.
Maia, concordo com vc com relação a aprovação das contas. A alguns anos estive em uma assembléia e um diretor de clube na época classificou a prestação de contas de obra de ficção. Nada mudou.
Mas se for para termos, no âmbito do enxadrismo fluminense, um ?? "hors-concours", deveríamos fazer justiça a quem ?? lance após lance, não acha?!

AMORIM

CURIOSIDADE:

Enquanto escrevia este comentário entraram os comentários do Migueis e do Marco; portanto, respondo-os abaixo:

Migueis,

agradeço pelos elogios e pela constante participação no "nosso blog"! Concordo que a volta do Tijuca exclamou. Com relação ao Pablyto, eu procuro tratar no blog as questões do Rio, deixando as nacionais para outros bons blogs, como o do Maia, Blanco, Celso, Marco, Elcio, o seu e tantos outros. Mais uma vez obrigado e continue postando.

Marquinhos,

o EXCLAMA E INTERROGA será mensal. Postei o !!/?? de 2008, procurando englobar o ano inteiro. A partir de fevereiro espero estar postando muitas exclamações mês a mês e, se isso for possível, nenhuma interrogação.
Queria que me passasse informações detalhadas sobre o torneio relâmpago que o AXXM organiza mensalmente para postar aqui.

Abraços a todos!

AMORIM

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Amorim,

Sexto comentário! :)

Mas o "hors-concours" que apontei ?? lance após lance (ano após ano) ou não?
"Hors-concours" independe de período de tempo, mensal,etc..
Então acrescente ao seu blog os "Clóvis Bornay" do !! e do ??

Para janeiro voto no meu blog: exclama!!! :)

Grande abraço do seu amigo Maia.

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Maia,

emcamparei sua sugestão (não a do !! de janeiro...rs) do "hours-concours". Estarei refletindo a respeito e já em fevereiro pulbicarei os "Clóvis Bornays" do !! e ??.

Compromisso assumido.
Aceito sugestões .

AMORIM

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Caro Amorim,

oitavo post :)

Ok!

Marcelo disse...

Amorim..queria parabenizar o Einhorn pela rapidez com que posta neste blog. Se tal iniciativa fosse vista nos torneios que arbitra teríamos eventos exemplares.
Não entendi.. Mas um detalhe pra vc...do quadro de arbitros do RJ vc foi um dos que nao atuou em 2008. Estao o Marco e o Migueis de prova..Se ofereça....

NEXAPA disse...

Marcelo,

na última reunião do conselho de árbitros coloquei o meu nome a disposição de quem, de fato, escala. Vc deve lembrar, acho. Não fui convocado para arbitrar, o que não é de se estranhar já que a alguns anos eu fui vetado. Lembra disso também?

AMORIM

Marcelo disse...

Amorim.
Continuei nao entendendo a ironia, Mas esquecamos Essa reuniao foi quando? Estatutariamente (deve ter a copia), quem escala é a diretoria podendo o Presidente do CA vetar.Pode conferir. Ja que se oferece, diga o que deseja e onde esta disponivel pra arbitrar (se ha condicoes). O clube sede geralmente indica ou recomenda (o Migueis por ex pode atestar que prestigiamos arbitros locais no interior) e verificamos tambem a qualificacao do arbitro para o evento (qdo se trata de FIDE),etc. A "intimacao" nao se extende so a vc. Este ano,quase todos os arbitros e muitos novos, atuaram.
Deve ter outra este ano com ass regras de Dresden. Repita a queixa que repito o convite.

Marcelo disse...

Quanto ao !! ?? Exclamam o CXM pelo seu trabalho conjunto sim. E Exclama o Elcio pelo seu blog impar. Esclamam os jovens que ganharam varios podiuns (nao so ouro) durante os Torneios em geral. Exclama o Tijuca pela sua volta, mostrando como se da a volta por cima após o estrago causado pelos ultimos dirigentes. Interrogam certos blogs (não é seu caso), que fazem oposicao suja, pq distorcem fatos e censuram tendenciosamente.

Migueis disse...

Blogs são sites mais modestos. A nossa FEXERJ tem um site. Deveria ter um blog, assim como o seu, Amorim. Dinamico e atualizado. Varios !!!!!! para o seu blog. E, como a atualização não é o forte do site da FEXERJ, vários ????. Mas, quem sabe, possa, aos poucos passar a !? , e um dia, esperamos que não esteja muito longe, seja !!.
conforme digo aos meus alunos, um PC pode ser uma boa ferramente nas mãos adequadas. Dê um martelo para um quimico e levará horas para pregar, adequadamente um prego.
A FEXERJ PECA pelo centralismo. E isso é mais um ???. Caso, aos poucos, se entenda que tomos temos um objetivo comum, TODOS SOMOS PELO AMADO XADREZ [conforme afirma o Maia], e se faça uma conjugação de esforços, então teremos !!! apenas.
Acreditem!
Migueis.

NEXAPA disse...

Caro Marcelo,

o post que origina os comentários se chama "EXCLAMA E INTERROGA: Novidade no blog". Não cabe aqui cansar os leitores deste espaço com antagonismos desnecessários. Faço uma última observação e recolho-me. Vc, claro, pode continuar insistindo no assunto. Não há censura no XADREZ CARIOCA.
Nem retaliações. Nem vetos.

AMORIM

Marcelo disse...

Amorim.
Nao fui eu quem comecou com antagonismos gratuitos. Se percebeu,no post a parte (o 13!), comentei os !!! e ???. Apenas, talvez nao seja o que vc e muitos gostariam de ouvir. Quanto ao seu blog escrevi claramente (não é o seu caso)...Paro por aqui tb.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Amorim,

16º post :) (poxa, que droga, era para ser o 15º mas o sistema ontem não permitiu :) )

Já tenho o ??? Clóvis Bornay (hors-concours)! É hors-concours mesmo!!!

Grande e bem humorado abraço!

Maia.

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Maia,

pode me passar a sugestão. Se preferir manter o "suspense" pode mandar e-mail: xadrezcarioca@gmail.com

Os leitores podem fazer suas sugestões de !! e ?? hors-concours.

AMORIM

Marcelo disse...

So acho o termo "Clovis Bornay" de gosto duvidoso, ja que pode sugerir outras interpretacoes. Acho melhor o termo "hors-councours" mesmo.

Migueis disse...

Ora, se até ALEXANDRE O GRANDE foi, porque essa insinuação ao falecido e "hors concours" Bornay ?
Por outro lado, quem é o tal ?
Segundo sei, o Bornay não tinha nada a ver com o xadrez. Mas, a referencia feita é bem evidente.

Anonimo Doidão disse...

Meresse o Bornay dos ???? certos clubes como o PSXc, que contrata "atletas" para ganhar o eficiencia e depois estes "atletas" voltam para seus clubes de origem depois de conquistada a eficiencia. Fala serio!!!

MI-AF Eduardo Arruda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MI-AF Eduardo Arruda disse...

Anonimato doidão, só tenho uma coisa pra relatar.
A inveja é a arma dos incompetentes.
Acho realmente que o PSXC é "hors concours" so que ao invés de ser ???? é !!!! e o "Clovis Bornay" foi um grande campeão no que fazia e sua memória merece aplauso não o tom que vcs estão dando.
Bem vamos ao que vc falou:
"certos clubes como o PSXc, que contrata "atletas" para ganhar o eficiência e depois estes "atletas" voltam para seus clubes de origem depois de conquistada a eficiência. Fala serio!!!"
Você deturpa as informações e está muito mal informado.
Dois jogadores apenas deixaram o PSXC, Ricardo Teixeira e Alexandre Campos, Teixeira somente saiu do PSXC em razão do TTC voltar a funcionar( qdo foi para o PSXC não estava filiado ao TTC estava pelo NXN logo não voltou para "seu clube de origem").
Alexandre Campos voltou ao IBC para que o IBC tivesse condição de ter uma equipe classe A e provavelmente voltara ao PSXC em razão que o PSXC paga as inscrições dos atletas em todas as provas da FEXERJ ( coisa que todos os clubes deveriam fazer) e no interclubes outra vez ira para o IBC.
Então os atletas que vc fala é apenas o Atleta Alexandre Campo.
Alguns clubes tb contratam as vezes jogadores como CXGR, NXN e Mendes.
Estranhamente e o Campeão e o vice da TE, PSXC e Mendes contratam jogadores.
Bem vamos aos pontos do PSXC na taça eficiência e dos demais clubes, na ultima publicação oficial da FEXERJ.
TACA EFICIENCIA 2008 – (Classificação Parcial:

Class Clube Pts
1 PSXC 276(Falta a pontuação do estadual relâmpago que a FEXERJ por erro ainda não colocou para o PSXC)
2 CMUN 170
3 CXM 161
4 IBC 118
5 ALEX 116
6 CXP 116
7 NXN 106
8 CFCSN 79
9 CXGR 70
10 HSCER 68
11 CMX 41
12 CFXC 41
13 TTC 32
14 MANG 25
15 JTC 24
16 AXXM 21
17 CXC 21
18 CXV 17
19 AABB:RIO 16
20 AXAMP 11
21 AABB:TI 8
22 CXT 7
23 CXTM 5

E agora a ultima publicação Parcial do Troféu destaque.
TROFEU DESTAQUE 2008 – (Classificação Parcial):

Clube Pts Nome

PSXC 56 EDUARDO ARRUDA DA GAMA DE AZEVEDO CUNHA - MF
HSCER 43 MARCELO EINHORN
PSXC 42 RICARDO DA SILVA TEIXEIRA-MF-
IBC 27 CASSIANO FERREIRA CAMPOS
NXN 24 CRISTIANO NOGUEIRA PORTO
CMUN 22 DAVID TELES YUNES
PSXC 21 ALEXANDRE FERREIRA CAMPOS
IBC 21 CELIO ANTUNES PEREIRA
PSXC 21 VINICIUS VILELA DE ALMEIDA REGO
PSXC 21 WILLY PETRENKO
CMUN 20 ANDRÉ KEMPER BATISTA
TTC 18 ARTHUR SANTA CRUZ
CXGR 18 MARIO AUGUSTO GALATI
NXN 16 MILTON KASUO OKAMURA
CXM 15 IGOR AMARAL CONTE LOFREDO MOURAO
CXM 15 DANIEL RANGEL

Alexandre Campos e Teixeira tinham somados 63 pontos que seriam do NXN e do IBC que não estariam com chances de vencer a taça eficiência só estavam na Disputa PSXC, CXM e CMun, tirando a pontuação deles do total do PSXC, ainda seriamos Campeões.
Após esta lista que nossa diferença ainda aumentou muito já que somente o MF Eduardo Arruda fez mais 22 pontos, e Mendes passou o CMUN em razão da ótima pontuação no Campeonato do Interior 35 pontos no Carioca o PSXC fez apenas 9 pontos .
Agora se tira-se o MF Arruda do PSXC e o coloca-se no Municipal ou em Mendes o Campeão da Taça eficiência mudaria.
PSXC 276 - 78 = 198
Cmun 170 + 78 = 248
Mendes 161 + 78=239
Chegando logicamente a seguinte conclusão o clube que contratar o MF Eduardo Arruda, vira "hors concours" na disputa da taça eficiência.
Garanto a você que para ganhar a Taça eficiência precisa de muito trabalho e dedicação, alem de necessitar de um jogador mediano como o MF Eduardo Arruda, que jogue muitos torneios, marque pontos e ganhe títulos.
Eduardo Arruda
Presidente do PSXC

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Arruda,

queria fazer um pequeno esclarecimento:

não há tom jocoso ou desrespeitoso a memória de Clovis Bornay; a citação foi feita pura e simplesmente em função dele participar dos desfiles e abrir mão de concorrer, já que devido ao seu talento ganharia todos os concursos. Fala-se dele como uma referência, possivelmente única no Brasil, de Hors Concours na sua área de atuação, sendo, portanto, uma homenagem e não uma galhofa.
Com relação aos números apresentados são realmente impressionantes e dignos de aplausos. Parabéns ao PSCX, a atual diretoria e a anterior que, também, deu sua contribuição nessas conquistas.

AMORIM

Migueis disse...

Bom esclarecer:
O meu clube - IBC - em entendimento com o sr Eduardo Arruda, no começo de 2008, autorizou a trasnsferencia do Alexandre Campos e que o mesmo voltaria para o Interclubes. Assim foi feito. Me informou também que o PSXC estaria formando uma equipe C e que talvez alguns dos meus jogadores fossem convidados, Isso aconteceu como Felipe Mathias. Como o nosso esporte é "amador", não vejo nada de mais em que "quem tem a verba", gaste-a da forma como achar melhor. Realmente, não considero que isso faça melhor o xadrez do RJ, mas, como não há nenhuma ilegalidade, que quem possa faça.
O meu clube é pobre, quem joga ou vem jogar por ele, o faz sabendo que não terá promessas ou vantagens.
Migueis.

Celso Renato disse...

Amorim, boa iniciativa de podermos expor nossas opiniões em relação aquilo que exclama e interroga. Humildemente quero participar tambem, e acho que o que exclamou em janeiro foi a conquista do estadual pelo excelente Paulo Fucs e a participação do Lucas Guimarães Peixoto com apenas 10 anos no estadual absoluto. O que Interroga para mim, foi a taxa de inscrição do estadual R$35,00 (trinta e cinco reais),não justifica e nem ajuda, dificulta.

Obs. Alexandre Campos amadurece, e qualquer hora vai "papar" os titulos individuais que disputar

Marco Coutinho disse...

Prezado Amorim,

Vc tem razão: este primeiro interroga e exclama era a respeito de 2008. Sendo assim, alguns clubes exclamaram e alguns interrogaram (e muito) neste ano que passou. Espero que a minha opinião seja respeitada. Sei que muuuuiiiitos não concordarão comigo. Inicialmente, para mim, a FEXERJ exclama (com algumas ressalvas). No âmbito clubístico, exclama com muitas exclamações o CXM.Cito como exclamação a volta do tradicional JTC ao mundo enxadrístico e a volta triunfal do salão do TTC. Ainda exclama o novo clube AXXM, que foi legalizado em tempo recorde de 03 meses, tendo em sua primeira competição alcançado com Marco Coutinho a 3ª colocação no Estadual Rápido e no Carioca as 3ª e 4ª colocação, com Bruno Cava e Herlon Assunção (além de ser o segundo clube com mais atletas no Carioca!). Isto em seis meses de existência, com excelente administração de Eduardo Anzuategui, auxiliado pelos diretores Anselmo Góis e Perivaldo Santana. Sem MF's, nem contratações de atletas. Apenas trabalho. Mais nada.
Agora, alguns clubes interrogaram, na minha opinião. Quem quiser, poderá citá-los em outras postagens que certamente aparecerão.
Quanto ao torneio relâmpago, Amorim, este é realizado no primeiro sábado de cada mês, iniciando-se às 14:00, podendo se inscrever até às 15:30. No site da AXXM (www.axxm.org.br), consta todo o calendário para o ano de 2009, além dos regulamentos de cada competição. No último relâmpago do ano são apurados os campeão, vice e terceiro, que receberão medalhas na festa de confraternização realizada no final do ano. Todos estão convidados!!

herlonassuncao disse...

É isso aí, Marco.