8 de dez. de 2009

EXCLAMA e INTERROGA: Novembro de 2009

Caros amigos,


abaixo o EXCLAMA e INTERROGA de novembro. Lembrando que nos primeiros dias de janeiro o XADREZ CARIOCA colocará o EXCLAMA e INTERROGA 2009. O blog está aceitando sugestões do leitores.



EXCLAMA



Élcio Mourão: Arbitrou o Mundial Sub-20 e organizou o Sul-Americano da Juventude, em Mendes. Élcio vem demonstrando sua capacidade de realização a muito tempo mas novembro foi o mês dele!!




INTERROGA

19 de novembro, amnésia coletiva: INTERROGA para todos nós que esquecemos de mencionar em nossos respectivos blogs e sites o Dia Mundial do Xadrez, no último dia 19. A exceção do Blanco, todos, INCLUSIVE ESTE BLOG, não deram uma só linha sobre a importante data. Se nós, que somos do meio, não comemorarmos, quem o fará??


AMORIM

8 comentários:

Migueis disse...

Amorim, não mencionei no blog, mas dei uma palestra na EEDMG [ escola onde ensino xadrez há mais de 10 anos ] sobre Capablanca e Alexhine. Foi muito legal e creio que meus alunos e demais ficaram entendendo um pouco mais dos prinicipios do jog de xadrez. Migueis

Thales Castro disse...

Bom dia... sou Vice Presidente do CXTR e nós comemoramos o Dia 19 de novembro, que é o Dia Mundial do Xadrez, com a realização de uma simultânea com o Mestre Internacional Ovelha. Na semana seguinte ainda fizemos um torneio relâmpago denominado Memorial Capablanca, já que o dia 19/11 foi o dia do nascimento do ex-campeão mundial em epígrafe.

Maiores detalhes:
http://clubedexadreztresrios.blogspot.com/2009/11/e-hoje-o-grande-dia.html

http://clubedexadreztresrios.blogspot.com/2009/11/sucesso-absoluto-simultanea.html

http://clubedexadreztresrios.blogspot.com/2009/11/memorial-capablanca.html

Abraços!!

Migueis disse...

Amorim, o mal que se pode fazer, por extensão:
O péssimo hábito de se marcar, por exemplo um torneio para as 10 horas e o árbitro chegar 2 ou três horas depois, está se alastrando, inclusive, entre os enxadristas. Neste ultimo sábado, dia 12, marquei, como sempre faço, um torneio para iniciar as 9 horas. As 9:30, ninguem!!!! ou ??????. Fui embora e depois, pelas 14 horas, um enxadristasd que iria participar, me fonou em informou "você não segue os padrões oficiais do torneio e deveria inicia-lo às 13 horas [horário que o tal chegou]" Quer dizer o mal está se alastrando.

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Migueis,

é previsível que isto acabe acontecendo quando os organizadores e árbitros "habituem" os enxadristas com o atraso. Os jogadores é que deviam cobrar mais respeito aos enxadristas, aos eventos e ao próprio xadrez.

É desanimador ver o semblante daqueles que chegam no horário e são obrigados a ficar esperando, esperando,... com comentários do tipo:
- Fazer o quê, né? É sempre assim.

Não é isso que ouvimos?

AMORIM

Marcelo disse...

Migueis
Nao confundir marcar e ficar esperando com o horario de inicio. Se a FEXERJ (e tem as suas razoes,visto a distancia dos municipios) marca seu inicio para sab as 13 hs e comeca as 13 hs (ou proximo), onde está o problema? Outro erro é aceitar inscricoes 30 min antes do inicio e se alastra o erro de todos deixarem para o ultimo dia.
Amorim,
Comentando o topico. Sim,semn dúvida a atuacao do Elcio no exterior (era um dos poucos disponiveis) exclama. A realizacao do Pan comento no próximo (foi Dezembro). Mas queria citar 2 eventos, de inquestionavel importancia social,aludindo nosso colega Celso Renato (que nao os noticiou) : O primeiro, realizado no TTC, que tive a oportunidade de arbitrar,que foi o I Camp de Def Auditivos (vc pode escrever surdos,que eles ao contrario de nos,nao se sentem excluidos).Destaque pro talentoso Campeao,que apos o torneio deu um trabalhinho no ping pra alguns....No outro domingo,o CXP realizou,no colegio Ipiranga, o II Petropolitano de Menores, com mais de 70 participantes nas diversas categorias (chama-se XADREZ ESCOLAR) e com inscricao em alimentos perecíveis, doados a instituicoes de caridade da cidade!
O Interroga vai para iniciativas concorrentes. Nao se mostra forca,interesse,realizando competicoes paralelas com o intuito de medir quantidade, ainda que embora com o mesmo publico alvo, os participantes sao apenas locais,nao participariam fora.É inegavel,Migueis,que vc é um incansavel batalhador do xadrez feminino do Estado, que nao é propriedade sua.o LIMEX Fem nao precisava ser na mesma data e o numero final nada mostra,visto serem locais e o numero que terminou. Trata-se de uma categoria, assim como os menores e veteranos a ser considerada com suas peculiaridades. Reflitamos!

Migueis disse...

Depois das minhas afirmações, sem duvida, o Marcelo iria "atacar". Conforme já afimou Goebells, "uma mentira repetida varias vezes, termina por se transformar em verdade". Sabemos que a praxe dos torneios oficiais, é a de se marcar um horário e efetivamente, incicar 2 horas depois, num flagrante desrespeito ao enxadristas que chegam na hora. O Marcelo teima em não aceitar tal verdade. Como afirma o Amorim, os presentes ficam com "aquela cara". Esse é uma verdade irretorquivel. Quanto ao fato de alguns clubes promoverem "torneios paralelos", será que tal procedimneto não é justificado pelo fato de alguns torneios oficiais não têm a informação necessária divulgada ? Assim foi no Estadual Feminino. Pouquissimas moças ficaram sabendo. E asim, salvo informação prestada ontem, o Campeonato do Interior será em Petropolis. Incialmente não se especificava o local. E então, publiquei no meu blog, a infomarção disponvel e mais a informação da área total da cidade. No dia seguinte, o site oficial, completou a informação. Deveriam ter agradecido, mas a arrogancia impede tal. Por esse e outros motivos, a partir de janeiro estarei me dedicando, exclusivamente, a Liga Municipal de Xadrez, de Nova Iguaçu > LIMEX. Problemas do xadrez estadual, que recorram aos srs cardeais, aos arrogantes, aos falsos amigos, aos vaidosos e oportunistas, aos rasteireiros. Fiquem com tudo e façam boa colheita.
Migueis.

Marcelo disse...

Migueis
Vc confundfiu tudo. Nao estou atacando ninguem.Primeiro,nao estou defendendo atraso em eventos, e se eu atraso,nao estou certo por isto. O que estou e criticando tb a pratica de inscricoes no dia (QUE NAO EXISTEM EM PAISES DE 1 MUNDO) e defendendo horarios compativeis. Se vc marca suas competicoes para sabado pela manha,e pq vc tem um grupo que assim quer jogar. Se nao tem,trata-se de um problema deles. Ano passado meui interno comecou a tarde. Se seus jogadores reclamam,ou vc muda ou eles mudam.
Segundo: sobre o feminino,do qual reitero,vc é o maior incentivador, sao necessarias ideias. So sinto,se as jogadoras sao comodas ou alguem as acostumou assim. Quanto ao Interior,infelizmente vc nao soube o q houve e esta pre-julgando. Houve problemas de local e incialmente ia ser em Volta Redonda,inclusive. A FEXERJ só pode divulgar as informacoes quando elas esticverem confirmadas.

Migueis disse...

Apesar do nosso alcaide-mor,o famoso MULLA,com a sua famosa fanfarronice, dizer o contrário, o nosso pais não é de primeiro mundo.
Falta muita coisa, ainda. O povo tem que melhorar, também. Não basta escolas melhores, hospitais publicos idem. O povo, e nisso incluo alguns enxadristas, têm que ser melhores.
Mas, este sonho de fazer algo para melhorar o pais, sonho, especialmente, dos jovens há 40 anos atrás, alguns permanecem honestos, integros, éticos, outros entraram para o sistema e como dizia a canção " ... hoje eu sei que quem me deu a ideia de uma nova consciencia e juventude, está em casa [ou nas Camaras, nos gabinetes ministeriais, em alguns clubes] guardado por Deus, contando o vil metal".
É isso !!!
Migueis.