28 de out. de 2009

INTERCLUBES 2009: Os prós e contras do evento.

Caros amigos,

decidi postar meus comentários sobre o Interclubes somente hoje para que a emoção não sobrepujasse a razão na hora da análise.

Façamos esta análise como o sub-título deste post pede: prós e contras.

Comecemos pelo lado bom!

PRÓS

. SALÃO DE COMPETIÇÃO: Sem dúvida a melhor estrutura física em que tive a oportunidade de disputar o Interclubes. O Tijuca ofereceu aos enxadristas fluminenses o belo salão nobre bem decorado, falhando um pouco na iluminação, mas dando um banho nos espaços de anos anteriores.

. CAMPEÕES: Os vencedores fizeram por merecer seus títulos; na Classe C o meu AABB-Rio (não é AABB-Lagoa, amigos!) fez 5,5 em seis e levou o caneco; na Classe B a equipe tijucana dos amigos Madeu e Levy e dos boas praças Romildo e Alexandre faturaram o título; na Classe A, nenhuma surpresa com o Grande Roque chegando em primeiro; O campeão geral foi o TTC e o Municipal ficou o o vice. Parabéns aos tijucanos Reinaldo Veloso e Sérgio Dias e, também, ao Silvio Rezende e Selmo Bastos pelo segundo lugar do CMUN.

. VISITA DE SALAMON: Foi muito bom rever o velho! Ao que parece o xadrez do Rio ainda precisa e muito de Friedrich! Retarde sua aposentadoria Salomão!

. HOMENAGEM A FEXERJ: Muito boa a ideia de fazer um bolo para comemorar o aniversário da Federação. Com atitudes como essa os jovens enxadristas podem conhecer um pouco da história da FEXERJ.



E agora os...

CONTRAS

. ATRASOS: É incrível que torneios arbitrados pelo Sr. Marcelo Einhorn sempre (sempre mesmo!) começam com atraso. A primeira rodada estava marcada inicialmente para às 13:45h, depois transferiram para 14:00h, mas só começou depois de 15:30h. Os jogadores que disputaram a terceira rodada até o apuro sairam do Tijuca após ás 23:00h. Desrespeito com os atletas e com os clubes! Um absurdo!!!

. COQUETEL COM CERVEJA: Alguém da organização devia ter o bom senso de perceber que não se deve servir bebida alcoólica antes do início do torneio. Vi vários entornando muitoss copos e isso poderia gerar confusão mais a frente. Felizmente nada neste sentido aconteceu, mas a falta de entendimento de que esporte e bebida não combinam foi uma bola fora.

. DISCURSOS DEMAIS: Fui atleta e tenho pelo TTC e alguns de seus dirigentes um carinho muito grande, em particular o ex-presidente José Vicente que foi um grande incentivador do enxadrismo cajuti. Mas a profusão de discursos antes do início do certame contribuiu e muito para o atraso de uma hora e meia. Não dá pra ficar ouvindo todo mundo falar! Que se ouça um ou dois discursos, vai lá, é de praxe, mas eram necessários tantos?

. GRITOS NO SALÃO: O que foi aquilo que todos nós fomos obrigados a presenciar no sábado, com jogos em andamento? Perderam a noção de civilidade? Bagunça assumida? Não somos obrigados a ver dois senhores aos berros enquanto tentávamos praticar nosso jogo; que fossem para outro andar, pro corredor ou até pra rua para resolverem suas diferenças. Triste esporte que tem dirigentes como esses!

AMORIM

11 comentários:

Migueis disse...

Todos devem reclamar contra tais absurdos de horários. Fiz uma reclamação previa e o sr Marcelo me insultou verbalmente. Ora, nem compareci ao evento pois da maneira que eu sou, tal insulto não ficaria so em conversas. pensei mesmo que não deveria ir pelo bem do xadrez. Ledo engano! Os erros foram Tantos que a confusão aconTeceria, ineviTavelmenTe. Pobre do nosso xadrez !!!

Marco Maia disse...

Amorim,

Faz tempo que não disputo Interclubes, e uma das razões é essa "calorosa" disputa que tem ocorrido de anos pra cá.
As pessoas perdem o respeito e confundem um pouco competição com guerra declarada. Lembro do Interclubes que ocorreu no Méier (foi o último que joguei), onde alguns meninos passaram um pouco do ponto nas provocações.
Enfim, um evento onde deveria ocorrer o congraçamento entre os clubes e uma maior amizade entre os jogadores, acaba se transformando numa praça de guerra.
Não visitei o TTC em nenhum dos dias do Interclubes, portanto não posso opinar pelos fatos ocoridos esse ano, mas parece que as coisas não mudaram muito...

Essa é uma opinião individual e especifíca sobre o Interclubes. Não tenho ou faço qualquer comentário de teor político. Prefiro ficar afastado dessa esfera política de Fexerj e apenas jogar xadrez.

Fiquei bastante feliz em saber do retorno do Kelsen. Esse foi um gol de placa!!

Um abraço,

Marco Aurelio Maia

Marcelo disse...

Amorim
So quero que vc seja honesto com a real causa do atraso da primeira rodada marcada para as 14, ja que eu cheguei antes das 12 no salão. Comeco o evento quando a direção da prova me entregar, após a cerimõnia de abertura, com os discursos que vc mesmo cita e com o atraso gerado pela banda,presa num engarrafamento.

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Marcelo,

o que dizer do domingo, então?

Você deveria era fazer uma exame de consciência para procurar entender porque se atrasa tanto em eventos que arbitra.

AMORIM

Marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
XADREZ CARIOCA disse...

Caro Marcelo,

nunca tive vontade nem motivos para brigar com você.

Com relação aos horários, basta que se cumpram.

Só isso.

AMORIM

Marcelo disse...

Amorim,comi a referencia ao Migueis.Pode apagar seu post... O correto
Amorim
Não,não devia...Nao peciso me entender. E não se refere apenas aos eventos que arbitro.
Agora acho que vc deveria refletir sobre o q o Marco Maia comwentou. Resolvi pelo menos 2 brigas entre jogadores nervosos (dois do IBC Migueis), que normalmente nao se exaltam, alem do incontornavel sabado,contrastando com a recepcao. Esqueci de comentar,mas pq nao tivemos este salao antes (vc que era do TTC)? Sera que teremos no futuro?

Migueis,
O pior que nao lhe insultei.Se quiser repito aqui o ultimo e-mail.
Eu jamais brigaria com vc,ja tivemos motivos antes e nao o fiz.
A solucao para os horarios é complexa e para o Interclubes, impossivel não ter um intervaklo minimo de meia hora. Comecar sabado de manha? Nao ter intervalo? Reduzir sempre pra 5 rodadas (comeco a achar prudente,com 2 no sabado).Como nao podemos reduzir o TR, Sao 4 1/2 no sabado e pelo menos 8 ou 8 1/2 no dimingo. Ao que parece a solucaio em mais de 2 dias é inviavel para alguns, mas este é novamente um ponto a ser comentado. De a sua sugestao,mas se lembre de seus alunos que estudam sabado.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Amoringa,

já fiz as perguntas e aqui as reitero:
1) qual o motivo do árbitro chegar no domingo às 10:45 (com a rodada, por conseguinte, começando às 11:30), tendo um COMPROMISSO marcado para 10:30?
2) HAVERÁ PENALIDADE PARA ESSA IRRESPONSABILIDADE?

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Maia,

respondendo as suas perguntas:

1) Irresponsabilidade.

2) Não, não haverá nenhum tipo de punição.

AMORIM

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Migueis,

todos sabemos que jogar eventos da FEXERJ significa penar esperando.

Desrespeito, essa é a palavra chave!

AMORIM

Migueis disse...

Marcelo, você é a "eminencia parda" da FEXERJ. Como sou um esquerdista convicto, quase um jacobino, reservo-me o direito de não polemizar. Quanto aos jogadores, que não foram citados, não tenho o conhecimento do que aconteceu.
Amorim. Boa tarde.
Mesmo traiste com a sua afirmação ela está carreada de razão. PObre xadrez carioca ou fluminense, que está pior que o clube.
Migueis.