3 de out. de 2009

EXCLAMA, INTERROGA E MENÇÃO HONROSA: Setembro de 2009

Caros amigos,

publico o EXCLAMA e INTERROGA do mês de setembro. Temos uma novidade: uma Menção Honrosa.

Vejamos, então:


EXCLAMA

Festival de Xadrez SESC Madureira: 100 jogadores participaram do evento. Um número considerável, muito em decorrência não só do belo trabalho da equipe de Celso Renato como também devido a abstinência de torneios da Federação na cidade durante um longo período. Mais uma vez Celso Renato deixa claro o seu interesse em ajudar a desenvolver o enxadrismo fluminense!!


MENÇÃO HONROSA

Kelsen, o retorno: A volta do amigo Kelsen, que jogou o Regional de Petrópolis, foi comemorado pelo meio enxadrístico. Depois de tudo que ele passou foi muito bom, mas muito bom mesmo vê-lo participando de uma competição. Menção e exclamação!


INTERROGA

Classificação do Circuito de Regionais: Onde está a tabela de classificação do Circuito de Regionais?? Quem está liderando?? Quais os jogadores que estão concorrendo de fato ao prêmio do Circuito anunciado no site da FEXERJ?? Pelo menos os participantes sabem a sua classificação??



AMORIM

14 comentários:

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Merecidíssimas as exclamações, Amorim!!
Exclama também a turma do TTC que acolhem tão bem meu amigo Kelsen.

Grande abraço. Boa semana.

Marcelo disse...

Amorim
Vc so esqueceu de dizer que o torneio do Celso em um dia comecou com mais de Buma hora de atraso.Como o Reg de Petropolis tb (esse "mea maxima culpa").Mas nao sendo da FEXERJ pode. Quanto a esses 100, nao foi devido a abstinencia. Foram 100 em na verdade 2 eventos, um adulto (com os sub 18) e os demais. E a esmagadora maioria foi da regiao de Jacarepagua, como esperado. So faltou o Prof Amorim e o MF Maia.
Pra desenvolver o enxadrismo fluminense é necessario se despir de vaidades, como ja disse aqui o Wagner. Vc pelo menos publica TODOS OS TIPOS DE EVENTOS. Quanto ao Kelsen, ja havia participado do Estadual de Veteranos.
Meu exclama, absoluto e incontestavel, vai para a diretoria do CXP, pelo SENSACIONAL Regional de Petropolis,recorde absoluto de participacao (emparceiramento unico), com 2MIs,1MF e varios jogadores fortes e PRINCIPALMENTE pela AULA de xadrez escolar apresentada, num projeto sério e com frutos (e o ano nao acabou!). Menção honrosa para o CXC e CFXC pelos seus belos Regionais.O primeiro, de uma equipe universitaria,no IFF (ex-CEFET).O segundo, no Malibu, com 17 As, (sendo 3MFs),sem comparacao com o ano anterior.Em todos os casos, significado da palavra PARCERIA.
Quanto ao interroga, eu sabia que vinha outra mencvao a FEXERJ,so pensei que fosse sobre o Interclubes. O circuito CHIFRIN,como alguns chamam,tem 3 destaques. No momento eu lidero pouco a frente do Vilela (acho que ate amanha,qdo ele retoma a liderança), com o Santos folgadamente em terceiro. Em quarto,aparece o Wagner. Eles sabem. Lembrando que nao ha descarte, o que desmotivaria a participar de algumas fases mais longinquas, óbvio que os que mais jogaram e pontuaram (Eu joguei todas, Santos menos uma e Vilela menos 2) merecidamente tem que ser premiados.

Marcelo disse...

Quem cala,óbviamente consente...
Bem,é necessaria a devida retificacao,conforme eu havia previsto,após Caxias e faltando duas etapas,o vinicius retoma a liderança,comigo,Santos e Wagner,campeão a seguir.

Anônimo disse...

caro marcelo einhorn , o torneio de madureira teve mais ou menos 20 minutos de atraso eu estava lá e pude constatar e acho que é procedente mostrar realmente a colocação do circuito e seu sistema patra que todos possam compreender

Marcelo disse...

Wagner
OK.Entao foram 15 ou 20 min, conforme descrição sua e dos organizadores Celso e Jorge que reclamaram do exagero,mas admitindo o atraso. Pareceu quye eu nao valorizava o esforço.Nao vejo muito problema isto, considerando que foram aceitas inscrições na hora, ate pq nos enxadristas somos mal-acostumados mesmo. Tambem,é necessario dividir os eventos.38 no principal e o resto nas categoruias menores, esta sim,a maioria local.Dos 38,1O NF,9 das proximidades e 2 que nao jogam provas da FEXERJ. Acredito que o Celso esperava uma participacao maior nesta categoria.
Quanto ao circuito,concordo com vc, lembro que nao sou eu quem atualiza o site... A compreensao do sistema de pontuacao (apenas um pouco diferente do ano passado, mas na mesma essencia) é facil, colocarei uM post com os dados.

Celso Renato disse...

Caro Professor Amorim e amigos leitores do seu conceituado Blog, havia decidido a não mais fazer comentários, acerca de “ataques soviéticos”, mas estive conversando com Marcelo Einhorn via MSN e disse-lhe que não estava lá, e quem lhe informou, no mínimo se equivocou ou então usou de leviandade mesmo, pois o evento atrasou sim, mas em apenas 15 minutos, pois quando deu 10:45hs iniciei a 1a rodada, e isso em função de ainda estar chegando pessoas para se inscreverem (isso ainda se dá em função de os participantes deixarem para ultima hora, dificultando o trabalho da organização), e isso a pedido do Prof. Pietro Ferraz e Prof. Jorge Luiz Medeiros, o evento tinha previsão de inicio ás 10:30hs conforme regulamento e folder.
Quanto à expressão "esmagadora maioria de Jacarepaguá", utilizada pelo Marcelo, é desprovida de veracidade, pois o que menos tivemos no Festival no Sesc de Madureira foram moradores ou atletas de clubes em Jacarepaguá, basta dar uma simples olhada no nome dos participantes que são bem conhecidos de todos nós enxadristas cariocas e constatarem o que estou dizendo,pois isso foi mais uma tentativa de "manchar um trabalho que foi realizado em equipe e com muito dificuldade".
Neste evento tivemos uma participação satisfatória dentro do que havíamos programado, basta também ver minhas postagens no Blog Xadrez Vencedor, postagens essas mais antigas que apontavam uma estimativa de 100 pessoas. Aguardei até com certa ansiedade a presença desses "amigos" que gostam de criticar ao invés de ajudar, mas “que pena, não apareceram”, mas se tivessem vindo, seriam bem recepcionados se chegassem em paz, para que também retornassem da mesma maneira.
Fica a sensação de ter feito o melhor e cada evento tentamos melhorar aprendendo com os erros dos eventos anteriores, do mesmo modo quando perdemos uma partida e analisamos tantas vezes quanto forem necessárias, sempre buscando a melhora.
Obrigado pela indicação do Exclama deste mês.
Na minha opinião interroga as pessoas que criticam, e até utilizando de inverdades, contra aqueles que tentam fazer alguma coisa saudável pelo xadrez carioca.
Obs – Não tivemos “1 centavo” de apoio ou ajuda para realizarmos esse evento, pois custeamos tudo com as inscrições e com nossos próprios recursos (Professores Organizadores).

Marcelo disse...

Celso
Conforme conversamos e vc pode ler na msg acima da sua, retifico o erro ou exagero cometido. Receber criticas adversas é comum na carreira de quem organiza,de quem faz. No post estao separadas claramente as categorias do evento e as respectivas estatisticas. Quanto ao interroga, a colocacao é valida.

Marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Migueis disse...

Aos amigos:
O brasileiro, tem por hábito "atrsar-se". Lutamos contra esse extranho hábito, mas devemos entender certas coisas. Nos meus torneios, começo com um atrso minimo de 10 minutos. Quem chega depois disso, será emparceirado apenas a partir da segunda rodada. Temho certeza de quem vem para disputar alguma coisa, no próximo chegará antecipadamente. Experimentem e vejam se isso não é plausivel. Migueis.

Marcelo disse...

Migueis
Nao é mais plausivel encerrar as inscricoes 2 dias antes? A questao é...O proprio clube co-organizador responsavel pela inscricao de seus atletas cumpre? Meditemos e vejamos onde temos que comecar a mudar.

Migueis disse...

Marcelo, concordo plenamente, mas, para torneios oficiais da FEXERJ. Torneios internos, onde se busca muito mais a participação dos nossos domésticos enxadristas, a minha promosta está mais de acordo com a intençao do clube. Gosto do padrão FEXERJ, que visa, sem duvida, uma antecipção na organização. Para torneios internos, creio, ser mais uma atribuição do diretor do clube. Migueis.

Migueis disse...

Costumo dizer que, "se dois jogadores vêm para um torneio e o mesmo é cancelado porque apenas estes dois vieram, no próximo torneio, com toda a certeza, estes dois não virão". Se vierem dois, joga um contra o outro e quem vencer é o campeão e leverá o premio. Isso é respeito a presença de quem compareceu.
Por outro lado, é necessário não se inferir na decisão de quem organiza. Isso vale tanto para o clube como para a entidade de administração oficial do esporte.
Só uma colocação final > "antigamente, só poderia arbitrar um torneio oficial, um arbitro da lista da federação. Isto mudou ?

ViniciusRego disse...

Vi muita discussão, concordo com o exclama com o interroga, com a menção, como quase sempre!
Olha após todo esse blá blá blá, não esta ainda informado como se pontua no ckt dos regionais. Existe uma pontuação, feita pelo marcelo einrola, que pontua da seguinte maneira:
16 para o 1º
14 para o 2º
12 para o 3º
10 para o 4º
.
.
.
2 para o 8º
e 1 para todos os jogadores que atingirem a pontuação de 3,5 pontos.
Tal pontuação foi criada por marcelo einrola, que não é algo absurdo, também não gosto da idéia de descarte como ele mencionou, mas essa pontuação não valoriza muito o campeão, o vice, e o terceiro, o que acaba lhe beneficiando de maneira indireta.
Eu sugeri que colocassem a seguinte pontuação, pontuando os oito primeiros de cada etapa:
1º 12pontos
2º 8 pontos
3º 6 pontos
4º 5 pontos
5º 4 pontos
6º 3 pontos
7º 2 pontos
8º 1 ponto

Essa minha sugestão é mais parecido com a F1, valorizando os três primeiros, merecidamente.
Existe falhas no ckt do regionais, mas existem muitos pontos positivos, jogadores do interior estão entrando em contato con jogadores melhores raqueados, está ocorrendo um tipo de ¨intercambio¨, e digo que com isso vem aumentando muito o nível enxadrístico do interior, acho se mantiverem as premiações para o próximo ano, teremos em mais etapas jogadores consagrados, MI, que apareceram em poucas etapas. Como o Celso disse devemos aprender com os erros, e para ano que vem acho que teremos todas as informações sobre o ckt antes da primeira etapa, o que lhe dará maior credibilidade, e assim teremos um melhor nível enxadrístico, que é o que eu mais procuro.
Obs:Pela pontuação do Marcelo einrola, eu tenho 10 pontos na frente dele restando 2 etapas.

Unknown disse...

Obrigado pela amizade, Amorim! Joguei em Petrópolis e joguei o interclubes também. Estou voltando com a corda toda, me aguardem!!!!

Kelsen Azevedo