24 de set. de 2011

Carlsen x Amorim: Número 1 do mundo visita a AABB-Rio.



Quem ganhou este duelo?

Carlsen e Amorim: Papo descontraído antes da partida.

Caros amigos,

na última segunda-feira fui surpreendido pelo telefonema do meu compadre Loureiro com um pedido inusitado: fornecer material para a simultânea que o número 1 do ranking mundial, o GM Magnus Carlsen, daria no dia seguinte para executivos do seu patrocinador, que inauguraria a filial brasileira da empresa norueguesa. Providenciei, junto com Rafael Pires, as peças, tabuleiros e planilhas para a simultânea e o próprio manager do Carlsen, Esten Agsden, foi pegar na AABB-Rio. Lá ele me convidou para participar da atividade e, óbvio, aceitei de pronto. Cheguei cedo ao local da simultânea, Torre do Rio Sul, e fiquei aguardando na sala reservada a Carlsen e Agsden. Conversamos, tiramos fotos (acima) e apreciamos a vista deslumbrante da Baía de Guanabara. Eles exclamavam como é linda esta cidade e estavam repletos de razão!

A partida em si não foi nenhuma brastemp já que eu era o único enxadrista enquanto os outros participantes eram jogadores amadores, o que fazia com que Carlsen chegasse muito rápido a minha mesa. No oitavo lance cometo um erro tolo (Ce5?) e depois disso o norueguês não me deixa mais jogar. Peter Toth apareceu por lá mais não jogou, saindo antes do final da simultânea. O número 1 está no Brasil para participar do Grand Slam, etapa Brasil, que será realizado a partir de domingo em São Paulo (http://www.grandslamxadrez.com.br/). Na quarta e quinta-feira o campeão foi a AABB-Rio para jogar tênis, a pedido de Agsden, seu manager, preocupado em manter a forma física para o complicado embate que se dará a partir da próxima semana e que contará com a participação de Anand, Aronian, Nakamura, Ivanchuk e Vallejo. Este fortíssimo evento se encerrará dia 01 de outubro.


Carlsen, Cintra e Agsden: visita a AABB-Rio para jogar tênis.


O que tenho como testemunho destes momentos em que estive com Carlsen é que pude comprovar sua simpatia e simplicidade. Agsden também se mostrou muito simpático e solícito, sempre procurando me deixar a vontade tanto para conversar com o GM quanto para me encaminhar a mesa onde eu jogaria. Agradeceu muito a oportunidade que a AABB-Rio deu a ele e ao Carlsen de praticarem tênis nestes dias que estiveram no Rio;  mais uma prova de sua humildade. E nós agradecemos a chance de conviver com um gênio do xadrez contemporâneo.
Desde já o Grande Mestre norueguês conta com a torcida deste pequeno blogueiro na difícil competição que se dará na terra da garoa.

Para matar a curiosidade daqueles que querem saber como foi a partida, veja abaixo:

12 comentários:

patricio disse...

Só tenho que te dar os parabéns ! !

Apenas isso ! !

XADREZ CARIOCA disse...

Vlw!

Migueis disse...

Invejo-te e parabenizo-te !!!
Sem duvida, você bem representou o xadrez estadual. Um grande abraço, campeão.

Roberto Pacheco disse...

Sensacional, Amorim! Abração do Pacheco!

XADREZ CARIOCA disse...

Valeu Pacheco.

Migueis, tentei fazer com que Carlsen se sentisse a vontade e sem muito assédio.

Abraços,

AMORIM

Marcelo disse...

Todos o invejam e parabenizam-no

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Muito legal, Amorim!!

Big Alex disse...

Parabéns!!! Imagina passar de 20 com o número 1!

André Kemper disse...

Parabéns, meu caro!

Kemper

joca dedeus disse...

Grande Amorim,

Sorte você pela experiência com um verdadeiro "monstro" e dele, pois conheceu um gentleman!

Parabéns!

ps- oportunamente, faça uma descrição mais detalhada, suas impressões sobre o Cara, sua equipe, a partida de tenis...


Joca
www.xadreztorneios.blogspot.com

Alexandre Alves disse...

Pow muito legal ,posta mais fotos da simultânea.

ViniciusRego disse...

Olha já começo a achar que o Amorim deu azar pro cara!
Acho que o
Amorim é o Mick Jagger do xadrez!!
Eu tava la vendo a decepção após uma incrível pendurada do número 1.
Viva Aronian!!!!
Vinicius Rego