29 de jul. de 2010

QUEM TRABALHA VERDADEIRAMENTE PELO XADREZ DO RJ? Vocês decidem!

 

Caros amigos,

venho aqui propor algumas reflexões a vocês, amantes da nobre arte de Caissa. Reflitam e tirem as conclusões que julgarem corretas.



QUEM TRABALHA VERDADEIRAMENTE PELO XADEZ DO RJ?

- Os que se unem para organizar eventos que primam pelo respeito aos enxadristas, cumprindo fielmente os horários pré-estabelecidos...

ou

- Aqueles que têm como características conhecidas de todos os atrasos e o descaso?


QUEM TRABALHA VERDADEIRAMENTE PELO XADEZ DO RJ?

- Organizadores que lutam para melhorar o ambiente enxadrístico do estado, convocando jogadores, árbitros e dirigentes para, juntos, elaborarem atividades que a comunidade anseia...

ou

- Aqueles que ligam para jogadores com intuito único de pedir boicote a eventos não organizados por eles?



QUEM TRABALHA VERDADEIRAMENTE PELO XADEZ DO RJ?

- Os que se reunem, discutem, conversam e decidem democraticamente os passos que serão dados...

ou

- Aqueles que acatam a decisão tomada por um só?



QUEM TRABALHA VERDADEIRAMENTE PELO XADEZ DO RJ?

- Pessoas que fazem do diálogo a bússola do desenvolvimento do xadrez fluminense...

ou

- Aqueles que fazem da briga, da discórdia, da mixórdia a forma de administrar?


QUEM TRABALHA VERDADEIRAMENTE PELO XADEZ DO RJ?

- Quem marca com antecedência os torneios para que todos possam se programar com mais tranquilidade...

ou

- Aqueles que marcam evento semelhante no mesmo dia de outro, também realizado na capital, apenas para demonstrar força junto aos enxadristas, partindo para um confronto ridículo?



QUEM TRABALHA VERDADEIRAMENTE PELO XADEZ DO RJ?

- Eu, vocês e todos os CONVERGENTES...

ou

- Aqueles?



QUEM TRABALHA VERDADEIRAMENTE PELO XADEZ DO RJ?

Como sempre, meus amigos, vocês decidem!



Amanhã tem o TROVÃO DA ALEX e dia 07 de agosto temos um encontro na AABB-Rio. Estaremos lá, todos nós que realmente amamos o nosso esporte.

AMORIM

16 comentários:

Marco Coutinho disse...

Prezado Amorim,

Esta pergunta me lembra um pouco o poema de Cecília Meireles, cujo título é Ou Isto Ou Aquilo, que diz:
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa estar
ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo, ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinque, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Será que temos que ter esta visão maniqueísta, o dualismo entre o Bem e o Mal? Ou Isto ou Aquilo? Ou seria Estes ou Aqueles?
Trata-se apenas de um comentário, cujo objetivo é alertar que, quaisquer radicalismos, DE UM LADO OU DE OUTRO, é extremamente perigoso e certamente não é benéfico ao xadrez.
A propósito: e o resultado da Taça Daniel Mesquita?
Neste torneio, eu fui VICE outra vez!!

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Marco,

a citação a Cecilia Meireles é oportuna e bem-vinda. Por vezes, temos mesmo que fazer escolhas, como no tabuleiro em que analisamos duzentas variantes mas temos que escolher só uma. E sempre optamos por aquela que julgamos ser a melhor.

Com relação a TAÇA DANIEL DANTAS, o resultado já está no ar. Parabéns pela vitória na última rodada sobre este pequeno capivara!...rsrs


Abraços,

AMORIM

Celso Renato disse...

Grande Marco Coutinho, saudades nas nossas conversas regadas a cerveja gelada e os risos constantes das piadas e gozações onde nosso amigo Eduardo argentino gente boa sempre presente. Amigo Marco, posso dizer sem medo de ser feliz que me espelhei em voce no que diz respeito a dedicação aos torneios de xadrez com organização nota 10, nas partidas em que ví voce jogar, ou como Presidente fui sempre seu admirador. Mas uma coisa precisa ser dita: Contra fatos não há argumentos, pois vivenciei inumeros descasos e desmandos da nossa entidade maior, para voce ter uma idéia aconteceu novamente no Estadual Feminino, vários fatos que demonstraram total desrespeito até mesmo com crianças que queriam apenas "brincar" de xadrez, mudança de horarios sem aviso prévio (inicio da 1a rodada marcado para ás 15:00hs, mas iniciou ás 13:00hs), tratamento inadequado com duas crianças (gritando a ponto de uma criança chorar copiosamente e pedir ao responsável para ir embora do evento), falta de premiação após o término da competição (com crianças é inadmissivel!). Poderia ficar aqui emumerando situações de desconforto em participar de eventos organizados pelos "imperadores" do xadrez carioca. Marco a mudança é necessária, basta ver os inumeros eventos e a alegria daqueles que participam, inclusive muitos que se afastaram, retornaram a pratica do xadrez nesses eventos organizados por nós que nos intitulamos Convergêntes. Quando os problemas não estão sendo resolvidos e nem demostração de melhora, então é necessário mudar, e mudar para melhor, creia, a convergência veio resgatar, melhorar e ampliar o xadrez carioca e fluminense. Torço para que voce pelo menos veja de perto um evento com esta nova organização e depois tire suas próprias conclusões! Grande abraço!

Clube de Xadrez de Três Rios disse...

CARO CELSO RENATO, ME DESCULPA TE CORRIGIR MAS OS FATOS SOBRE O ESTADUAL FEMININO NÃO FORAM BEM ASSIM. EM PRIMEIRO LUGAR O HORÁRIO FOI CORRIGIDO NO SITE OFICIAL NA 4ª FEIRA. ANTES ESTAVA MARCADO PARA 15H A 1ª RODADA E A 2ª PARA 16:30 O QUE ERA IMPOSSÍVEL JÁ QUE O TEMPO DE REFLEXÃO É DE 1 HORA PARA CADA JOGADORA. MESMO ASSIM, HOUVE BOM SENSO DA ORGANIZAÇÃO DE ESPERAR CHEGAR TODAS AS CONFIRMADAS E TELEFONAR PARA TODAS ANTES DE INICIAR A RODADA. COM RELAÇÃO A PREMIAÇÃO É LÓGICO QUE FOI RUIM NÃO TER SIDO NO FIM DO TORNEIO, MAS NUMA REUNIÃO ANTES DO INÍCIO FICOU ACORDADO ENTRE TODAS AS JOGADORAS E SEUS TÉCNICOS QUE SERIA MELHOR FAZERMOS 3 RODADAS NO PRIMEIRO DIA E APENAS 2 NO SEGUNDO ANTECIPANDO O TÉRMINO DO TORNEIO QUE GEROU A NÃO PREMIAÇÃO NO TEMPO FINAL DO CAMPEONATO. POR ÚLTIMO, RELATAREI AGORA O QUE OCORREU NO JOGO ENTRE MINHA FILHA ANA CLARA DE 7 ANOS E SELENA DE 9 ANOS. ANA CLARA ESTAVA AUTORIZADA A NÃO ANOTAR POR SER SUB-8,SELENA ANOTAVA MAS COMO É INICIANTE APRESENTAVA CERTA DIFICULDADE E ACABAVA DESCONCENTRANDO SUA ADVERSÁRIA, EU FALEI COM SEU AVÔ E TÉCNICO E JUNTOS SOLICITAMOS AO ÁRBITRO QUE ELA NÃO ANOTASSE. ENTÃO FICOU ACORDADO QUE EU ANOTARIA A PARTIDA JUNTO COM SEU AVÔ. EM CERTO MOMENTO ANA CLARA MOVEU SEU CAVALO E SELENA ACUSOU ESTAR EM CHEQUE MATE, CUMPRIMENTOU ANA CLARA E ABAIXOU SEU REI, NESTE MOMENTO UMA JOGADORA QUE ESTAVA DE FORA RELATOU QUE ANA CLARA NÃO PODERIA MOVER SEU CAVALO POIS ESTE ESTAVA CRAVADO. O ÁRBITRO FOI CHAMADO E DECLAROU A VITÓRIA DE ANA CLARA NÃO PELO MATE E SIM PELA DESISTÊNCIA DE SUA ADVERSÁRIA,SELENA COMO QUALQUER CRIANÇA SE SENTIU INJUSTIÇADA NUM 1º MOMENTO E CHOROU, O ÁRBITRO PIETRO FOI FIRME MAS EM NENHUM MOMENTO GRITOU OU TRATOU ALGUÉM SEM A DEVIDA EDUCAÇÃO. NA VERDADE OS FATOS QUE EU DESCREVI FORAM TODOS VIVENCIADOS POR MIM E NÃO POR ALGUÉM QUE ME CONTOU, POR TANTO CUIDADO TEM MUITA GENTE QUERENDO FAZER INTRIGA E ACUSANDO ERRO AONDE ELES NÃO EXISTEM. SAUDAÇÕES, PATRICK MONNERAT

Marcelo disse...

Amorim,Eu vou comentar o post com calma, visto que vc mesmo é testemunha pelo que conversamos que teria a dizer mais ou menos o que e da forma que o arco disse.
A questao foi o post do Celso,que nao Me lembro de ter visto no local do feminino para que ele pudesse fazer algum comentario. Recomendo que ele pergunte detalhadamente ao Wadinho o que ele acha que viu. Queria saber o e "com crianças que queriam apenas "brincar" de xadrez tratamento inadequado com duas crianças (gritando a ponto de uma criança chorar copiosamente e pedir ao responsável para ir embora do evento)". Primeiro,ninguem ali estava BRINCANDO. E uma competicao oficial, certamente diferente das competicoes num clube mais descontraidas. Segundo,descreva que tratamento inadequado foi esse e quem o cometeu. Comentarios sobre a convergencia,deixo pra depois.

Celso Renato disse...

Caro PATRICK MONNERAT, a versão que tenho dos fatos é outra! Para não ser radical enviei um e-mail para o Pietro para me inteirar mais sobre o acontecido, mas acabamos nos falando via MSN, ele estava já no Panamericano. Vou reproduzir uma parte da nossa conversa que é bem diferente do que voce narrou na sua postagem aqui neste blog que é acima de tudo democratico.
Pietro diz:
O pai de menina que jogaria contra a selena veio me perguntar se a Selena poderia parar de anotar
eu disse que naum era o árbitro ... mas por mim .... eu naum deixaria
vc sabe que isso pode dar problema
deu com vc no pan
mas o marcelo autorizou
eu estava longe ... estava no pc passando as partidas do mestres ...
quando acabou a partida da Selena
que tinha levado mate ...
apertaram a mão
decidiram td
celso renato diz:
isso
Pietro diz:
ai o pai da Taiza ...
naum sei se vc sabe quem eh
do JTC
talentosa ateh ...
celso renato diz:
sim
Pietro diz:
Veio dizer que a peça que dava mate
estava cravada ... naum poderia sair ...
nessa parte eu naum estava
quando cheguei ... o Ubirajara me perguntou o que acontecia
disse que ela aceitou o mate ... logo ... a partida estava finalizada ...
celso renato diz:
verdade
Pietro diz:
ai ele disse que o Reinaldo ... que foi lah no tabuleiro intervir ... falou grosso com a neta dele ...
e ela começou a chorar ...
o Ubirajara começou a levantar a voz
dizendo q ia me processar ... processar a fexerj ...
eu disse q ele poderia processar quem ele quisesse ... mas que naum ia fazer barulho no salao ... eu ia o expulsar
eu naum vi bem a forma q o Reinaldo se dirigiu a menina ...
celso renato diz:
mestre sabemos que temos de ter todo cuidado quando se trata de criança; pois uma atitude agressiva pode causar um bloqueio e a criança poderá não mais participar de eventos e até mesmo de praticar o xadrez
concorda?
Pietro diz:
SIm sim mestre
eu concordo com vc ...
mas o problema
na minha visão
eh outro ...
Não era a hora da selena estar naquele torneio ...
e digo mais uma coisa
disse a ele ...
o trabalho que eh realizado no JTC NAUM é realizado pra competições !!!!!!!!!!

Marcelo independente de ser uma competição Estadual a menina (Selena) é uma criança e ao ser tratada com agressividade, tende a não mais querer jogar xadrez, e isso é valido para qualquer criança, ou seja, quando lidamos com crianças temos que ter sensibilidade o suficiente para não causarmos traumas, sou professor e meus alunos, os trato com o maior carinho e respeito, sei que muitos choram ao perderem suas partidas, mas nunca podemos aplica-las um tratamento agressivo, pois isso é muito grave. Talvez nossas visões sejam diferentes, mas mesmo sendo o Estadual Feminino qualquer criança vai sempre visar, "brincar" e isso é normal, basta estudar um pouco de psicologia infantil para entender que criança é criança, sempre!
Bom amigos estive nesta quinta-feira próxima passada no JTC e o Vadinho fez questão que eu visse a premiação das meninas que foram a campeã e a vice. Sabe o que ví? Vadinho dando caixas de bombom as meninas, e a campeã não ostentava seu troféu, só a vice, e memso assim porque o pai foi atrás do troféu. Agora posso dizer, era o Estadual Feminino!

XADREZ CARIOCA disse...

Caros amigos,

propus uma pequena reflexão neste post e, infelizmente, o debate acabou seguindo um outro caminho. A exceção do Marco, que expressou sua opinião sobre a postagem em questão e recebeu o devido respeito que devem ter todas as opiniões em um país democrático, os outros acabaram por desvirtuar os objetIvos da postagem. Enquanto isso, o autoritarismo impera sem que os jogadores se manifestem, sem que se toque na ferida.

Uma pena. Uma pena mesmo.

AMORIM

Celso Renato disse...

Perdoem-me , não mais expressarei minha opinião para que não seja mal entendido

Marcelo disse...

Amorim...permita-me apenas umas colocacoes ao que o Celso disse.Neste momento estou em Macae,num memoravel regional.Com certeza,vou comentar o post como vc quer ,mas recomendo que vc reflita de forma calma sobre o q vc escreveu.
Celso,com certeza eu sei bem o que é arbitrar um evento com criancas e vc jamais me viu gritar com alguma,pelo contrario. Mas neste caso )(que nao presenciei),nada teve a ver...Se errou meu auxiliar,erraram mais ainda os pais.Se houve a agressividade citada,sem duvida houve um exagero.Mas acha q a atitude do pai em dizer q nao era mate esta correta? Vc como espectador faria isto? Em eventos de menores,alias nao separamos a toa...E acabam compreendendo. Sobre a anotacao,ela e dispensada aos sub 8,categoria razoavelmente recente,em brasileiros ate. No caso de tantos estreantes seria ate natural. Mas independente da Ana Clara nao anotar, a Selena,estava anotando errado e apontando as casas, algo comum nestas idades e isto estava desconcentrando a Aninha,que reclamou.Assim,com o aceite dela e do Patrick, desobriguei ambas.Isto nao interferiu na partida,como vc mesmo diz. Culpar a entidade, meste caso,e ser tendencioso.

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Marcelo,

diante das atitudes tomadas nos últimos dias, eu é que tenho que refletir? Tem certeza?

AMORIM

Marcelo disse...

Amorim,de volta...
Sim,vc deve refletir,para nao agir da mesma forma que vc critica. Foi mais ou menos a ideia inicial do Marco. QUEM TRABALHA VERDADEIRAMENTE PELO XADREZ DO RJ? ou A CONVERGÊNCIA ANUNCIA, A CONVERGÊNCIA CUMPRE sao frases que nao parecem combinar com o que vc propoe. Interessante é que das noticias foi o unico post com comentários. Nao sei a quem vc dirigiu o post, mas felizmente a maioria dos enxadristas esta longe da politica.quer apenas sentar e jogar.Vamos aos comentarios por frase:
-"Os que se unem para organizar eventos que primam pelo respeito aos enxadristas, cumprindo fielmente os horários pré-estabelecidos..." A unica maneira de respeitar os jogadores é cumprir este horário (nao que isto nao seja importante)? E fornecer um emparceiramento tecnicamente correto (com ratings disponiveis, etc)? E jogar em um ambiente confortavel em que se possa circular (nao limitado a menos de 30 jogadores), sem barulho,etc?
-"Organizadores que lutam para melhorar o ambiente enxadrístico do estado, convocando jogadores, árbitros e dirigentes para, juntos, elaborarem atividades que a comunidade anseia" - O que a comunidade anseia e qual comunidade? Vc se refere a capital?
-"Aqueles que fazem da briga, da discórdia, da mixórdia a forma de administrar?" Sera que "EU FAÇO VC NAO FAZ" é o correto?
-"Quem marca com antecedência os torneios para que todos possam se programar com mais tranquilidade... "
Qual e o proximo convergencia depois da UERJ (marcado ha uma semana)? Os oficiais eu sei.
- Ou aqueles que marcam evento semelhante no mesmo dia de outro, também realizado na capital, apenas para demonstrar força junto aos enxadristas, partindo para um confronto ridículo?" Só na capital? OK... Mas refresca minha memória..Que torneios nos tivemos na capital entre os dias 03 e 06/06?
- "Eu, vocês e todos os CONVERGENTES...ou Aqueles?" No plural...VC quer resposta?
Novamente, reafirmo,reflita...

André Kemper disse...

Amorim,

Não vou dizer muito sobre o que achei do post, mas entendo que seja um desabafo. Vou seguir a linha da convocação para um debate sobre o que os JOGADORES pensam, de forma bem sincera, como te diria em uma mesa de bar. Depois de ter permanecido ativo até 2008, fui incentivado a deixar o Xadrez um pouco de lado. Entendi que havia coisas mais bem organizadas para participar. Depois de um tempo, percebi que havia um movimento, uma espécie de revolução ou algo do gênero... Pessoas que resolveram "colocar o glorioso na mesa" e fazer algo para mudar o pensamento dos jogadores. Reparei que havia a possibilidade de jogar torneios em um formato diferente do que estava acostumado, em locais que ainda não havia jogado, com adversários que desconhecia. Isso despertou meu interesse pelos eventos da Convergência. Foi então que, PARTICIPANDO dos eventos, pude perceber que são melhor organizados que a maioria dos os outros que já participei; que são mais pontuais; que têm algum material de Xadrez; que o ambiente é mais agradável. É MESMO. Tem que estar lá para dizer isso; que há menos preocupações inúteis; que há a sensação de se estar participando de um evento importante; que, como jogador, sinto um respeito maior com o grupo; que as informações sobre os eventos são muito boas. A maioria das partidas são reproduzidas com perfeição. Ao final do torneio, quase todas estão lá. Há pessoas preocupadas com isso; e por aí vai... não dá pra lembrar de tudo em um post... Ainda cometem erros, mas como já ouvi: "Só erra quem faz..." Mas o principal é que só têm melhorado. E isso é BOM.
Poderia elencar alguns "erros", mas vou me preocupar com o principal, na minha visão. O maior problema da Convergência é acreditar em duas coisas - ou transmitir esta mensagem: a) a FEXERJ faz tudo errado, os eventos são horríveis, a diretoria não existe, o Presidente só faz política etc; e b) a FEXERJ e a Convergência precisam, necessariamente, apontar uma a falha da outra. É isso que precisa mudar. Já critiquei a FEXERJ em outras oportunidades - lembrando que crítica não é apenas algo negativo. Porém, veja o lado bom, o acerto, mesmo que por "equívoco"... Responda(m)-me: os eventos da FEXERJ melhoraram? Se alguém pensar que não, está equivocado. O site melhorou. Ferramentas até então inativas passaram a funcionar. As informações sobre os eventos estão mais rapidamente no site. Houve alguma preocupação adicional com os torneios, calendário, jogadores etc. Antes de se cometer novamente o equívoco de pensar o que fizeram de errado - continuaram a fazer - pense(m) no que foi feito de certo. E mais: pensem na razão. Se não houvesse a Convergência, isso teria ocorrido? A melhora do nível de serviço prestado pela FEXERJ se deu pelo altíssimo nível oferecido pela Convergência. Para mim, poderia ser chamada de Concorrência. E quem ganha com a concorrência? Eu. E acho isso EXCELENTE!!!
Voltarei a jogar em setembro e tenho refletido sobre que eventos escolher. Pensou nisso? Eu posso escolher o torneio do qual vou participar! Como disse ao telefone, não concordo com um evento que surge apenas para prejudicar o outro. Porém, acho boa a diversidade. Não tenho dúvida de que participarei de muitos eventos de ambos, mas sempre que perceber que se trata de um evento do Xadrez, sem política. Essa é minha visão como jogador. É por isso que estarei na AABB, não no TTC, dia 7/8. Justamente por apostar na eficiência do evento e, principalmente, por ter notícia do mesmo "séculos" antes.
Por outro lado - e peço que se junte(m) a mim - continuarei torcendo pela evolução da FEXERJ, pois gostaria de participar dos torneios por eles oferecidos.
Desculpe(m) pelo longo post, mas gosto de escrever.

Grande abraço,
Kemper.

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Marcelo,

a sua capacidade de caçar argumentos para justificar atitudes anti-éticas é algo que me assombra. Você é bom nisso!

Caro Kemper,

o seu comentário é recheado de lucidez. Concordo quando diz que a FEXERJ melhorou e tenho notado isso ao longo dos últimos torneios; tanto é que dei uma menção honrosa em JUNHO paraa organização do Classe B. Isto é uma coisa, outra é a ideia fixa em se em fazer política, como é característica desta administração, a ponto de marcarem este evento com único intuito de tentar esvaziar o da AABB-Rio. Este tipo de atitude não tem argumentos que justifiquem.

AMORIM

Marcelo disse...

Amorim
Vc fala da palavra ética,como se tudo e todos fossem anti-eticos e como se o problema fosse esse, caçar ou não argumentos. Vou repetir o que lhe disse pessoalmente, pq vc sdabe o que penso. Ao me perguntar SE EU CONCORDO com estes dois eventos simultaneos, respondi APENAS EU NAO FARIA. Portanto,nao tenho que justificar ou nao qualquer atitude (que nao foi minha) e nem esse foi o post. Vc apenas agiu intempestivamente. Nao fara diferença. Há pessoas que nao jogam os torneios da FEXERJ assim como há os que não jogam os torneios da "convergencia". A maioria~(como disse o Kemper) não esta aí pra politica e joga o que mais lhe convem,ou nao joga. Agora algo interessante, que o post me forca a comentar.É mais facil vc me ver, como visitante neses eventos "convergentes" que seja (e estive no ultimo IRT na ALEX) do que vc,Celso Renato e mais alguns. Pq? Pq vc me ve na AABB ou no Mundial de solucoes,como relatou o blog Maiakowsky na epoca? Sera que a convergencia é apenas um grupo de pessoas descontentes que procuram ajuda pra realizar eventos internos? Pq estes circuitos na verdade sao grandes internos.E na pratica,nao houve (e é dificil que haja,qq que seja o lado),difernça no perfil dos participantes.Apenas,por uma necessidade prática e facilidade de meios de comunicação, ressurgiram, o que é positivo. SoN noticiar, em nada muda.
Andre,acho que ano passado,e posso dizer isto talvez melhor do que muitos, talvez vc saiba como pensam alguns que nao jogam estes eventos citados, com a diferença que eles nao se preocupam se tem peça ou cafezinho (por sinal,o da Dina é muito bom). Nao se iluda pensando que o site melhorou pela convergencia,mas por necessidade profissional o que não é um fator negativo. O que sempre achei,meu caro bacharel, é que tudo deve seguir regulamentacoes, regras e o proprio orgao dio que vc faz parte, funcionar, para coibir absurdos.

André Kemper disse...

Marcelo,

Como disse no MSN, o site melhorou sim, pela existência da Convergência; na minha opinião. E claro que não falo do layout, mas das informações nele contidas. Isso é muito mais relevante. O quanto não era comum termos o final de um torneio e o resultado mais de uma semana depois no site?

Mas, como disse, e creio que com certa razão, há bons motivos para elogiarmos a FEXERJ e Convergência. Há também grandes equívocos a serem corrigidos, principalmente posturais.

Você falou do meu Bacharelado, o que me dá licença para dizer o que separa o joio do trigo na minha profissão. Um bom advogado deve ser capaz de a) colocar uma história no papel; b) transformar 1 linha em 5; e resumir 5 linhas em 1. Nesse sentido, vou te resumir a FEXERJ que vi nos últimos anos, em uma palavra: DESTEMPERO. Já a convergência, seria algo como XADREZ.

O que gostaria - e até percebo - é que a FEXERJ se aproximasse da Convergência neste sentido e que eles não caissem na tentação de assumir uma postura destemperada. O meio termo será suficiente para o progresso de ambos.

E estarei lá.

Grande abraço,
Kemper

Clube de Xadrez de Três Rios disse...

É isso aí, vi nestes comentários que o que eu pretendi com a postagem que fiz no blog do CXTR:Pontos para o xadrez do Rio (inclusive se o André, o Marco Coutinho e o Celso Renato não tiverem lido meu texto eu recomendo, mas é preciso ver as postagens mais antigas). Acho sinceramente que estamos no caminho certo. Sem dúvida nenhuma existe muita coisa a ser feita, mas o diálogo começou a existir e de forma amistosa e educada. Existe sim, formas diferentes de pensamento na condução do xadrez, mas é unânime a preocupação com a melhora do xadrez no Estado e isso é ótimo. Abraço a todos, cordialmente Patrick Monnerat