28 de abr. de 2010

CONVERGÊNCIA DO XADREZ FLUMINENSE: União de todos pelo xadrez do Rio!

Amigos(as) enxadristas do Estado do Rio de Janeiro!
Criamos esse blog para divulgar para vocês os eventos/atividades organizados e/ou apoiados pelo Movimento de Convergência do Xadrez Fluminense, que no momento conta com apoio direto do Clube de Xadrez Guanabara, da ALEX, do Clube de Xadrez Mendes, NEXAPA e do Xadrez Vencedor.
Novas adesões ocorrerão em breve!

Em síntese, desejamos massificar e qualificar a prática de xadrez no Estado do Rio de Janeiro.

Juntem-se a nós e participem de nossos eventos! Consultem calendários dos torneios previstos neste blog ou nos blogs/sites dos clubes citados.

A realidade que desejamos ter nos torneios que jogarmos, nós a construiremos juntos!

Só depende de cada um de nós! Passo a passo resgataremos a prática com qualidade e organização de nosso amado esporte-arte-ciência em nosso Estado.
Visitem nosso blog regularmente! http://xadrezriodejaneiro.blogspot.com/
Participem!
Organizem eventos similares com nosso apoio e conhecimento técnico.

A adesão de cada um de vocês é muito importante para atingirmos a CONVERGÊNCIA!!


Convergência do Xadrez Fluminense

12 comentários:

Migueis disse...

E a LIGA, tão citada anteriormente, quando sairá ?
Já funciona a LIMEX , Liga Municipal Estudantil de Xadrez, em Nova Iguaçu.
Migueis.

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Migueis,

a Convergência é um grupo de instituições de xadrez que visa a colaboração na organização de eventos. Ou seja, é uma união para a realização de torneios nos moldes que consideramos adequados aos clubes e jogadores. Não é um movimento político. Esperamos contar com a sua colaboração tb, vc que tem feito muito pelo xadrez do Rio, em especial pelo feminino e da Baixada.

Abraços,

AMORIM

Marcelo disse...

Amorim,é um sofisma vc dizer que "não é um movimento politico". Que instituições? Só vejo a ALEX e o CXM que para mim nao é novidade. O CXG, esta desfiliado oficialmente fa FEXERJ (as razoes sao a parte) desde 2006,mas ha muito nao participava.NEXAPA nao é filiado e sim AABB e Xadrez Vencedor entao...Agora vamos refletir: Uma coisa é vc criticar (e com razao) a qualidade dos eventos oficiais realizados a outra é vc oferecer alternativas. A FEXERJ realiza anualmente dois IRTs,mas ao contrario dos 3realidados no ultimo mes, IRTs estes que exigem pre-classificaco rigida,com outro foco.Estes tres, atingiram publicos especificos e o de Mendes, teve a fecidade na escolha do feriadao (livres no calendario oficial) que contemplou alguns que nao podem jogar frequentemente, independente de ser ou nao FIDE. As razaoes de qualidade, como pontualidade, toalhas nas mesas (irc), cafe e agua gelado para participantes (irc duplo),sao detalhes (alguns desejaveis ou fundfamentais),que podem (devem)ser atingidos independente do objetivo. O deste grupo assinado por 2 Mfs e apoiado por alguns,é simplesmente satisfazer seus objetivos. Quanto à"qualificacao dos torneios com o nosso conhecimentpo tecnico" sera que o meu AR pode responder: a) Que nivel tecnico se espera om 3 rodadas diarias de 2 hs ou 1:30/30 bonus? b) Pq o EA é o 5 criterio de desempate? Alguma razao MATEMATICA quer desconheço?
c) Sera que os participantes sabem que os artigos 8.4 e 10.2 das Leis nao se aplicam em controle bonificados, constituindo 2 regras distintas no mesmo torneio? (Na ALEX pelo menos tem relogio digital psra todos). É este o "conhecimento tecnico"?
Ligas tem seus objetivos. A LIMEX ainda que nao oficialmente constituida representativamente, cumpre seus propositos... Do contrário, é trocar 6 por 9!

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Marcelo,

vc está exercendo o seu direito democrático, como sempre defendido por este blog, de discordar.

Agora eu vou exercer o meu, de ignorar.

Abraços,

AMORIM

Renato Carvalho disse...

Muito bem ignorado amorim.
forte abraço e espero estar junto com vcs no eventos de qualidade que vcs fazem.
um abraço.

Migueis disse...

Amorim, amigo ! Não será pela SINDROME DO AVESTRUZ" que se resolvem as coisas. Só se deve partir para o IGNORAR quando não há mais nenhum argumento. Sei, perfeitamente, que qq instituição, filiada ou não, pode se insurgir contra os ditames de um poder maior. Isso pode ser através da criação [CONVERGENCIA] ou [LIMEX] . A diferença está naquilo que se prega. Faço os meus torneios sem que haja confronto de ideias com a FEXERJ. A LIMEX atua e pretende atuar apenas no ambito de NI. Por outro lado, lembro bem, que vc sugeriur tempos atrás a criação de uma LIGA, lembra ?
Ora, qualquer ato nosso é um ato politico. Pode ter consequencias ou não, mas, é um ato politico.
Por outro lado, bom que se faça xadrez, sem qualquer sub-intenção.
Migueis.

Migueis disse...

Ora, amorim! Relendo o seu post, não lhe parece que durante anos a FEXERJ tem ignorado os clubes filiados ?

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Migueis,

muito bem anotada aqui a sua observação sobre como os clubes foram e são ignorados.

Abraços,

AMORIM

Marcelo disse...

Migueis: É exatamente isto. "Só se deve partir para o IGNORAR quando não há mais nenhum argumento.... A diferença está naquilo que se prega" Mas se a FEXERJ ignora os clubes, não é a hora de reclamarem no forum competente? Nao vi o Amorim fazer isto quando esteve representante.
AA Renato? Nao vai responder as questoes tecnicas? Cade a qualidade? "A competencia tecnica?"
Aproveitando..isto aqui não è uma disputa entre quem é pior, se a FEXERJ ou "a convergencia" e sim uma tentativa de indicar (foi o que o Migueis fez) como se procede.
Ligas, que sao um caminho,surgem da necessidade organizada (e de forma profissional) de se juntar um grupo capacitado para organizar uma determinada tarefa, seja por exemplo no ambito do xadrez de elite ou no xadrez profissional, que sao os extremos. Mas sempre seguindo criterios tecnicos universais dentro do desporto.

Marcelo disse...

Na ultima frase leia-se "do xadrez de elite ou no xadrez escolar" ao inves de "do xadrez de elite ou no xadrez profissional"

Migueis disse...

Amorim e Marcelo !
Vocês dois, mesmo em posições diametralmente opostas são dois icones do xadrez estadual. Por que não, guardadas as diferentes intenções, trabalharem juntos ? Para destruir há muitos [não vocês]. Deixe por conta destes a tarefa de destruir e terão que mostar a cara.
Migueis.

Marcelo disse...

Migueis
por incrivel q pareca,conversamos quase todo dia pelo msn. Estou a disposicao (como vc creio,que tb é um icone),pra trabalhar pelo estado,nao pra qualquer grupo específico de interesses particulares edistantes da realidade geral.
Amorim.Resultados do AB BJN-ES (com (fluminenses) em www.comunic.com.br/xadrez