5 de abr. de 2010

EXCLAMA E INTERROGA: Março de 2010.

Caros amigos,

estou postando o EXCLAMA  e INTERROGA de março. No interroga nenhuma surpresa.

Vamos lá.


EXCLAMA

Meninas Super Poderosas de Três Rios: Ana Clara Monnerat e sua irmã, Clarice Monerrat sagraram-se campeãs estaduais de 2010 Sub-08 e Sub-12 anos, respeticvamente. Ana Clara conquistou o Bi-campeonato e Clarice foi Tri-campeã. Parabéns ao pessoal de Três Rios, em especial ao papai coruja Patrick!!



INTERROGA

Nova FEXERJ, velhos atrasos: Na primeira competição oficial do ano, o Estadual de Menores,  os mesmos problemas de anos anteriores continuaram a atormentar a vida dos enxadristas fluminenses. Mais uma prova da FEXERJ começou com atraso, tendo jogador que acabou desistindo de competir. Menos mal que no Estadual Adulto o atraso foi insignificante. Mas qual será o padrão em 2010? O Estadual de menores e seu atraso ou o Adulto que começou quase no horário??

AMORIM

3 comentários:

Marcelo disse...

Amorim
Clarice e Ana poderiam ate ser,na minha opiniao,tema do exclama (ou mençao) de Abril pela atuacao no Brasileiro. Nao foram Campeoes Estaduais,pq ao contrario do sub 14,so foi realizada a Categoria absoluta, embora tenham os direitos equivalentes no que tange a representacao. Clarice,alias foi 3 colocada geral no sub 12,atras apenas dos experientes Lucas e Dudu, mostrando que a cada dia evolui significativamente. Acho que merece sim,uma mencao a todo o CXTR,que mostrou em Petropolis e Barra Mansa,um grupo novo e coeso.
Como destaque,chamo a atencao,a algo desapercebido,exceto pra quem acompanha o xadrez em algumas cidades...No sub 14,tinhamos como favorito absoluto o jovem Miguel Angelo, classe A,finalista do Absoluto,etc e ao seu encalço o campeao de 2009,o petropolitano Luis Gustavo. E o agora cajuti Miguelzinho levou o titulo,mas outro petropolitano roubou a cena, com a mesma pontuacao,confronto direto (1a Rodada) e escore acumulado, tendo tambem vencido seu companheiro Luis. Para o jovem Rafael Serpa de apenas 1131 de rating (812 pontos para o Miguel!), certamente uma prata dourada!!! Como a Clarice, um Rafael diferente daquele que jovou o C e os Regionais de Tres Rios e Petropolis... Mencao tambem para o cajuti Guilherme Espinosa que mostou um jogo firme no 16.
Quanto ao interrroga,faltou apenas vc descrever como foi Barra Mansa.Puxa nenhum comentario,nao e relevante ne? Bem,pra mim interroga e muito a atitude deste (leia-se,o responsavel),que desiste de disputar.Nao merece nem que percamos tempo a respeito.

ViniciusRego disse...

Olha concordo com o exclama, mas o interroga, na minha opinião não foi o melhor dos escolhidos, acho que o grande interroga é a falta de explanação sobre os regionais 2010, não se pode cometer os mesmos erros de 2009, é necessário publicar como vai ser a pontuação e se vai ter premiação final e de quanto e para quais colocados. E o folder de cada etapa tem que se divulgado com uma maior antecedência! Quanto ao atraso do estadual de medores acho que foi um acontecimento ímpar, acho que não acontecerá novamente esse ano, assim esperamos!

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Vinicius,

o tema propsoto por vc sobre os regionais é bem escolhido e, realmente, é necessário maior transparência quanto ao regulamento, premiação e informações para que os jogadores possam estar a par das regras que norteiam essa comeptição. No entanto, o EXCLAMA e INTERROGA procura sempre refletir acontecimentos do mês anterior, o que, ao meu ver, não seria o caso dos regionais, embora eu ressalte que concorde plenamente com suas colocações.
Também desejo que o atraso do torneio de menores tenha sido um acontecimento ímpar em 2010, porém lembrando que em 2009 e em anos anteriores ele foi par e plural. Infelizmente.

AMORIM