17 de mar. de 2011

EXCLAMA E INTERROGA: Fevereiro de 2011.

Caros amigos,

acaba de surgir um tri-campeão do INTERROGA. Vamos saber também quem foi o EXCLAMA  do mês, além da Menção Honrosa.


MENÇÃO HONROSA

Primeiro aniversário da Convergência:  No mês que findou o MOVIMENTO CONVERGÊNCIA completou o primeiro ano de existência. Muito trabalho, organização e, principalmente, respeito pelo xadrez pautou as ações deste grupo que revigorou o ambiente enxadrístico no estado. E muito ainda está por vir!


EXCLAMA

GM Darcy Lima, campeão do Aberto do Alfabarra: O carioca batalhador do xadrez faturou mais um título: venceu o ABERTO DO BRASIL CIDADE MARAVILHOSA, realizado no Alfabarra. Darcy dá mostras que se pode fazer o trabalho dos bastidores e ainda assim se manter competitivo!!



INTERROGA

Calendário da FEXERJ é tri: Pelo terceiro ano seguido a Federação consegue, com seu calendário, ser o INTERROGA do início do ano. Em 2009 foi em fevereiro e neste ano e em 2010, de março. Ao consultarmos o calendário (??) vemos datas mas nada, nada de locais. A que níveis querem elevar o termo inoperância no dicionário da língua portuguesa??

AMORIM

11 comentários:

Marcelo disse...

Puxa..tri-campeao deveria ser hors-councours...E olha que esse pode ser tetra! Napo há comentarios que tinha que ter saido bem antes. Agora,não è para se constar locais..Se vc leu bem, principalmente no que tange a regionais do Interior, os clubes devem fazer propostas,verificar as datas,etc.. No seu caso Nao faz diferenca ja que vc nao joga fora...
Quanto a afirmacao,"Muito trabalho, organização e, principalmente, respeito pelo xadrez pautou as ações deste grupo que revigorou o ambiente enxadrístico no estado" realmente nao merece comentario lúcido.
Não se discute o GM Darcy e seu trabalho na FIDE. Mas se ele é o carioca batalhador (jogando por SP), vc seria o maranhense batalhador (jogando e arbitrando pelo RJ)? Já se falassemos do carioquissimo MI Diego (e jogando pelo RJ)... O numero 1 do torneio cumpriu seu esperado,assim como TEM O DIREITO de ter ido mal,dias antes em Brasilia.
Bem,meu EXCLAMA vai para o novo Campeao Estadual Diogo Duarte, que mostrou um jogo consistente, confirmado no citado Aberto do Brasil.
Meu INTERROGA é lamentavel.Os fakes voltam em um blog apolitico como Tres Rios. Acusam pessoas de DESONESTIDADE,de manipular emparceiramento (na presença de todos).Mostram uma completa IGNORANCIA inclusive do software de emparceiramento e até defendido por alguem que pelo titulo deveria ao menos nao usar sofismas. Este, arguido pelo Patrick e outros, em perguntas óbvias,calou-se...Daqui a pouco,volta neste blog...
MENCAO HONROSA.. UM Campeonato como Aberto do Brasil com cerca de 50 particvipantes? Pouco depois,um Brasileiro Amador em SP com o triplo...Enquanto o fraco Estadual foi para a FIDE em 5 dias , este decorridos 2 semanas ainda nao esta.O Brasileiro Amador, uma semana depois já esta liberado. Seria este o TRABALHO,ORGANIZACAO e principalmente RESPEITO? E..competencia?

XADREZ CARIOCA disse...

Marcelinho,

no coments.

AMORIM

Anônimo disse...

o meu exclama do mez vai parao ITT da convergencia que foi um torneio de altissimo nivel, com horarios respeitados, agua , cafézinho e confraternização entre os atletas depois do torneio terminado, apesar do MI leonardo Fusco adoecer durante a competição foi um otimo torneio de se jogar

Anônimo disse...

eu quero fazer um duplo interroga, primeiro para o campeonato estadual absoluto( o torneio de maior tradição do rio de janeiro)eu por exemplo joguei 19 vezes com um nivel de jogo deprimente e nenhum mestre se interessando em jogar um absurdo e o outro interroga são os ataques gratuitos ao trabalho digno da convergencia, quem não faz p.... nenhuma se acha no direito de atacar a quem faz.

Grande Mestre Darcy Lima disse...

Oi mestre Amorim

Primeiramente quero agradecer sua menção e elogio.Me sinto honrado com mais esta homenagem. Me sinto honrado também e feliz de ser o primeiro e até agora o único GM nascido e morando no Rio de Janeiro .Espero que outros em breve venham! A vitória no Quadrangular contra o GM Luis Galego e os fortes MI's Christian Toth (outro carioca! e sócio do CXG) e Luis Bronstein me motivaram apesar do meu pouco tempo a jogar o torneio excelente e que conta com os melhores jogadores do Rio de Janeiro (o Aberto da Cidade Maravilhosa). Salão Bonito , rodadas começando na hora etc... Na parte organizativa teremos mais coisas boas para o Rio, pode ter certeza.Já estào marcadas e serão divulgadas em breve. bem breve...

Como dizia um ditado, os cães ladram e a caravana passa...

Abraço
GM Darcy Lima

Marcelo disse...

É Wagner,o que nao faz o desespero...Fale sobre os Estaduais q vc jogou,inclusive ganhou...Hoje,nem pode falar,representa SP. Explique pq ATE A DATA DE HOJE,QUASE UM MES,o Aberto do brasil,com apenas 60 participasntes,nao esta na FIDE....

Big Alex disse...

Marcelo,

Menos... Menos... Sinto uma certa tensão!

Anônimo disse...

Bem mestre Amorim sempre acreditei na democarcia é a maneira de se expressar livremente e com educação. dai o SR MARCELO diz que por eu jogar por São Paulo eu não possa me expressar livremente eu elogio quem eu ache digno para tal e a critica que vejo de forma construtiva sempre é respondida com ataques verbais no minimo fora as tentativas fisicas de alguns dirigentes e alem disso me falam em desespero?! eu joguei e 19 estaduais ganhei 3 vezes e o que eu vi em 2010 foi mais fraco que os rapidos que organizo em Guadalupe ( reuni5 MFS) e se acham isso normal que percorram o mesmo caminho e deixem se expressar livremente quem luta pelo xadrez sobretudo o de base que não é trabalhado pela federação local e se temos alguns destaques é por obra e talento de seus professores( vide gianluca, lucas peixoto, daniel rangel, igor mourão, eduardo galvão e outros) precisamos de pessoas como o amorim que trabalham com a base do xadrez e notifica o que acontece de forma imparcial, precisamos do GM Darcy Lima que nos brinda pela 1 VEZ no Brasil um festival da juventude e precisamos de uma federação que trabalhe para os enxadristas e leve as criticas relevantes de forma positiva e construtiva e não estenderei mais esse assunto porque tem gente querendo ganhar audiencia em cima de meus comentários

MF Wagner Peixoto

Marcelo disse...

Wagner, menos...Ganhar audiencia em cima de seus comentarios?
Não confunda o que vc me disse. Diga que se o evento fosse realizado em dezembro,se o premio fosse maior (vc sugeriu R$ 2000,00) talvez tivessemos maior participacao. Estas sim,sao criticas corretas, constutivas, como vc diz. A data, infelizmente impossibilita os que pretendem jogar os Regionais e Abertos pq todos sabem que a FEXERJ vai publicar que todos, (inclusive vc) estao regularmente filiados por algum clube aqui. Clubes como o Tijuca,tem patrocinadores externos, correram atras. Alguns clubes do Interior, tem apoio da prefeitura e demonstram seu tabalho. Alás,espere o Estadual 8-20 no proximo fim de semana, e vc vera aonde esta esta base citada (é interessante mas vc nao citou nenhum atleta do interior. Sera que a ex-campea Estadual Juvenil (Absoluta),Feminina (Absolura) Brasileira,a Petropolitana Grasielle por exemplo,nao é um destes casos? Vou repetir: Não se discute o GM Darcy e seu trabalho na FIDE. Apenas,por acaso,o Mundial nao esta em nosso Estado, logo nao temos do que falar.

Kleber Victor disse...

Sinto que os "Dirigentes" da federação estão muitos nervosos, tensos mesmo. Talvez sejam sinais de uma TPE ( Tensão Pré Eleitoral). Para acalmar os ânimos proponho a repetição deste mantra durante os próximos meses:
UM CONVERGENTE INCOMODA MUITA GENTE; DOIS CONVERGENTES INCOMODAM,INCOMODAM MUITO MAIS; TRÊS CONVERGENTES INCOMODAM MUITA GENTE; QUATRO CONVERGENTES INCOMODAM, INCOMODAM, INCOMODAM, INCOMODAM MUITO MAIS; CINCO CONVERGENTES INCOMODAM MUITA GENTE; SEIS CONVERGENTES INCOMODAM, INCOMODAM, INCOMODAM, INCOMODAM, INCOMODAM, INCOMODAM MUITO MAIS .....
Recitando esse Mantra, a tensão certamente vai se reduzir, e vai sobrar mais tempo p/ fazer algo pelo xadrez do nosso estado nos próximos meses.

Anônimo disse...

Olá leitores do blog Xadrez carioca como a carapuça coube a algumas pessoas claramente distorcem o assunto. por exemplo" o Wagner não cita ninguem do interior?????????????
o igor mourão que eu saiba é de mendes e a grazi pode ser citada sim e devo ter esquecido outros porem não foi trabalho da federação que por sinal na época do mundial juvenil( Armenia) foi prometido a ela treinamentos com o mestre LIMP que é conhecido por sua integridade não foi dar as aulas será que ele temeu um cheque voador
ou nem foi comunicado ?! e a agressividade de alguns dirigentes Kleber na verdade só " froid" e não freud explica.