8 de nov. de 2010

EXCLAMA E INTERROGA: Outubro de 2010.

Vamos ao EXCLAMA  e INTERRROGA de outubro:


EXCLAMA

Joca, o mais carioca dos paulistas: O gente boa Joaquim de Deus venceu mais um torneio em nossas terras:  TORNEIO AMADOR DO ALFABARRA. Eterno gozador dos enxadristas fluminense, Joca, na verdade, é um apaixonado pelo xadrez, viajando pelo Brasil afora para disputar torneios em todos os rincões. É bem verdade que ganhar torneios mesmo só aqui, mas é por isso que ele é o EXCLAMA DO XADREZ CARIOCA deste mês!!



INTERROGA

Difamações no site oficial: No Brasil é, infelizmente, muito comum se misturar o público com o privado. Muitos não sabem separar o que é seu do que pertence a sociedade ou a um grupo, uma instituição. Utilizam um bem comum como se fosse de sua propriedade. E foi isso que vimos no site oficial, um texto de extremo mal gosto, difamatório, calunioso e ainda denegrindo a imagem do pai da psicanálise ao grafar de forma bisonha o seu nome. Um espaço que deveria servir para informar sobre os eventos, servir de alavanca de um esporte tão parco de recursos, que deveria incentivar a prática nos clubes, praças, colégios e qualquer outro lugar, no estado já tão carente de eventos, acaba sendo usado para cuspir a ira daqueles que não admitem o contraditório, que não aceitam a crítica, que se fecham em seu claustro achando que não precisam prestar conta do seus atos a ninguém. É de se lamentar o conteúdo daquele texto que transformou o site em espaço irascível. Mas será mesmo que alguém está supreso com este tipo de atitude??

4 comentários:

Marcelo disse...

Amorim
Da mesma forma que vc escolheu o ! num torneio q presenciou eu faço o mesmo...Pessopalmente nao indico um ! pq venceu um torneio para o qual poderia ser cotado. Sobre o Joca,que no momento disputa os Regionais por Botucatu (com o Arthur) so discordo de sa posicao nao-clubistica de bnao achar nada de mais estar filiado e disputar por equipes por mais de um clube. Quem reclamou do CXGR de Martinez Limp,Sadi.Arthur deveria lembrar do IBC de Joca. Isto para o Regulamento dos Abertos é irregular! Mas meu ! vai para o CXTR que organizou o ESCOLAR de TRES RIOS, que tive o PRIVILEGIO de arbitrar.Seria injusto mencionar so o Patrick e o Thales e esquecer as outras formiguinhas como Mario,Joao,Rafael e ainda o pessoal de JF e de Petropolis, representados pelo Paulo e pelo David, que ajudaram na festa. Ao final um Ensino Medio com jogadores do QUILATE de Matheus Correa,Iago,Tiago,Marcos Jr,Matheus Leal,etc.Escolar nao é só aquele eventozinho sem preocuipacao tecnica.Os citados estao REGULARMENTE MATRICULADOS...
Tres Rios,Petropolis,Paraty agora (esperamos que junto com Angra,onde o Migueis tb colabora),Trajano com suas dificuldades, nos mostram que é possivel.Infelizmente Mendes e Vassouras FORAM assim...
O ? complementa a sua escolha...Em pelo menos um blog(nao é o caso deste,vimos MENTIRAS,DETURPACOES (ate pq o responsavel nao esteve pra conferir),POLITICA etc. Nao basta apenas censurar o blog oficial.Nao basta dizer que o Estado (leia-se no seu caso a capital)esta carente de eventos (eu que vou a todos,te garanto q nao é bem assim). O Migueis q me permita parafrasea-lo (e pode me corrigir). Devemos repudiar o que é grosseiro...E completo,de qualquer lado.

Migueis disse...

Fui citado e assim, creio ser de direito, colocar-me.
Considero, mesmo em posições opostas, Amorim e Marcelo Einhorn necessários ao xadrez estadual. Quando me referi a "grosseiro", quis, apenas, lembrar de atitudes insensatas de alguns de nossos enxadristas, cartolas ou não. Deve-mos lembrar [ e isso ensinamos a nossos alunos, creio ]textos e procedimentos éticos, educados.Nem todos pensam e agem assim, dai o meu comentário.
Por outro lado, quero manter a minha posição de completamente a favor do xadrez, e assim irei proceder, sempre. Mesmo que alguns não queiram mais me ouvir, virtualmente, coloco-me a disposição para tentar resolver os problemas, de forma clara e eficaz.
Migueis.

AF Paulo C. Levy disse...

Amorim,
na verdade, o Joca sonha ser carioca!
O plano dele é criticar os cariocas, na esperança de reencarnar como carioca!!

Migueis disse...

Falou e disse, Levy. O JOCA, quando reencarnar, virá um carioca convicto, daqueles que querem ver os paulistas, argentinos, etc, tomaram xeques-mates de todas as formas. Até o famoso "mate do Chaves" > foi sem querer, querendo! Mas, o JOCA MERECE A DISTINÇÃO DO AMORIM. CONCORDO PLENAMENTE.
Migueis.