22 de mar. de 2010

XADREZ CARIOCA ENTREVISTA O EXCLAMA DE 2009: Vinicius Vilela.

Caros amigos,

leia abaixo a entrevista concedida pelo atleta da AXXM, na verdade um descontraído bate-papo, Vinicius Vilela, o EXCLAMA 2009. A nossa conversa transcorreu pelo MSN:

XADREZ CARIOCA: E aí Vilela, blz?

VINICIUS VILELA: Opa! Blz e tu?

XADREZ CARIOCA: Tranqs. Preparado?

VINICIUS VILELA: Sim. Mas vem k.

XADREZ CARIOCA: Diga.

VINICIUS VILELA: Vc sabe usar progrms editores de fotos?

XADREZ CARIOCA: Sim, pq?

VINICIUS VILELA: Eu tô querendo acender uma lampadazinha numa foto... sabe me dizer um programa que baixo pra fazer isso? Eh um Led uma lampadazinha vermelha vc conhece?

XADREZ CARIOCA: Putz, sei não. Mas não deve ser dificil descobrir. Não conheço.

VINICIUS VILELA: Vamos lá pra entrevista.

XADREZ CARIOCA: Ok.

VINICIUS VILELA: Manda ver.

XADREZ CARIOCA: Na verdade ela já começou.....rsrsrsrsrs...

VINICIUS VILELA: Hehehe...

XADREZ CARIOCA: Por falar em começar, vc começou 2010 mt bem, né!? Faturou o Estadual Adulto e fez uma bela campenha no Aberto do Brasil no Alfabarra.

VINICIUS VILELA: Isso mesmo e Vice Estadual, em Janeiro.

XADREZ CARIOCA: É verdade! Eu fui um dos árbitros do Aberto e pude acompanhar algumas de suas partidas. Vc tá numa ótima fase. Mas diz aí: qual a dificuldade ao enfrentar um GM ou MI?

VINICIUS VILELA: As dificuldades de se enfrentar MIs eu posso te responder melhor, pois contra os GM só joguei duas vezes, uma contra o Darcy e perdi e outra contra o Galego em um torneio do Darcy. Os MIs são muito duros de bater, os caras tem um grande número de recursos, muita prática e se adquirem qualquer vantagenzinha eles acabam convertendo em ponto inteiro. Desculpa a demora, fui atender a porta

XADREZ CARIOCA: Ok. No Aberto vc ficou atrás apenas de três MIs e a frente de outro e de todos os MFs. Aliás, o que está faltando pra vc virar um MF?

VINICIUS VILELA: O rating de 2300, que só vem junto quando eu tiver jogo de 2300, se eu estudar um pouco de xadrez acho que chego lá em breve.

XADREZ CARIOCA: Uma avaliação bem consciente, Vilela. Embora eu ache que vc já tem jogo de 2300.

VINICIUS VILELA: Quanto ao Resultado do Aberto, deve-se um pouco ao fator sorte torneio aberto em 6 rodadas: fiz 4,5 empatado com muitos outros.

XADREZ CARIOCA: Vc é da geração do Diego, Paolo, Santa Cruz, Pedro Paiva,.... Pq essa geração se mostrou tão forte?

VINICIUS VILELA: Acho que todos nós melhoramos nosso nível devido ao Diego, que despontou de todos esses citados, aprendemos muito com ele.

XADREZ CARIOCA: Legal. Eu vi vcs crescerem, fisica e tecnicamente, e fui o primeiro professor do Pedro Paiva, portanto sei o qto evoluíram. Enfrentei o Diego ainda moleque duas vezes: empatei uma, em que eu estava mt mal e perdi a outra, em que estava pior.....rsrsrsrs. Explica para os leitores do XADREZ CARIOCA como vc faz sua preparação pra torneio.

VINICIUS VILELA: Olha, preparo aberturas de acordo com as características do oponente caso eu o conheça, mas confio muito no meu repertório para enfrentar desconhecidos.

XADREZ CARIOCA: Qual foi a sua melhor partida e pq?

VINICIUS VILELA: Preparo aberturas normalmente... Olha, minha partida mais bonita foi contra Salim no regional Três Rios, foi muito bonita com vários sacrifícios que pode ser visualizada no blog do ARRUDA.

XADREZ CARIOCA: Ok. E a pior?

VINICIUS VILELA: Foram tantas... hehehe.

XADREZ CARIOCA: Hehehe.

VINICIUS VILELA: Já perdi até pra cego, que Deus o tenha, mas a mais frustante recentemente foi contra o Celio no Regional de Volta Redonda, aonde tenho posição ganhadora na Abertura, chego a recusar empate com tempo caindo em posição em que só ele pode ganhar e perco, é claro. E olha que contra o Louis eu que não vi o mate....

XADREZ CARIOCA: Rsrsrsrs. Vc recebeu o EXCLAMA 2009 deste blog? Como se sentiu?

VINICIUS VILELA: Orgulhoso, realmente fiz um dos melhores anos de xadrez na minha vida.

XADREZ CARIOCA: E agora foi criado pelo XADREZ CARIOCA o TROFÉU MELHORES DE 2010. Se acha um forte candidato ao de MELHOR JOGADOR?

VINICIUS VILELA: Olha vou tentar participar do maior número de competições possíveis, sempre me dedicando ao máximo, porém estou na reta final da faculdade e aumentado a carga horária de trabalho e não sei se vai ser possível competir tanto como em 2009

XADREZ CARIOCA: A propósito, o que achou da criação deste prêmio e quem apontaria como os grandes rivais na conquista do TROFÉU?

VINICIUS VILELA: Uma iniciativa, um incentivo ao xadrez é sempre bem vindo! Meu amigo Diego, sempre foi meu mais difícil adversário perante os tabuleiros, mas o Rio de Janeiro possui um grande número de jogadores fortes que se voltarem a prática serão considerados todos candidatos a melhor jogador. Wagner, Teixeira, Sady, Arthur, Pedro Paiva, Paolo e muitos outros....

XADREZ CARIOCA: Qual será seu próximo torneio?

VINICIUS VILELA: Olha estou querendo jogar mais 1 torneio para pegar confiança no cálculo, vou tentar jogar partidas complicadas, com o objetivo de me preparar para o ITT que vai ser realizado no início de Abril no CXG. Acho que devo jogar o Regional de Barra Mansa... tira esse acho daí. Devo jogar o regional de Barra Mansa

XADREZ CARIOCA: Ok. O que espera do xadrez do Rio em 2010?

VINICIUS VILELA: Olha eu vejo uma nova safra promissora, mas gostaria mesmo que os gigantes adormecidos voltassem a competir, não vejo os fortes jogadores de Niteroi, Petrópolis e até mesmo do Rio nas competições, acho que melhoraríamos nosso nível com a volta deles e é muito importante para acelerar o desenvolvimento da nova geração. Em São Paulo aonde muitos fortes jogadores estão em práticas, surge um número muito maior de revelações.

XADREZ CARIOCA: Obrigado Vinicius pelo bate-papo. Espero que os leitores possam curtir tanto quanto eu essa entrevista.

VINICIUS VILELA: De nada Amorim

XADREZ CARIOCA: Pra finalizar vc gostaria de deixar uma mensagem pros enxadristas do Rio?

VINICIUS VILELA: Vamos prestigiar mais o xadrez carioca, não devemos de deixar de participar de uma competição ou outra devido a divergências políticas, se gostamos de xadrez, e tivermos tempo disponível, devemos pratica-lo jogando qualquer torneio, seja do Amorim, da Alex, do Guanabara, da Federação, da Adux, do Elcio etc...

XADREZ CARIOCA: Blz, Vini! Vlw!

Um comentário:

Thales Castro disse...

Bela entrevista.... parabéns ao entrevistador e ao entrevistado. Vilela é Nota 10!!