4 de jan. de 2010

EXCLAMA E INTERROGA DE 2009.

Caros amigos,

como o prometido vai aqui o EXCLAMA e INTERROGA do ano de 2009. Não foi fácil escolher; o ano que acabou recentemente foi plural em termos de assuntos, os mais diversos no universo do enxadrismo fluminense. Foram várias exclamações e interrogações, mas tinha que escolher somente um de cada. Fiz minhas opções. Vocês, fiéis leitores deste blog, estão convidados a postarem o que acham que exclamou e interrougou no ano passao. Estejam a vontade.


Vamos lá:

EXCLAMA 2009

VINICIUS VILELA: O cara ganhou muito em 2009: campeão no Guanabara, na Lona de Jacarepágua, em Três Rios, Macaé, em Barra Mansa, em Marchal Hermes, além de ter sido vice em vários torneios. Mais que merecido ser o escolhido do \XADREZ CARIOCA. Toma Vilela, o EXCLAMA de 2009 é seu!!


INTERROGA 2009

VAIAS NO INTERCLUBES: Cena digna de comédia pastelão foi presenciada por quem disputava o Interclubes, no TTC. Dois dirigentes da Federação bateram boca em pleno andamento de rodada, dando clara demonstração de falta de respeito com os enxadristas presentes. Mereceram ou não as (históricas, a primeira vez que vi no ambiente de xadrez.) vaias??


AMORIM

5 comentários:

Marcelo disse...

Sem duvida o Vilela EXCLAMA, mais o curioso é que vc e a maioria,não pode,como eu,testemunhar isto,ja que ele participou da maioria dos Regionais do Interior e eu estive ao seui encalço.Fiquei logo atras em alguns,o superei em uns poucos. Vini certamente foi o destaque do ano,que ainda nao terminou (falta o Absoluto), exatamente nestes regionais,com o controle preterido por vários e um adversário dificil de ser batido. Mas,meu EXCLAMA vai para o TTC, Campeao da Eficiencia, representado pelo Diretor Reynaldo e pelo comandante Sergio, dando uma senhora volta por cima,após DESASTROSAS GESTOES que quase causaram perda do salao (hoje com armario de trofeus, computador,monitores) mais tradixcional do Rio. Vale a mencao tambem ao esforço do CXP,seu vice merecido Vice (liderando por varios meses) quando completa 30 anos. E o fez com gala, num inesquecivel e historico regional.Parabens ao Agostinho, Cris e David e outros anonimos pela honestidade, simplicidade, amizade.Parabens tambem ao eforço do Marco e de outros,que levou a AXXM a brigar entre os grandes.
O INTERROGA pra mim é "hors-concurs". Começamos o ano com fakes,ameacas e INVASAO ao escritorio onde funciona a entidade. Os reclamantes (alguns nem filiados) poderiam simplesmente protocolar ou registar. Tinham que interromper uma gestante (que nada tinha a ver com isto), em seu escritório e com uma cliente, ato nada civilizado. Situacao sem oposicao é ditadura, mas oposicao se faz de forma digna honesta e transparente. Atitudes como estas ede fakes que aqui escreveram só envorganham nosso esporte.Da mesma forma que essas cenas teatrais (e ouras durante o Interclubes, como árbitros dirigentes gritando) descritas pelo nosso expert Amorim sao lamentaveis. Cada olho ve conforme é conveniente,nao?

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Olá Amoringa, meu badejo!! :)

Na minha humilde opinião, o exclama de 2009 vai para Roberto Stelling e Leonardo Mano, com apoio do staff (esposa do Stelling, esposa e sobrinha do Sergio Dias).Os caras enfrentaram de tudo (falta de patrocínio, o encarregado original da organização só atrapalhou,etc..), se assorberbaram nas funções gerenciais e operacionais e produziram um evento elogiado por todas as delegações estrangeiras! nenhuma vaiazinha......
Novatos na organização de eventos de xadrez e sem viverem econômicamente da atividade enxadrística, mostraram competência modelar.

Feliz 2010, Amoringa, Xadrez Carioca é um baita peixão que sabe bem morder uma isca!! :)

ViniciusRego disse...

Foi um bom na minha vida profissional e também no xadrez. Acho que o ano de 2009 foi rico em eventos enxadristicos! E todos sabemos que pode ficar ainda melhor! Apesar da divisão política, estamos vendo os dois lados proporcionando bons torneios, e isso que é importante!Este blog é o melhor em informções enxadrísticas, com postagens fabulosas, seja criticando, aconselhando, saudando etc...

E vou dar o meu exclama 2!! para a postagem do Chess Lockhomes! Fantástica. Um abraço e Feliz 2010! Espero estar mandando um vídeo muito interessante para o seu blog em breve!

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Vinicius,

fico aguardando o seu vídeo. Pode mandar.

Caro Maia,

tivemos muitas e boas exclamações e não foi fácil escolher uma. Por isso, acho legal vcs darem a de vcs tb.

Caro Marcelo,

bom, com vc eu já falei pelo msn..rsrsrsr


AMORIM

Marco Coutinho disse...

Concordo em alguns pontos com o Marcelo. Acho que este anos houve vários "exclamações" e alguns "interrogações".
Vou escolher, então, dois diferentes:
Para o item exclama, cito o surgimento do jovem talentoso Miguel Ângelo, filho do também forte enxadrista José Jorge de Carvalho.
Já para o item interroga, cito a desfiliação, a pedido (não sei de quem), do PSXC.