25 de nov. de 2008

ESTADUAL FEMININO 2008 - Resultados

Foi realizado o Campeonato Estadual Feminino deste ano. A competição teve curso no Colégio Gonçalves Dias, em Nova Iguaçu, com organização do AN Manoel Migueis. O torneio teve a participação de somente 5 jogadoras! Um número muito, muito aquém do que se poderia esperar. Embora a pouca participação feminina no xadrez esteja longe de ser um fenômeno local, seria bom haver uma reflexão dos motivos de tão baixo quorum no evento enxadrístico feminino mais importante do estado. Afinal, fim de ano é a época mais adequada para tentarmos elucidar onde os erros aconteceram e porque aconteceram. Mas, será de pouca valia se junto a reflexão não vierem as correções necessárias.

Veja abaixo a classificação das heroínas!

1º - ELIANE APARECIDA DE SOUZA - PSXC - 3,5
2º - JOYCE PS COSTA - IBC - 3,0
3º - FERNANDA SERVIAN - CXV - 2,5
4º - JANETE FATIMA - IBC - 1,0
5º - BEATRIZ MRTINS PENA - IBC - 0,0.

Eliane de souza se classificou para a final do Estadual Absoluto.

"Quanto mais xadrez, menos política; o inverso também."

3 comentários:

Migueis disse...

já informei que os Estaduais Femininos passaram a ser em NI pois anteriormente, quando jogados no RJ, aconteceu em 2000 apenas 4 jogadoras, uma A [Virginia Lagrange] e outras duas iniciantes [a melhor 1240]. No ano seguinte não houve competição pois somente uma moça compareceu [Ana Claudia, do IBC]. Assim, propus que se fizesse em NI pois conseguiria um número significativo. Se neste ano, não tivemos a participação das moças do CXP, CXGR, ALEX, esses devem se apresntar e dizer quais os motivos. Já informei ao Presidente que "o campeonato pode ocorrer em qualquer lugar, basta que interessados se apresentem". Quem sabe, depois que apresentei proposta aprovada na AG, em relação a campeã participar do Estadual Absoluto, alguns dos que votaram ontra se mobilizaram para que o evento tivesso a pouca repercusão que teve ?

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Migueis,

o que parece ocorrer, pelo menos sob minha ótica, é que não há uma política voltada para o xadrez feminino no nosso estado. Não se vê ações nesse sentido. Existem meninas praticando xadrez nos colégios mas parece não existir a preocupação de aproximá-las dos clubes, incentivá-las ou tão somente orientá-las. Existem, claro, exceções de dirigentes que buscam divulgar e realizar eventos de enxadrismo feminino, mas são ações isoladas e que, infelizmente, não darão os frutos necessários enquanto não houver um projeto voltado para esse fim.

AMORIM

Migueis disse...

Amorim, boa tarde ! Você tem toda a razão. Pelos poderes constituidos, em nosso estado, o Campeonato Feminino já de há muito não existiria. Pior ainda é que há gente lutando para que tal aconteça. Remember, a AG onde apresentei a proposta de valorização da campeã feminina e houve enxadrista votando contra.
Lamentavel, mas que nós, eu, vc e alguns outros continuemos lutando pelas nossas moças. Um abraço.
M.