6 de set. de 2010

EXCLAMA E INTERROGA: Agosto de 2010.

Caros amigos,

vamos a mais uma seção do EXCLAMA & INTERROGA:


EXCLAMA

Cantanhede (póstumo): Em agosto perdemos a figura impar de Hilwan Cantanhede. Bom jogador e um cavalheiro, Cantanhede deixará saudades entre aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Fui agraciado em poder jogar uma partida com ele, quando já estava visivelmente debilitado, a ponto do meu amigo Rafael Pires ter de levá-lo ao ponto para que pudesse pegar um táxi. Mas este caso só reforça o quanto ele era apaixonado por xadrez. Cantanhede, um enxadrista que deixará muitas saudades!!



INTERROGA

Diplomas no atacado: No mês passado foi realizado o torneio de aniversário (??) da FEXERJ. Foram distruibuidos, a título de homenagem, alguns diplomas pelos relevantes (??) serviços prestados ao xadrez do Rio. Figuras como o AI Alfred Salamon são merecedores de muito mais. Porém, o filho de um vereador, candidato a deputado nesta eleição, também foi agraciado, segundo o site oficial. Alguém pode me dizer o que de relevente (??) ele fez pelo xadrez do nosso estado? Fazer política eleitoral usando a imagem e o nome da Federação é correto??

Um comentário:

Marcelo disse...

Prezado Amorim
A menção do Cantanhede na verdade interrogaria.Por sua inestimavel perda. Apesar da idade,doenca natural,etc pq como vc disse,era uma figura unanime, como alguns de nossa velha geracao. Pensemos nisto,quando os mais novos se degladiam, em escutar os mais experientes.E o Salamon nao precisa deste diploma. Ja tem nossa homenagem máxima,Grande Benemérito de algo que sem duvida ajudpou a construir e ainda constroi.
Bem,meu exclama,como te disse pessoalmente,vc noticiou. Parabens ao GianLuca, Campeao Estadual, Brasileiro e...Vice-Campeao Pan Americano sub 8,que durante parte do torneio inclusive,liderou. sem duvida uma prata e tanto pro xadrez carioca (trabalho isolado), criticada por muitos. Mencao para a minha simpatica algoz e Campea Estadual Rapida,WMI norueguesa Kathrine Tjolsen, que se encontra estudando no Rio, que "atropelou" nomes como Tadeu,Arthur e o MI Limp. Já o interroga é "hors-concours". UM IRT com R$ 10 mil em araruama com 26 jogadores (24 efetivos). Independente da organizacao e realizacao,que nao esta sendo questionada,é um exemplo de mau planejamento,de como NÃO SE FAZ.Sera que realmente alguem acha que os enxadristas DO ESTADO não trabalham,não estudam pra poder jogar? Qualquer um de nos,com ate metade disto consegue realizar um evento com pelo menos o triplo de jogadores sem muito esforço. Sera que o Rio precisa desta DIVERGENCIA egocentrica, desperdicio? Reflitamos...