3 de jul. de 2009

EXCLAMA e INTERROGA: junho 2009

EXCLAMA

Zonal Sul Americano: Ótima iniciativa da CBX, emcampada pelo Clube de Xadrez Guanabara. Competições de altíssimo nível como essa deveriam ser mais corriqueiras por aqui!!




INTERROGA

Site Cego, Surdo e Mudo: O orgão oficial de divulgação do Xadrez do Rio simplesmente ignorou a competição mais importante dos últimos tempos realizada nessas bandas, citada acima. Ignorou, também, o Regional Sudeste de Xadrez Escolar, organizado pela AABB-Rio e tendo sido comunicado oficialmente com antecedência. Essa é a maneira correta de se fazer xadrez no nosso estado? Aos amigos tudo, aos inimigos o boicote??

AMORIM

11 comentários:

Celso Renato disse...

Prezado Amorim, gostaria de expressar minha opinião.
Exclama: A Equipe Brasileira que ganhou o Mercosul de Xadrez na Argentina de forma convincente e indiscutivel, com destaque para o GM Fier, que como dizemos no futebol, "tá batendo um bolão, o garoto, rs".
Interroga: A não execussão até agora do xadrez escolar em nossas escolas estaduais e já estamos no meio do ano letivo, e ninguem sabe dizer o porque.

Marcelo disse...

Nao sei se poderia citar no ! e ? uma competicao realizada fora.Fica a sugestão.
O Exclama vai para a organizacao da equipè brasileira que disputou a I Copa Mercosul,inconteste Campeã absoluta! Registra-se apenas a ausencia certamente por compromissos ,creio que de opiniao unanime,do GM Milos. Hoje, orgulhosamente temos por enquanto 8GMS e com a esperança que possamos contar com uma equipe titular para a Olimpiada e tentar uma colocacao mais compativel.Foi uma equipe
impecavel,coordenada pela CBX e pelo seu capitão. Mencao para Fier,Leitao e Juliana,que alem disto,nos representarao no Mundial.
O Interroga pra mim,me desculpe, foi indubitavel.O Regional Sudeste Escolar foi o fracasso Absoluto... Colocar a culpa so na Copa Ayrton Senna é tapar o sol com a peneira. Faltaram mineiros e capixabas. Faltaram principalmente os fluminenses. Onde estao os
petropolitanos que jogaram os estaduais? Mendes,Cabo Frio cujos representantes atuaram como arbitros? Tivemos um Brasileiro sub 16-18 realizado com o apoio da Federacao Catarinense,uma semana depois,que comprova,considerada a comparacao.
Respondendo,a sua critica... Discordamos do termo boicote,pq NAO PROIBIMOS A PARTICIPACAO DE ALGUEM ou REALIZAMOS EVENTO SIMILAR em PARALELO. Simplesmente não divulgamos e não comparecemos, pq este ERA O DESEJO DE VCS ORGANIZADORES,competentes pra não precisar de nossa ajuda ou presença. O primeiro passo pra melhorar e reconhecer humildemente que não foi bom e vc mesmo não deu maiores informacoes no blog.Nem na politica,quando dois governantes se xingam publicamente ha o desrespeito hierarquico. Qdo da realizacao do PAN 2007,ou da Copa de 2014 ou da Olimpiada de 2016 se aqui forem,tenha certeza que o Prsidente da Republica,sera recebido pelo governador ou pelo prefeito da cidade,o governador pelo prefeito em um evento dentro do Estado, com toda a honra que lhe são devidos. Vc poderia ter toda a certeza,e disse pessoalmente ao Pablyto,que se ele ou qualquer outro dirigente da CBX nos visitasse em qualquer evento oficial, seria,tao logo possivel (no inicio de uma rodada,abertura ou encerramento),anunciado como tal.A FEXERJ entende que a CBX é a responsavel pelos eventos CBX/FIDE como ela,os estaduais. A FEXERJ entende que ela é a filiada assim como a AABB e sua filiada e nao os AN Pedro ou AR Amorim e que a organizacao de qualquer evento nacional no estado e que portanto envolve mais de uma filiada,é sua atribuicao.Contando claro, com a imprescidivel ajuda dos filiados, como ocorreu com o Brasileiro Juvenil de 2007 realizado em Petropolis.Assim,não consideramos esta relacao direta da CBX com nossos filiados e a organizacao de eventos sem nosso apoio,como este Eegional e o Pan em Mendes no final do ano.
Todos nós INTERROGAMOS,pq é lamentavel chamar isto de xadrez escolar e vcs ja mostram como fazer,resta enxergar...O Clube e a
continuacao da escola em qualquer segmento. É assim em Petropolis, com o trabalho em escolar publicas e particulares.É assim com vcs,ja que a AABB dispoe de tres atletas destaque no ultimo Intercolegial, que se nao conquistaram titulo individual,levaram para uma simples escola estadual. Atletas hoje monitores lá e idolos em menor grau,para seus colegas. Sabemos que não é simples,há dificuldades. Gostariamos
sim, de ver os alunos participantes deste Brasileiro, nos Estaduais...
Sobre o Zonal 2.4,fica apenas uma critica construtiva.Em tempos,onde a FIDE procura mídia,divulgacao do esporte,inclusive refletidas
nas regras de torneios,dois fatores poderiam ser melhorados. O horário e o local dos jogos. Não fossem estas brigas,que só prejuicam o esporte, certamente a FEXERJ com seus filiados,arrumaria sem qualquer onus e limitacao de horario, locais mais amplos e com
horários como do Continental,que permitiria a visitacao de mais entusiastas, sem o constrangimento da necessidade de e-mails para
organizadores,como anunciado no blog Maiakowsky.

XADREZ CARIOCA disse...

Caros Celso,

sua lembrança sobre a conquista da nossa equipe no Mercosul é válida, no entanto a especialidade deste blog é o xadrez do estado do Rio de Janeiro, qual seja, eventos realizados no nosso estado ou resultados relevantes de enxadristas de terras fluminenses. Notícias e comentários sobre o xadrez nacional e internacional os leitores conseguem em´(ótimos!) blogs especializados como o seu e o Maia, por exemplo.

...............

Caro Marcelo,

não sei porque me dou ao trabalho de lhe responder. Talvez por respeito a sua opinião.
Com relação ao seu EXCLAMA, aí em cima, em resposta ao Celso, tem o esclarecimento. Já o INTERROGA, é sua opinião e aqui todos podem se expressar.

O restante do seu texto é, mais uma vez, um balaio de gatos. Fala de hierarquia como se fossêmos todos das Forças Armadas e devêssemos obediência aos nossos superiores (?), uma expécie de república do vassalismo.

Não, caro Marcelo, essa sua estranha hierarquia não está nos alfarrábios que serviram de guia para cunhar minha personalidade.

E, para finalizar, com relação ao Regional Escolar, é óbvio que o número de participantes não foi o esperado e, por esse aspecto, pode, você, rotular de fracasso.

Mas o que me diz de eventos em que faltam medalhas, planilhas, troféus são trocados, atrasam absurdamente o início da rodada, erram emparceiramento, cobram de atletas de clubes com atraso no pagamento da anuidade valor superior ao dos jogadores não federados (?!), tem a divulgação do resultado feita muitos dias após o final do torneio, e, apesar do supracitado, ainda afirmam que o evento foi um sucesso.

É, amigo Marcelo, de certo, torneios com essas características são um sucesso!

AMORIM

Marcelo disse...

Amorim
Ao menos,vc tem o espirito voltariano,anti-censura coerente,ate quando a critica te atinge e isto é uma virtude.
Bem,se dentro do estabelecido,o ! é local,fica pro trabalho de alguns professores no Intercolegial,principalmente o de dois,de escolas publicas,que revelaram talentos e que continuam.Ja os citei. Falei de hierarquia,mas nao de forcas armadas (na qual nao tenho nada contra,alias pra militar nao levo o menor jeito).Vc esquece o que é uma Federacao e seu principio. Talvez,sequer saiba qual a realidade em alguns municipios ou noutros desportos. Se vc nao quer esta hierarquia,nao deve reclamar da ausencia da FEXERJ no evento.
Nao vou consegui-lo demover disto mesmo, mas entenda que defendo esta postura, independente de quem a ocupe. Interessante sao eventos,onde ha a separacao de federados ou nao-federados em que so o orgao gestor é que poderia informar com precisao a situação.
Quanto ao Sudeste,nao foi so quantitativo e vc sabe disto.Vou repetir... Onde estao os fluminenses? Pq nao vieram? Mesmo que nao acredite,a FEXERJ nada fez. Pense apenas,se fosse em Mendes ou Petropolis,seus alunos iriam? E pq eles nao jogam os Estaduais? Se vc é capaz,mude este quadro.
Quanto as criticas,faltou o papel de pao,mas ainda bem,que um premio prometido nunca foi diminuido. Vc e alguns se preocupam muito com a aparencia (atraso,divulgacao,etc) e muito pouco com a qualidade tecnica,que num escolar deveria ser redobrada. Alias,arbitrar um é muito mais trabalhoso (mesmo com custo de organizacao menor) que um FIDE.Deveria ao inves de criticar,compreender que alguns imprevistos ate podem ocorrer.Estes nunca criticamos.
A cobrança de clubes em atraso é errada mesmo,talvez estes clubes nem devessem participar,não é mesmo (os atletas se transfeririam)?

Marco Coutinho disse...

O exclama deste mês vai para o companheiro Irahy Ribeiro de Carvalho, do CMUN,que foi campeão do Estadual de Veteranos.
Já o interroga é a citação (ou acusação) que alguns blogs fazem de pessoas, o que é perfeitamente válido, porém, quando estas respondem ao mesmo blog, não tem suas respostas publicadas. É lamentável, para não usar uma expressão mais contundente.

Marcelo disse...

Amorim.Em tempo...
Havia me esquecido de mencionar um fato que rfealmente exclama! Em 21 de junho em Fortaleza, o petropolitano Jose Jorge de Carvalho,representante dos correios (que tem varios enxadristas!) e campeao da Seletiva Nacional, sagrou-se Vice-Campeão Mundial dos Jogos dos trabalhadores! www.xadrezcearense.com.br

ViniciusRego disse...

carak da sono ler os comentários do marcelo....
Marcelo seja moderado!

Anônimo disse...

A julgar pela hibernada página OFICIAL e pelos comentários dos que dão as caras, concluo que tudo está como antes na terra de abrantes.
Uma curiosidade:
depois da AGE onde 3 penetras votaram sem poder votar, é muita cara de pau se falar de democracia e em Voltaire.
O óleo de peroba virou loção pós barba!
Anderson

Marcelo disse...

Vinicius
Apenas,nao leia.Vc faz mesmo fisica?
Anderson
Infelizmente,parece que vc deve procurar no dicionário o significado da palavra democracia.Vem do grego,viu? tudo esta como dantes e sempre bem. O que noto é a ausencia do nosso sumido amigo, nem pra anunciar a II Copa Malibu ou trazer seus alunos (sera que EXISTEM) para o FRACASSADO,repito,Sudeste Escolar.
PS: traduz ai o "O óleo de peroba virou loção pós barba!" .A inteligencia do dr sabetudo nao conseguiu decifrar.

XADREZ CARIOCA disse...

Caríssimo Marcelo,

novamente você rotula de fracasso o Regional Sudeste. Devia peguntar a quem participou. Aproveita e pergunta, também, aqueles que participaram do Interclubes do ano passado, o que eles acharam.

"... tudo esta como dantes e sempre bem."
A quem está querendo enganar?

Acho que vou fazer uma enquente aqui no blog solicitando a opinião dos enxadristas sobre a organização dos eventos oficiais.

O que acha da ideia?

AMORIM

Marcelo disse...

Caro Amorim.
Qualquer enquete seria tendenciosa. Nao por vc,mas por quem le. Vai satisfazer a alguns e contrariar outros. Sobre o Interclubes,em relacao a organizacao,diria sem qualquer problema,que houve falhas,apesar do nivel tecnico e nao tenho o menor problema em admitir isto.A grande questao é que criticar é facil e vc como arbitro,deveria compreender e quem sabe apontar a solucao. Pelas falhas se conserta.
Quem sabe disponibiliza o salão da AABB pra organizarmos (nosso problema cronico de espaco)
Qto ao Escolar,é facil perguntar a quem jogou.Pergunte a quem nao jogou o motivo. Pergunto ao Anderson pq ele nao trouxe alunos e a vc pq faltaram tantos do nosso estado. Estaria caro? Nao fazem falta? Pq seus alunos nao jogam o Estadual? Nao sou eu quem quero enganar,nao tenho o que esconder.