6 de mai. de 2009

EXCLAMA e INTERROGA: Abril 2009

EXCLAMA

CELSO RENATO & CAMPANHA PRÓ-LUCAS: Através do seu blog, Xadrez Vencedor, Celso Renato iniciou um movimento a favor do jovem Lucas Peixoto, filho do MF Wagner Peixoto, visando possibilitar a ida do enxadrista ao FENAC, realizado em Londrina-PR. Várias foram as contribuições e estas exclamações se estendem a todos que se sensibilizaram e participaram da bonita campanha do Celso!!


INTERROGA

EXPULSÃO DE JOGADOR: Um fato lamentável aconteceu durante a realização do Estadual Classe B, no Tijuca Tênis Clube; Wagner Peixoto foi expulso do salão e, junto com ele, seu filho, um dos participantes do evento. Não havia outra forma de contornar o problema??

24 comentários:

Marco Coutinho disse...

Para mim, o exclama do mês de abril foi a conquista do campeonato classe B do Luiz Claudio, do CFXC. O interroga deste mês foi a torre que entreguei inteira para o Vilela no Regional de Barra Mansa.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Rapaz, nunca vi exclama e interroga tão bem escolhidos! Eu pensei exatamente nos mesmos!!!

Parabéns!!!!!!

Celso Renato disse...

Caro Prof. Amorim, obrigado pelo carinho da indicação no "Exclama" do mês de Abril e me sinto gratificado por ter conseguido um objetivo que parecia ser muito dificil, isso prova que ainda existem pessoas que amam o xadrez e se doam por ele. Valeu!

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Celso,

nada mais justo o EXCLAMA deste mês. Felizmente ainda existem pessoas que realmente se inteessam pelo xadrez. Você é uma delas.

Caro Maia,

temos muitos pontos em comum, esse foi só mais um.
A luta continua, amigo. Quem me conhece sabe que eu gosto de fazer as coisas com calma e parcimonia. Não desistí não!

Caro Marco,

não sabia da sua capivarada. Considere-se INTERROGADO...rs

MI-AF Eduardo Arruda disse...

Endosso as palavras do Maia.
Pensei a mesma coisa também!
Parabéns.
MF Eduardo Arruda

Marcelo disse...

Bom...o Interroga poderia ate ser isto se tivesse contecido... EXPULSAO DE JOGADOR.WAGNER e JUNTO COM ELE.... Ele era jogador e nao foi expulso como já expliquei...O interroga vai justamente para boatos unilateriais tendenciosos (LEIA-SE INCLUSIVE NAO ESTAVAM LA).
O Exclama pra mim tem nome (Alias,o de maio ta guardado!): O petropolitano Miguel Angelo, filho do JJ,de apenas 14 anos e recem-filiado,vice-campeao estadual sub 14,foi bronze no Estadual C e um bom B,classificando-se para o Estadual A, onde não se intimidou.Salvo engano,um raro talento.

ViniciusRego disse...

Ai marco, vc me entregou aquela torre, agora estou jogando pelo seu clube, estamos quites :) hehehehe
Espero ajuda-los!
Bem legal esse quadro do exclama e interroga, legal a campanha do Celso, mereceu o exclama, agora esse interroga pareceu até 1.f4 e6 2.g4??? interrogou 3....

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Marcelo,

hoje ainda é dia 07 e vc já tem o EXCLAMA de maio?? Aconteceu algo relevante por esse dias, fora o título do Daniel, jogador em clara ascensão, ou vc está já determinando o que vai acontecer?
E quer dizer que não houve expulsão?
O sol é extenso.... haja peneira!

AMORIM

Anônimo disse...

olha, sinceramente eu não pretendia estender esse assunto, mais como o meu nome esta sendo citado vou ter de responder: eu fui expulso sim, com ameaças de agressão fisica e o segurança do clube só não foi chamado porque o barata impediu e ainda me foi sugerido que ei esperasse fora do clube o meu filho lucas, olha o tamanho da humilhação, realmente o lucas não foi expulso, mais não teria como ficar na competição assistindo o que ele viu e eu obviamente temia tanto pela integridade fisica como mental de meu filho, agora todo mundo é inocente só que vi o que alguns cidadões são capazes pela politica e olha que eu não boicotei( palavra em moda ultimamente) nenhum torneio, simplesmente eu escolho o que é melhor para mim e pro meu filho, soube que falaram para o pai de outro atleta que o filho dele não ganharia o brasileiro mesmo, as vezes eu para pra pensar que tem gente que torce contra é incrivel, o celso fez uma campanha maravilhosa quefoi aderida por amigos e novos amigos alem da diretora da escola do lucas e tem gente discutindo politica e pouco se importa com o sentimentos de nossas crianças, o lucas veio chorando o onibus todo comigo tamanha a cena de selvageria que ele viu o ponto de afirmar que não queria mais jogar xadrez, felizmente isso não o atrapalhou o seu brasileiro fazendo 5 em 7 possiveis sendo o maior pontuador do rio de janeiro o interroga foi justissimo e o exclama mais ainda, esse assunto já me encheu, desculpa o desabafo amigo amorim, vc me ajudou muito na campanha diferentes de alguns que só querem saber de fofoca

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Wagner,

por mim dou este assunto por encerrado neste blog. Peão pra frente: e4, e5, e6, e7 e DAMA!
O xadrez do Rio ainda tem muito a oferecer a todos nós. Só precisamos pensar seriamente nisso.

AMORIM

Marcelo disse...

Amorim
Como dito pelo Wagner,vc escreveu errado.De fato,assunto encerrado e algo que disse ao Wagner,o apio da escola,foi o maior saldo positivo da balança.Ninguem tapa sol com peneira,apenas não deturpo. Quanto ao oferecer,o assunto Liga,bem como Xadrez Escolar,deve ser debatido.
Vc realmente acertou,ao mencionar o Daniel (não é pq está em ascensão que não mereça!),e apenas esperemos pra saber se nao há outro(s) para dividir(em) a(s) honra(s)! Não tens algo a comentar sobre o Miguel?

XADREZ CARIOCA disse...

Caro Marcelo,

que nó de marinheiro vc dá nas palavras! Ou nas idéias. Ou nos dois!
Vc disse:
"Como dito pelo Wagner,vc escreveu errado."

Como assim?

Leia o texto do Wagner:
"Olha, sinceramente eu não pretendia estender esse assunto, mais como o meu nome esta sendo citado vou ter de responder: eu fui expulso sim, com ameaças de agressão fisica e o segurança do clube só não foi chamado porque o barata impediu e ainda me foi sugerido que ei esperasse fora do clube o meu filho lucas, olha o tamanho da humilhação, realmente o lucas não foi expulso, mais não teria como ficar na competição assistindo o que ele viu e eu obviamente temia tanto pela integridade fisica como mental de meu filho..."

O Wagner não foi expulso? Ah, tá! O Lucas não foi expulso. Um menino de dez anos ia ficar sem a presença do pai. Conhece o Estatuto da Criança e do Adolescente? Sabe o que é pátrio poder? Sabe o que significa subtração de inocente?

E o que a LIGA tem a ver com isso?

Felicito o jovem Miguel, que possivelmente é o mais promissor da novíssima geração. Merece o apoio adequado para desenvolver seu talento. Vão dar?

Mas não lembro do site da FEXERJ
ter dado uma linha sequer sobre o título brasileiro Sub-08 de xadrez rápido do Gabriel, com vice também do NEXAPA, em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais. O único título a nível nacional de um atleta do Rio de Janeiro, sem contar Diego di Berardino, na época.

Vc está parecendo aquele personagem de um programa humorístico dos anos oitenta em que um grupo de operários trabalhava enrolando fios de lã em escala industrial e em certo momento o supervisor perguntava; tá todo mundo enrolando? E respondiam: tá todo mundo enrolando!

Marcelo, tá todo mundo enrolando ou enrolado?

AMORIM

Marcelo disse...

Pensei q vc repetir ...realmente o lucas não foi expulso, mais não teria como ficar na competição assistindo o que ele viu .So que ele so assistiu depois que o Wagner,tb tenso (normal) tentou busca-lo.Ate entao,bate-boca fora do salao.Acho que leis vc nao deve tentar me mostrar,ate pq nao é minha area,mas a de muitos que nao sabem interpreta-las.Pelo menos hoje na AGE,descobriram o que diz o Art 60.Vc fala em apoio da FEXERJ? Ou do CXM? Falando em NEXAPA,onde estao seus integrantes?
Sumiram? Ou vc tb vai citar o Vice-Campeao C deste ano? Quanto a liga,apenas disse q era um asunto interessante (mas q vc tb desconhece)

XADREZ CARIOCA disse...

É Marcelo,

o exercício da polêmica parece ser seu esporte favorito; mas não o meu.

Boa noite.

AMORIM

Migueis disse...

Ora, já dizi-se : "Da discussão, faz-se a luz". Por que, então, não se discutir claramente, num foro aberto, sem hierarquias, nem titulos temas iniciais, tais como "xadrez escolar", torneios oficiais, etc. Coisas que muita gente tem a opinar e a oferecer suas experiencias. Tudo sem demagogia, sem qualquer ranso de autoritarismo, ou de idèias precondebidas. Voltemos, "da discussão nascerá a luz".
Ora, estamos dispostos a isso.
O xadrez merece!!!
Migueis.

Marcelo disse...

Não Amorim,
O meu esporte predileto por enquanto é jogar xadrez,que certamente não parece ser o seu e talvez por isto,mal tenho atualizado meu blog Com isto,acabo sendo testemunha dos fatos que aqueles que não estiveram presentes distorcem.

Kleber Victor disse...

A velha máxima de "dividir para reinar" está mais atual do que nunca, enquanto os jogadores e dirigentes se sujeitarem a migalhas e a falta de condições de jogo, não podem reclamar de qualquer irregularidade que possa haver na entidade oficial. Quem participa automaticamente compactua..
Enquanto isso o resto do Brasil se organiza e avança, o Rio ficou isolado com a declaração de guerra da entidade contra a CBX, o s resultados já estão aparecendo, O Continental das Américas, evento mais importante do Continente foi p/ São Paulo em julho/2009 e no Rio, somente provas internacionais sem a chancela da entidade oficial.
A solução é jogar nos clubes, e p/ quem pode, fazer as malas e jogar fora do Rio...
Grande abraço, KLEBER VICTOR

ViniciusRego disse...

Concordo com o Kleber, não lembro quando ocorreu o último grande aberto na cidade do Rio....

Marcelo disse...

Kleber
Sera que vc poderia nos informar qual o motivo da transferencia do Continental? Sera q vc poderia nos informar pq a Copa Troutman (que merece melhor homenagem) só contou com 10 participantes, 7 dos quais FIDE (poderia entao valer FIDE!)? Bom,mesmo sem vc (suponho apenas.Goataria de estar errado),o proximo Estadual de Mestres valera FIDE. Vc tem razao quanto a maxima, o que nao faz a vaidade...

Kleber Victor disse...

Marcelo, nos conhecemos de longa data, p/ ser mais exato há 26 anos, desde o carioca juvenil de 1983 no Vasco. O Barata conheço desde os tempos que ele começou a jogar no Salão do Colégio Pedro II, portanto podemos dispensar os salamaleques.
Vou colocar meu ponto de vista, e espero que você o respeite, assim como respeito o seu, embora não concorde.
O Continental poderia ser feito no Brasil somente em 2 lugares, por questão de logística, Rio de Janeiro ou São Paulo. O Rio traria um n. maior de estrangeiros, e São Paulo um n. maior de jogadores locais. No final uma coisa compensaria a outra. Portanto não me venha falar que São Paulo ganhou devido ao poderio econômico.
Quanto a Copa Troutman, saí de Friburgo p/ participar e fazer uma justa homenagem ao meu amigo de longa data, ele inclusive esteve presente no local. Aliás você também poderia ter participado se quisesse, em vez de condenar o torneio sem ter estado lá. O torneio teve um nível forte com a participação inclusive do atual campeão Estadual.
Quanto ao Mestres, já fui campeão do mesmo em 2005, e sinceramente, depois de 27 anos jogando xadrez,e depois do trauma da desorganização que foi o Mestres do ano passado, escolho a dedo os torneios que vou jogar, por isso estou dando preferência aos torneios no meu clube, ALEX, e a torneios fora, quando o trabalho me permite.
A questão de jogar ou não jogar é de foro íntimo de cada jogador, mas penso que os jogadores do Rio podem e devem exigir condições mínimas de estrutura p/ jogar. Mas esse processo é difícil e lento, eu mesmo precisei de 27 anos jogando p/ aprender.
O TTC é um ótimo salão e dou parabéns a diretoria do clube, mas fica p/ uma outra vez, pois na data do Mestres vou estar jogando em outro Estado.
Quanto ao termo dividir p/ reinar, você como é uma pessoa inteligente deve saber que apenas uma pessoa ganha com isso.
E de antemão já aviso que você pode dar réplicas e tréplicas que não vai me convencer do contrário, Marcelo.
Abraço, Kleber Victor

Marcelo disse...

Kleber
Nao quero convence-lo do contrario. Queria apenas, que vc como pessoa inteligente que é refletisse sobre o que escreveu. Vera que no fundo, concordamos emk parte. Senão vejamos:
1 - Nao,o Intercontinental esta em SP por questoes economicas sim. E diver que o RJ pode chegar a se comparar com SP neste campo é sofisma.Aliás vc é economista. O Rio (capital) é turisticamente melhor sim. Mas para isto,vc tem que correr atras. Independente do fato da briga com a CBX, vc nao pode obrigar as pessoas (como Barata e outros) a querer fazer pq o Kleber quer.
2 - Ninguem disse q a Copa nao foi forte.Disse ate que poderia ter sido FIDE tb. Mas pq so 10? Dos 10, 7 As que jogam este tipo de prova. Cade os C e Bs da ALEX? Nao era a oportunidade com relogio digital que reclamam? Vc, honestamente, e sei que pode avaliar com auto-critica, nao acha que 10 foi pouco? Que ha algo pra se refletir? Eu nao joguei pq na data,nao me lembro, havia alguma prova. Ao contrario de vc,opto pelos oficiais.
3-Vc tem razao quanto ao foro intimo.A opcao de jogar fora é sua.So nao diga que vc nao tem FIDE no RJ.
4 - Quanto a dividir pra reinar,vc é inteligente.Quem divide é a oposicao que critica,e nao faz melhor,comodo e facil.É tão bom assim ser o Presidente,que vários querem? É bem remunerado? O que a vaidade não faz ne. Ainda bem que nenhum de nos dois é.

Kleber Victor disse...

É Marcelo, eu também gostaria que você refletisse sobre o que você escreveu, mas vejo que é inútil. E de uma vez por todas não distorça as palavras dos outros.
1- Eu nunca fiz questão que o Continental fosse no Rio, pelo simples motivo que eu não moro no Rio (capital)!! e sim em Nova Friburgo, logo p/ qualquer lugar que eu vá jogar tenho que pegar a estrada, e jogaria esse Continental mesmo que fosse confirmado em El Salvador, já estava até vendo as passagens p/ lá. Só disse que a guerra travada contra a CBX traz o isolamento da Fexerj, com prejuízo aos jogadores que não podem se deslocar pelo país, o que não é meu caso.
2- Joguei a Copa Troutman p/ prestar uma justa homenagem a ele, e em todos os tabuleiros tinham relógios digitais,com mesas oficiais, bancos ergonômicos acolchoados, inclusive com serviço de bar, o que é de praxe no clube..., bem distante do que recebi no Mestres do ano passado onde faltaram até planilhas!! E tivemos que escrever em resma de papel em branco sem pauta.
3- E realmente, no Rio tem FIDE, o Mestres, o Estadual e só.
Três vivas aos clubes!!
4- Ou você não consegue entender ou não quer entender, como considero você uma pessoa inteligente, fico com a segunda opção, logo somente Freud pode explicar, talvez seja uma síndrome de polyana, que tenha comprometido completamente o seu senso crítico, ou trata-se de um processo de negação plena.
Não vou me alongar mais e desisto de te responder, para poupar os outros, você tem todo o direito de viver no mundo de fantasia que criou.

Marcelo disse...

Kleber
Quem esta distorcendo ou nao quer entender?
1 - Vc quer o Continental em Nova Friburgo (Ja nao é risos,é gargalhada)...É so vc arrumar os recursos e fazer.Agora são moda os "organizadores".Entenda de uma vez por todas: Nao ha guerra com a CBX. Simplesmente,o presidente da FEXERJ não necessariamente, ainda que a CBX desejasse e ainda que os demais membros achassem que seria relevante,não gostaria de correr atras dpos eventos que inteessa ao Kleber. Mas repito,agoera é moda.Quem sabe vc nao corre atras.
2 - Todos as mesas tinham relógio digital (serviço de bar,tem em varios torneios) que é um direito do Kleber Victor como jogador exigir (mas tem q perguntar sobre os outros)... Mas e aí? Vc pode me explicar pq so havia 10 jogadores (7 dos quais As) quando na ALEX abe quase o dobro? Foi objetivamente o q perguntei. Vou ser mais objetivo ainda. Onde estao os outros alexanos pelo menos? É dificil de responder? E nao se trata de uma crítica destrutiva. Gostaria que tivesse sido um sucesso, pelo menos em homegagem ao nosso amigo.
3 - Engracado, se perguntarmos pra que os FIDEs de clubes vc vai dizer q é despeito.Se concordamos,vc vai dizer que nao deveria fazer,q é a obrigacao da FEXERJ (como faz agora). O que mais falta na sua opiniao:? Um detalhe. Ha estados que nem isto fazem.
4 - Acho que nao estamos falando a mesma lingua.Não sou eu quem criou mundo fantasioso e vc deveria saber disto. Vamos, seja objetivo, de nome aos bois. O que é dividir pra governar segundo vc?

Kleber Victor disse...

Marcelo você tem toda a razão..., fica tranquilo..., está tudo bem..., a palavra final é sua..., está todo mundo errado mas você está certo..., calma..., calma..., estamos no melhor dos mundos....
PS: É MELHOR NÃO CONTRARIAR...