30 de abr. de 2009

TORNEIOS: Últimos Resultados

Caros amigos,



seguem, abaixo, os resultados dos últimos torneios realizados no Rio de Janeiro:

OPEN DA LONA CULTURAL JACOB DO BANDOLIM

Foi jogado no dia 21 de abril. Veja os enxadristas que obtiveram as 10 primeiras posições no Absoluto. Resultado completo dessa categoria e das outras também disputadas no blog CLUBE DE XADREZ DE MENDES.

1º Vinicius Vilela PSXC 5,0

2º Wagner Peixoto Guimarães CXM 5,0

Igor Amaral Conte Mourão CXM 4.5

4º Sidney Rocha de Araújo PSXC 4.5

5º Fernando Cesar Sant'ana CXGR 4,0

6º Carlos Alberto Carvalho CXG 4,0

Antonio Carlos de Souza Gomes JTC 4,0

8º Jorge Luiz Cabral Jr. PSXC 4,0

9 Maximiano Gonçalves Reboredo JTC 4,0

10º Carlos Eduardo S. Carvalho 4,0

ESTADUAL CLASSE B (FEXERJ)

Realizado dias 04 e 05 de abril, no Tijuca Tênis Clube. Abaixo os 10 primeiros colocados. Resultado completo no site da FEXERJ.

Luiz Claudio Carne da Cunha CFXC 5.5

2º Rodrigo Mello dos Santos IBC 5.0

Mike Nelson Ramos IBC 4.5

Matheus Correa Mussel CXP 4.5

5º Leonardo Mano ALEX 4.5

6º Bruno Lourenço Rodrigues CFXC 4.5

7º Alexandre De Oliveira Lima TTC 4.5

8º Marcus Vinicius de Souza CMUN 4.0

9 ºIsaac Faleiro Madeira CMUN 4.0

10º Ricardo Lambo ALEX 4.0



COPA CBX EDWARD DE FREITAS TROUTMAN (ALEX)

Realizada entre os dias 24 e 26 de abril, na sede da ALEX.



1º Celso da Silva 2073 BRA 4,0

Kleber Victor 2012 BRA 3,5

Jose Luis Chauca 1957 PER 3,5

Bráulio Santos Jr. 1953 BRA 3,0

Celio Antunes 1892 BRA 3,0

6º Alexandre Campos 2053 BRA 3,0

7º Paulo Moses Fucs 2095 BRA 2,5

8º Ricardo Vilalba 1855 BRA 1,5

9º Guilherme Vilalba 1827 BRA 1,0

10º Jorge Luis Evangelista 0 BRA 1,0

11º Nei Jorge Rodrigues 1897 BRA 0,0



P.S: Amanhã é dia de EXCLAMA & INTERROGA.

17 de abr. de 2009

1º TORNEIO CIDADE MARAVILHOSA: Marco é o Campeão!

Caros amigos,



é com atraso que registro a vitória do amigo Marco Coutinho no 1º Torneio Cidade Maravilhosa. A competição teve início no dia 12 de março na sede da Associação de Xadrez Xeque Mate, em Marechal Hermes e foi disputada em cinco rodadas. O tempo de reflexão foi de uma hora e meia para cada jogador. Eduardo Anzuategui chegou em segundo e José Rodrigues Junior em terceiro.

Abaixo o resultado completo do torneio.

Resultado final

1º Marco de C. Coutinho - 4,0
2º Eduardo A. Anzuategui - 3,5
3º Sergio M. Ferreira Dias - 3,0
4º José Rodrigues Junior - 3,0
5º Leandro F. Coutinho - 3,0
6º Perivaldo Santana - 3,0
7º Anselmo Gois de Andrade - 2,5
8º Rodolfo Galdino da Silva - 2,0
9º Edvaldo Oliveira Farias - 2,0
10º Renato Guimarãres Araujo - 1,0
Paulo Evangelista Rocha - n/c

Parabéns ao Marco pela conquista e ao Anzuategui pelo vice.

10 de abr. de 2009

VAMOS AJUDAR O LUCAS A IR AO FENAC.

Caros amigos,

postei na última quarta-feira uma CARTA ABERTA AOS ENXADRISTA DO RIO - LIGA INDEPENDENTE DE XADREZ DO RIO DE JANEIRO e tinha a intenção de mantê-la como primeiro post por pelo menos uma semana, para que todos que acessassem este blog tivessem a oportunidade de conhecer seu conteúdo sem ter que ficar fazendo turismo para descobrir onde foi postada...rs
Porém, abri mão de preservar a posição da postagem da LIGA para colocar o texto escrito no blog do Celso (Xadrez Vencedor), na verdade uma campanha para tentarmos angariar recursos para que Lucas Peixoto, filho do nosso amigo o MF Wagner Peixoto, poder ir ao FENAC representando o Rio em sua categoria. Leiam o texto da bela campanha do Celso e contribuam, por favor.


TEXTO REPRODUZIDO DO BLOG XADREZ VENCEDOR:

O CAMPEÃO CARIOCA DE XADREZ DE 2008, CATEGORIA SUB-10, LUCAS PEIXOTO GUIMARÃES NECESSITA URGENTE DE PATROCINIO, APOIO OU AJUDA PARA DISPUTAR O FENAC 2009 – FESTIVAL NACIONAL DA CRIANÇA, EM LONDRINA AINDA ESTE MÊS, SERÁ REALIZADO ENTRE OS DIAS 30 DE ABRIL E 03 DE MAIO, VEJA O FOLDER DA COMPETIÇÃO ACESSANDO

http://www.fexpar.esp.br/np2009/FENAC_2009/Folder_FENAC_2009_v2.pdf)

LUCAS TERIA DIREITO A ALIMENTAÇÃO E ALOJAMENTO COMO CAMPEÃO CARIOCA DE SUA CATEGORIA, MAS A FEXERJ NÃO CADASTROU O CAMPEONATO ESTADUAL DE MENORES NA CBX., E COM ISSO O NOSSO ENXADRISTA MIRIM E REPRESENTANTE CARIOCA NESTA IMPORTANTE COMPETIÇÃO NACIONAL NÃO PODERA CONTAR COM ESSE BENEFICIO.O PAI DO MENINO LUCAS, O MF VAGNER PEIXOTO GUIMARÃES, CONVERSANDO COMIGO, FALOU-ME QUE TENTOU CONSEGUIR O APOIO NECESSÁRIO PARA QUE O MENINO LUCAS PUDESSE PARTICIPAR DESSE EVENTO NO ESTADO DO PARANÁ, INCUSIVE FALOU-ME QUE TENTOU CONTATO COM O PRESIDENTE DA ENTIDADE MAIOR DO XADREZ CARIOCA, MAS EM VÃO, O MÁXIMO QUE CONSEGUIU FOI FALAR COM ALGUEM DA DIRETORIA, MAS ATÉ AGORA NÃO FOI ATENDIDO E NEM SEQUER DADO UMA SATISFAÇÃO SOBRE A POSSIBILDADE DE AJUDAR O NOSSO MENINO PRODIGIO A DISPUTAR ESSA COMPETIÇÃO, INCLUSIVE COM REAIS POSSSIBILIDADES DE GANHAR EM SUA CATEGORIA, POIS NO ANO PASSADO, LUCAS, TERMINOU A COMPETIÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR, MAS CAINDO PARA TERCEIRO NO CRITÉIO DESEMPATE.

MEDIANTE TAL SITUAÇÃO, PROPONHO UM MUTIRÃO PARA QUE O NOSSO MENINO PRODIGIO, POSSA ESTAR EM LONDRINA DISPUTANTO ESSA IMPORTANTE COMPETIÇÃO ENXADRISTICA.
SEGUNDO SEU PAI E RESPONSAVEL ELES NECESSITÃO DE APROXIMADAMENTE R$ 1000,00 (MIL REAIS), QUE DEVERÃO SER GASTOS COM PASSAGENS, ALOJAMENTO, ALIMENTAÇÃO, TAXA PARA INSCRIÇÃO NO EVENTO E ETC...


QUALQUER PESSOA PODERÁ AJUDAR, DESDE PESSOA FISICA A PESSOA JURIDICA (NO CASO DE PESSOA JURIDICA O MENINO LUCAS PODERÁ UTILIZAR DURANTE A COMPETIÇÃO UMA CAMISA CONTENDO O APOIO DO APOIADOR, POR SUGESTÃO DO SEU RESPONSÁVEL E PAI)BOM AMIGOS, ESTOU ABRINDO A AJUDA COM R$ 50,00 (CINQUENTA REAIS) E AINDA ISENTANDO O MENINO LUCAS DE QUALQUER CUSTO PARA QUE ELE TAMBEM PARTICIPE DO I OPEN DE XADREZ DA LONA CULTURAL DE JACAREPAGUÁ EM 21/04/2009.


QUEM DESEJAR APOIAR ESTA NOBRE CAUSA PODERÁ FAZE-LO ME ENVIANDO E-MAIL PARA PROJETOXADREZVENCEDOR@HOTMAIL.COM, INFORMANDO SEUS DADOS PARA CONTATO (NOME, TELEFONE E E-MAIL) E AI ENTÃO PASSAREI A ORIENTAÇÃO PARA QUE POSSAM FAZER A DOAÇÃO VOLUTÁRIA , MAS ISSO PRECISA SER COM UMA CERTA URGÊNCIA, POIS A COMPETIÇÃO JÁ ESTA PRÓXIMA.

CASO ALGUEM DESEJE FAZER UMA DOAÇÃO EM SECRETO PARA NÃO SER IDENTIFICADO, PODERÁ FAZER, EFETUANDO DEPÓSITO EM MINHA CONTA CORRENTE PESSOAL (POR SUGESTÃO DO PAI E RESPONSÁVEL DO LUCAS)
BANCO DO BRASIL
AG: 1579-2
C/C: 28912-4
NOME: CELSO RENATO RODRIGUES DA SILVA

8 de abr. de 2009

CARTA ABERTA AOS ENXADRISTAS DO RIO: O xadrez em nossas mãos!

Caros amigos,


quando escolhemos o xadrez como uma de nossas atividades, quer seja no âmbito profissional ou amador, somos tomados pela paixão com que ele nos arrebata. Ninguém consegue ficar impassível diante do tabuleiro, peças, relógio e adversário que encontramos pelos torneios que disputamos. É um amor febril que nos consome e que fica difícil para os não iniciados entender; o que se passa na cabeça daqueles que gastam tempo frente ao conjunto de bonequinhos medievais movendo-os de quadrado em quadrado até que, sem motivo aparente, alguém seja declarado vencedor? Esse é o questionamento dos muitos que não praticam nosso esporte. Só os enxadristas se entendem.
Tudo que nós, os adoradores de Caissa, queremos é: local, um mínimo de organização e um motivo para darmos vazão a nossa paixão. Se tiver um título em disputa, troféus, medalhas, prêmios... ótimo! Havendo um clube onde se possa praticar, treinar, estudar... perfeito! O que dizer se, além disso tudo, existir uma estrutura organizada, que faça cumprir horários, que respeite regulamentos (que deve ser do conhecimento de todos os participantes) e que, principalmente, ouça os clubes e seus atletas antes de tomar qualquer decisão mais importante... aí seria o Paraíso!! Um xadrez que não tivesse dono e, ao mesmo tempo, fosse de todos. Mas, infelizmente, não é bem assim.
O enxadrismo fluminense foi loteado em capitanias hereditárias em que pouquíssimos se arvoram no direito de decidir por muitos. Não se prestam contas, não se esclarecem fatos duvidosos, não se respeitam os praticantes e os clubes. Alguns acham que podem se eternizar outros acham que podem escorraçar. Esse quadro vem sendo pintado ao longo dos último anos e os acontecimentos recentes só deram cores mais vivas. Sinceramente, não acredito que alguém, em sã consciência, esteja satisfeito com os rumos que o xadrez do Rio de Janeiro tomou. Brigas, brigas, brigas,...

BASTA!

Não precisamos, para jogar xadrez de forma organizada, estarmos atrelados as entidades hoje constituídas, ficarmos esperando horas para o início das partidas, ter a rodada retardada pelo enésimo erro de emparceiramento, termos de ouvir discursos intermináveis na cerimônia de premiação, nos contentarmos com local barulhento e inadequado para um evento de xadrez.

O que, no meu entender, precisamos, e muito, é termos voz ativa no enxadrismo fluminense. Tomarmos as rédeas da organização do xadrez, que afinal é para nós mesmos, e sermos senhores do nosso esporte.

O que estou propondo aqui, a todos vocês, é a organização da LIGA INDEPENDENTE DE XADREZ DO RIO DE JANEIRO. Já conversei reservadamente com algumas pessoas que sempre demonstraram mais amor ao xadrez que a política e a ideia foi muitíssimo bem aceita e por muitos. Ponderamos que vai ser uma tarefa trabalhosa. Sim, será! Não nos iludamos com relação a isso. Porém, o mais importante é a vontade de se fazer somente xadrez. Respeitando outras entidades, pois o objetivo não é acabar com o que já está estabelecido. Queremos oferecer alternativas e conviver em conjunto como já acontece em outros estados, tendo seu funcionamento amparado pela Lei Pelé.

Sim, nós podemos. Basta querermos. Eis o que, juntos, somos capazes de realizar:

Torneios programados com tempo necessário para os atletas se prepararem; começando e terminando nos horários estabelecidos; classificação disponível para todos acessarem; locais adequados em termos de tamanho, iluminação e com o mínimo de ruídos; material necessário para que todos possam jogar; premiação condizente com a importância do evento; apoio as categorias de base fomentando (de verdade!) a prática do xadrez escolar.

E o principal: todos sendo responsáveis pelas decisões, desde da eleição da diretoria até a aplicação de toda verba que a LIGA consiga angariar.


Em breve, neste espaço, haverá a convocação para reunião com todos que queiram participar. Todos estaremos lá decidindo o futuro que entendemos ser o melhor para o xadrez do Rio. Sem brigas. Apenas com um pensamento: XADREZ!

Entre em contato caso queira sugerir ideias e tirar dúvidas através do e-mail: xadrezcarioca@gmail.com

Uma LIGA pra mim, pra você e de todos.

De todos os enxadristas, e só nós nos entendemos!

Nós podemos. Nós queremos.

AMORIM

EXCLAMA E INTERROGA: Março 2009

EXCLAMA

O Xadrez resiste: A despeito de tudo que vem ocorrendo, o xadrez mostra a sua resistência ao vermos que diversos eventos foram realizados e outros anunciados no mês que passou. Clubes e enxadristas mostram que não dependem da estrutura estabelecida e colocam o xadrez acima das brigas!!


INTERROGA

Briga sem fim: Ninguém sabe ao certo onde tudo isso vai dar. Quem acusa não apresenta provas convincentes; quem se defende prefere o silêncio. Quantos lances teremos que presenciar até essa partida ter seu final??

AMORIM

6 de abr. de 2009

COMUNICADO SERÁ NA QUARTA E RESULTADOS DO FIM DE SEMANA

Caros amigos,

havia conclamado a comunidade enxadrística do nosso estado para acessar este blog hoje, segunda-feira. No entanto o comunicado que farei a todos vocês será postado na próxima quarta-feira. Aguardem mais um pouco.

Enquanto isso estou postando os resultados dos últimos torneios realizados. Aproveito e faço um acréscimo que ficou faltando a ultima postagem: o interno do clube de Xadrez de Mendes; começarei por ele e abaixo verão a resenha do Pingão da AXXM e o Estadual Classe C. Darei apenas os principais colocados colocando embaixo a referência do blog onde poderão encontrar o quadro completo de cada torneio.



TORNEIO INTERNO DO CXM

Com quarenta participantes o Interno do CXM 2009 foi dividido em seis categorias de idade.
Lista de campeões por categoria:

Pré-Mirim: Pedro Gomes
Mirim: Guilherme Vilalba
Pré-Infantil - Matheus Luiz
Infantil: José Neto
Infantil Feminino: Victória Lima
Absoluto: Igor Mourão

Resultado completo no blog do Clube de Xadrez Mendes: http://cxmendes.blogspot.com



PINGÃO DA AXXM: Herlon é tetra!

Ainda não foi desta vez que apareceu um adversário para desbancar o multi-campeão do Pingão da AXXM, Herlon Assunção. Desta vez, conforme se pode ver no blog do Marco de Castro, o "imbatível" venceu todas as partidas! A grande expectativa agora é saber quando acabará a série vitoriosa de Herlon. Se é que vai acabar! Mais uma vez vai os parabéns do XADREZ CARIOCA para Herlon "Imbatível" Assunção.

Veja mais detalhes no blog do Marco de Castro: http://castrocoutinhocont.blogspot.com/



ESTADUAL CLASSE C

Teve curso no salão de xadrez do Tijuca Tênis Clube o Estadual Classe C. Sessenta e seis jogadores se inscreveram para a competição que teve como vencedo Willy George Petrenko, do JTC, com 5,5 pontos. Em segundo lugar, com a mesma pontuação, ficou Igor Farah Klajnman, da AABB-RIO, e em terceiro, Miguel Ângelo de Carvalho, do CXP, com 5 pontos.

Veja o resulatdo de todos os enxadristas também no blog do Marco.

2 de abr. de 2009

O RETORNO: Blog volta as postagens.

Caros amigos,

por motivos extra-esportivos havia decidido não postar durante um tempo. Foi um hiato já ultrapassado. Peço desculpas àqueles que acessaram este blog em busca de notícias do XADREZ CARIOCA e não encontraram. Volto a rotina.
Vamos aos tópicos desta postagem:

TORNEIOS REALIZADOS

Foram realizados os três primeiros eventos da federação no ano.

Estadual Sub-08, 10, 12, 14, 16, 18 e 20: Pouco mais de cinquenta participantes, em sua maioria da cidade anfitriã, distribuídos pelas sete categorias compareceram ao evento na cidade de Petrópolis.

Estadual Adulto: 20 jogadores se inscreveram para participar do evento, realizado no salão do Tijuca Tênis Clube. O campeão foi Marcelo Einhorn.

Regional de Barra de Mansa: Vinícius Vilela ficou em primeiro lugar entre os 29 inscritos.

O resultados completos destes torneios podem ser vistos no site da FEXERJ.

......................................

Próximos Eventos:

Pingão da AXXM: Neste sábado, 04 de abril, será realizada a quarta etapa do circuito de xadrez relâmpago da AXXM, intitulado Torneio Xeque-Mate. Desta vez não poderei comparecer já que estarei arbitrando um torneio de xadrez escolar. Sorte aos participantes e todos contra o Herlon, tri-campeão de 2009.

Informações no site da AXXM, na lateral deste blog.

Estadual Classe C: Será realizado nos dias 04 e 05 de abril, no Tijuca Tênis Clube. Podem participar enxadristas com rating até 1599.

Informações no site da FEXERJ, na lista de links deste blog.

Torneio Lona Cultural: Como já anunciei aqui será realizado neste mês o Torneio da Lona Cultural de Jacarepágua. O tempo de reflexão será de 21 minutos e terá dois módulos, adulto e estudantil.

Informações no blog xadrez vencedor, podem ver o link aqui ao lado.

..........................................

BLOG MODERADAÇO

Estive ocupado tendo que tentar resolver pendências que estão fora do âmbito desportivo. Lamento que tenha chegado a este ponto, e de pronto, coloco este espaço aberto ao contraditório, réplicas e afins daqueles que se sentiram ofendidos. Para não ferir suscetibilidades e ofender a quem quer que seja, este blog tomou a decisão de não publicar mais comentários com teor de denúncia nem ofensivas, vindos de anônimos ou não. O objetivo do XADREZ CARIOCA é divulgar e debater o xadrez do nosso estado e não provocar a ira de outros. Peço a compreensão com mais essas medidas tomadas, embora reconhecendo com são cerceadoras.

..................................

ALTERNATIVA "INGÊNUA"

Estamos ainda no compasso de espera sobre o que virá acontecer com o xadrez do Rio. O prazo se esgota nesta sexta-feira e dependendo de que rumo irá tomar na próxima semana teremos novidades. Conclamo os jogadores, diretores e todos os interessados em ter um xadrez organizado a lerem este blog na próxima segunda-feira.
Ingenuidade é pensar que se pode parar um movimento apenas com retóricas.

Por enquanto é só.

Abraços,

AMORIM

PS: Estava com saudades da interatividade com o nosso mundo enxadrístico.